quarta-feira, 27 de junho de 2012

Anatel lança concurso com 46 vagas de nível médio e superior

Quarta-feira, 27 de junho de 2012.

Quem aguardava ansioso para o lançamento nacional do concurso público da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já pode comemorar. O edital de abertura foi finalmente publicado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) com 46 vagas efetivas de nível médio e superior completos.

São oferecidos dois cargos. O primeiro é o de técnico administrativo com 42 chances, sendo três delas reservadas a portadores de deficiência. O salário é de R$ 4.760,18. O segundo posto é o de analista administrativo, que conta com seis oportunidades para graduados em qualquer área de formação. Nesta caso, a remuneração chega à cifra dos R$ 9.263,20. Ambos oferecem jornadas de trabalho de 40 horas semanais.

O concurso será composto por provas objetivas, com aplicação prevista para o dia 16 de setembro. Candidatos à analista ainda realizarão provas discursivas, avaliação de títulos e curso de formação profissional com 80 horas, ministrado apenas na capital federal. Os aprovados serão lotados para atuar nas cidades de Brasília/DF, Goiânia/GO, Belo Horizonte/MG, Campo Grande/MS, Recife/PE, São Paulo/SP, Belém/PA e Maceió/AL.

Quem quiser tentar uma vaga deve se inscrever no período de 9 a 30 de julho, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/ANATEL_12. A taxa de participação é de R$ 45 para concorrentes a técnico e R$ 84 para analistas. Boa sorte!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Retificação do edital de abertura de inscrições - Concurso TST

Pessoal,
 
Foi publicado no DOU do dia 19/6 o Edital n. 2/2012, que trata de retificação do edital de abertura de inscrições para o concurso público do TST (Edital n. 1/2012).
Para acessá-lo, basta clicar no link http://www.tst.jus.br/documents/10157/64618/Edital+2-2012.

Abraços,
Marcelo Hirosse

terça-feira, 19 de junho de 2012

Coaching para concursos públicos: TST

O edital para o concurso do TST foi publicado em 5/6/2012, conforme notícia constante do texto "TST divulga edital de concurso com 37 vagas e cadastro reserva". A aplicação das provas de Técnico e Analista Judiciários está prevista para 16/9/2012 (domingo). Ou seja, faltam 88 dias.

Acredito ser possível ser aprovado em um concurso como este no curto espaço de tempo que dispomos. Essa foi minha realidade, sempre busquei me empenhar ao máximo com foco, planejamento e muita dedicação e obtive êxito com a metodologia que utilizei (vide pasta "Entrevistas e depoimentos" e texto "Coaching para concursos públicos").

A quem interessar, favor ler o texto "Coaching para concursos públicos" para obter informações gerais. Entre em contato por meio do e-mail contato@marcelohirosse.com.br ou poste seu comentário ao final do texto, se preferir.

Coaching para concursos públicos

Minha preparação para concursos públicos se iniciou em 2005 e com 1,5 meses de estudo realizei meu primeiro concurso, o da CAESB, para o cargo de Técnico em Telecomunicações, no qual fui aprovado em 2º lugar. Estava à época estudando para o concurso de Técnico do BACEN. Um mês depois, ou seja, com 2,5 meses de estudo, realizei a prova da mencionada autarquia e fui aprovado em 26º lugar.

Já em 2008, após a conclusão do ensino superior - no final de 2006, decidi prestar um concurso para Analista e escolhi como alvo o STJ. Assim que saiu o edital iniciei meus estudos e em 2,5 meses realizei a prova. Aproveitei a oportunidade e também prestei o concurso de Técnico Judiciário. Como resultado, fui aprovado em ambos, sendo que no cargo de Analista Judiciário - Área Administrativa fiquei classificado em 5º lugar.

Após a aprovação nos mencionados concursos, utilizando pouco tempo de estudo (vide pasta "Entrevistas e Depoimentos"), e mais de três anos de blog, disseminando conhecimento e ajudando aqueles que lutam pelo ingresso no serviço público, resolvi desenvolver o trabalho de coaching para concursos públicos e assim poder ensinar técnicas de estudo e ajudar o candidato a trilhar seu caminho sempre envolvido pelo, por mim apelidado, "tripé do sucesso": foco, planejamento e determinação.

Coaching, na definição apresentada pela Wikipédia, "é um processo definido como um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar as metas de curto a longo prazo através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.".

O Coach de concursos públicos, em outras palavras, é o profissional que trabalha diretamente com o candidato, buscando auxiliá-lo em sua preparação para o concurso público, otimizando o tempo de estudo e identificando os erros e dificuldades neste processo.

Minha proposta abrange os seguintes serviços:
- Orientação quanto à tomada de decisões;
- Análise de edital;
- Indicação de material;
- Planejamento do estudo;
- Orientação quanto à(s) forma(s) de estudar;
- Controle de resultados;
- Acompanhamento do coachee;
- Acompanhamento do concurso;
- Apoio motivacional;
- Auxílio para elaboração de recursos.

Caso tenha interesse em obter detalhes sobre o coaching para concursos públicos, favor enviar e-mail para contato@marcelohirosse.com.br. Se for de sua preferência, deixe seu comentário após o texto que o responderei com a maior brevidade possível.

5 motivos para fazer o concurso do TST

Listarei 5 motivos para convencê-los de que o concurso do TST é uma excelente oportunidade de conquistar o tão sonhado cargo público e, uma vez lá dentro, de construir uma carreira de sucesso:

1. A aprovação de um novo PCS: como citei no texto "Poder Judiciário Federal: breve histórico da luta pelo novo PCS" provavelmente a partir de 2013 será implementado o tão suado reajuste do Judiciário, após 7 anos sem aumento, tendo em vista que o último plano se deu em 2006, por intermédio da Lei n. 11416/2006;

2. A possibilidade de existir um grande número de aposentadorias: no TST existem muitos servidores com direito a pleitear a aposentadoria, o que consequentemente culminará na nomeação de diversos canditados para o preenchimento dos cargos vagos;

3. A existência de muitas funções comissionadas: o TST possui um elevado número de funções comissionadas, sendo que quase todos os servidores são comissionados por lá;

4. A implementação do teletrabalho: pouca gente sabe, mas recentemente foi aprovado um normativo interno regulamentando o teletrabalho no TST, ou seja, os servidores de algumas áreas poderão trabalhar em casa, porém com a exigência de maior produtividade;

5. A possibilidade de crescimento interno: os servidores que se destacam no desempenho de suas tarefas podem almejar crescer e galgar funções maiores, há esse espaço de crescimento no TST.

Poder Judiciário da União: Breve histórico da luta pelo novo PCS

O Poder Judiciário como um todo, em especial o Federal, sempre foi atrativo aos olhos dos concursandos em geral. Infelizmente a defasagem salarial, quando comparado a outros Poderes, tem ocasionado um ofuscamento do brilho que até então existia.

No texto "Poder Executivo x Poder Judiciário", citei que estava em tramitação um Projeto de Lei que sustituiria a Lei n. 11416/2006, criando o novo plano de cargos e salários do PJU. Ocorre que em uma clara interferência entre os Poderes, o Executivo vetou o aumento do Judiciário nos moldes em que se apresentava.

O que dificultou a aprovação do mencionado PL, dentre outros pontos, foi:
- a divisão da categoria, onde alguns lutavam para que o aumento fosse no vencimento básico (o que acarretaria o famoso "efeito cascata", dando impacto nas incorporações dos servidores mais antigos, e nas gratificações vinculadas ao VB) e outros pela implantação do subsídio, visando à transparência e redução das desigualdades existentes entre servidores ocupantes de cargos de mesma denominação;
- a atuação tendenciosa e fraca do nosso sindicato, o qual nitidamente buscou alcançar interesses próprios (interesses da cúpula);
- a falta de um Presidente no STF que realmente lutasse pela categoria.

Atualmente, com a entrada do Ministo Ayres Britto as negociações parecem avançar e a interlocação entre os poderes finalmente tem acontecido. Estima-se que desta vez o Plano de Cargos e Salários do PJU seja aprovado com efeitos financeiros a partir de 2013.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

TST divulga edital de concurso com 37 vagas e cadastro reserva

Terça-feira, 5 de junho de 2012.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) divulgou nesta terça-feira (5/6) o edital de abertura do concurso público que oferece 37 oportunidades imediatas e formação de cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior. A Fundação Carlos Chagas (FCC) será responsável pelo certame, que terá provas aplicadas no dia 16 de setembro. As informações estão no Diário Oficial da União, na página 152 da seção 3.

A remuneração varia de R$ 4.052,96 a R$ 6.611,39 em jornadas de trabalho de até 40 horas semanais. Interessados podem se cadastrar pelo site www.concursosfcc.com.br dos dias 18 de junho a 13 de julho. A taxa de participação varia de R$ 55 a R$ 72. A seleção será composta de provas objetivas, discursivas/redação e práticas.

Quem tem formação intermediária pode tentar o posto de técnico judiciário, nas especialidades administrativa (geral e segurança judiciária) e de apoio especializado (programação). Graduados disputarão os cargos de analista judiciário, nas áreas judiciária, administrativa e de apoio especializado (contabilidade, análise de sistemas, suporte em tecnologia da informação, medicina do trabalho e taquigrafia).

Fonte: http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/sessao_1/2012/06/05/interna_noticia/id_noticia=37093/interna_noticia.shtml

sábado, 11 de fevereiro de 2012

STJ abre 28 vagas para níveis médio e superior

O órgão também vai formar cadastro reserva. A remuneração vai de R$ 4.052,96 até R$ R$ 6.611,39.

Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou concurso público para preencher 28 vagas nos cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, além de formar cadastro de reserva. Os cargos de nível superior oferecem 25 vagas para profissionais das áreas de Direito, Biblioteconomia, Clínica Médica, Psiquiatria e Psicologia. Já o cargo de Técnico Judiciário tem três vagas para as áreas de Telecomunicações e Eletricidade. Os valores dos subsídios são de R$ 6.611,39 e R$ 4.052,96, respectivamente. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais para a maioria dos cargos e de 20 horas para as áreas de Clínica Médica e Psiquiatria.

As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/stj2012, entre os dias 22 de fevereiro e 16 de março. A taxa de inscrição é de R$ 80,00 para Analista Judiciário e R$ 50,00 para Técnico Judiciário.

A seleção acontecerá por meio de provas objetivas para todos os cargos, prova discursiva somente para os cargos de Analista Judiciário e prova prática de áudio, vídeo e eletricidade somente para os cargos de Técnico Judiciário. Todas as provas serão realizadas em Brasília (DF). As provas objetivas e a prova discursiva serão aplicadas na data provável de 6 de maio de 2012.

Para concorrer ao cargo de Analista Judiciário, da área Judiciária, é necessário possuir diploma de conclusão de curso de Direito. Para os cargos de Analista Judiciário, nas especialidades de Biblioteconomia, Psicologia ou Medicina (Clínica Médica e Psiquiatria), é necessário diploma e registro nos conselhos regionais das respectivas áreas. Para o cargo de Técnico Judiciário, nas especialidades de Telecomunicações e Eletricidade, é exigido certificado de conclusão de curso de nível médio técnico em Eletroeletrônica, Eletrotécnica ou Telecomunicações e registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

SERVIÇOConcurso: Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Cargos: Analista Judiciário e Técnico Judiciário
Vagas: 28 vagas mais formação de cadastro reserva
Remuneração: de R$ 4.052,96 a R$ 6.611,39
Inscrições: 22 de fevereiro a 16 de marçoTaxa: R$ 80,00 (Analista judiciário) e R$ 50,00 (Técnico judiciário).
Prova objetiva: 6 de maio de 2012

CONTATO
Outras informações no site www.cespe.unb.br/concursos/stj2012 ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/UnB – (61) 3448 0100.

Fonte: http://www.cespe.unb.br/NoticiasHTML/LerNoticia.asp?IdNoticia=717

sábado, 5 de março de 2011

Aprovado em concurso pode exigir nomeação, dizem especialistas

Segundo ministério, haverá adiamento de seleções e revisão de admissões. Advogados explicam direitos dos candidatos a vaga no governo federal.

Terça-feira, 1º de março de 2011.

O anúncio feito na última segunda-feira (28) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, de que ocorrerá revisão de admissões que estavam previstas nos concursos no Poder Executivo não deverá atingir as seleções em andamento, dizem advogados ouvidos pelo G1. E quem se sentir prejudicado poderá avaliar a possibilidade de entrar na Justiça para exigir a nomeação.

“Quando o Planejamento autoriza um concurso o impacto orçamentário [das nomeações] já foi verificado. Na autorização já havia a análise orçamentária para fazer aquele concurso. Claro que o governo pode decidir cortar e chamar menos gente, mas, se o candidato estiver aprovado dentro do número de vagas anunciado no edital, ele tem que buscar seu direito na Justiça, de preferência um mês antes de acabar a validade do concurso”, diz Leonardo de Carvalho, advogado especialista em concursos públicos e diretor jurídico da Associação Nacional de Apoio e Proteção aos Concursos (Anpac). O governo incluiu o adiamento de concursos e nomeações entre medidas para cortar R$ 50 bilhões no Orçamento deste ano.

Segundo jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o aprovado dentro do número de vagas tem direito líquido e certo à nomeação. Os especialistas orientam entrar com mandado de segurança quando o concurso estiver perto de perder a validade –esse prazo varia de um concurso para outro e pode ser renovado uma vez, por igual período.

Na segunda-feira, a secretária de Orçamento Federal do ministério, Célia Correa, disse ainda que “não haverá concurso público neste ano”, para o governo federal, referindo-se a seleções que dependem de autorização do Planejamento, “a não ser que tenha uma emergência”. Para os advogados, quem já está inscrito em alguma seleção cuja prova ainda nem foi realizada não deve desistir, pois o concurso tem que ser realizado em todas as suas fases até o resultado final, quando ocorre a homologação, a partir da qual passa a contar a validade do concurso.

Em relação aos candidatos que estão fazendo curso de formação ou exames médicos, os especialistas também não creem em restrição à posse, apesar de a secretária ter dito que “até mesmo aqueles [concursos] que já tinham sido realizados e que não tinham o curso de formação concluído não vão sair".

Em que casos acionar a Justiça

David Nigri, especialista em direito administrativo, recomenda acionar a Justiça mais cedo: 120 dias após a homologação do concurso, caso o aprovado dentro do número de vagas não seja nomeado até lá. Ele afirma que é possível entrar com mandado de segurança preventivo até um mês antes de acabar a validade do concurso, mas há o risco de o órgão alegar que não convocou ninguém porque não teve autorização. “Mas se já foram chamados alguns aprovados, aí pode entrar [com mandado de segurança preventivo]”, diz.

recomendação é que os candidatos acompanhem eventuais nomeações e, sobretudo, a possibilidade de abertura de novas vagas nos cargos para os quais foram aprovados, em decorrência de aposentadorias ou desistências de outros aprovados. Para isso, vale ler o Diário Oficial da União e procurar o setor de concurso do próprio órgão para se informar sobre as nomeações.

O advogado Alexandre Lopes, especialista em direito do estado e administrativo, diz que é possível entrar com mandado de segurança até 120 dias após o concurso expirar. “Se o prazo acabar e o aprovado não for convocado, ele pode, então, entrar com uma ação ordinária até cinco anos após o fim da validade do concurso. O importante é não ficar inerte”, explica.

Nigri orienta que também cabe mandado de segurança no caso de ser aberto novo concurso sem que ninguém do anterior tenha sido chamado para tomar posse. “Mas o concurso anterior tem que estar dentro do prazo de validade”, ressalta. O advogado conta que conseguiu na Justiça que uma aprovada em 118º lugar em um concurso da Prefeitura de Duque de Caxias (RJ) para 117 vagas tomasse posse. Segundo ele, a candidata entrou com mandado de segurança quando descobriu que o último aprovado havia desistido da vaga. “Ela acompanhou o Diário Oficial todos os dias e a desistência foi publicada”, conta Nigri. “Quando o órgão faz o edital com o número de vagas especificado ele vincula e tem que cumprir o que está determinado.”

Cadastro de reserva e terceirizados

No caso de concurso para formação de cadastro de reserva -quando os aprovados são chamados conforme a necessidade do órgão-, não é possível ter garantia de nomeação e posse, dizem os especialistas.

“Mas mesmo os aprovados em concurso para cadastro devem ficar de olho no andamento da seleção, pois, se for criada uma vaga [em caso de morte de um servidor, transferência, aposentadoria, demissão, dispensa de terceirizado irregular, por exemplo] dentro da validade, a administração pública necessariamente tem que nomear esse candidato aprovado. Aí cabe acionar a Justiça em caso de negativa”, diz Alexandre Lopes.

O advogado explica ainda que, caso haja um termo de ajustamento não cumprido para substituir um funcionário terceirizado que esteja irregular no órgão, o candidato também pode acionar a Justiça para que esse funcionário seja substituído por um concursado. “Por isso é importante visitar o órgão no qual ele passou e pedir informações sobre a situação dos funcionários e possibilidade de convocações. Essas informações têm que ser dadas pelos servidores. Se eles negarem, deve ser procurada assistência jurídica, pois a administração não pode negar essas informações”, orienta.

Leonardo de Carvalho alerta para a escolha de um bom profissional na hora de decidir acionar a Justiça. “Contrate alguém com referência, um profissional idôneo, que tenha experiência no assunto”, diz. Lopes lembra que a Defensoria Pública presta assessoria jurídica gratuita para quem não pode custear os honorários advocatícios.

Concursos independentes

Cabe ao Planejamento autorizar concursos e nomeações de aprovados no Poder Executivo -o ministério não interfere no Legislativo e no Judiciário em relação à contratação de pessoal, portanto, concursos para a Câmara, tribunais, ministérios públicos, defensorias e procuradorias não são afetados pelo corte. Assim como concursos estaduais e municipais.

Os cargos militares das Forças Armadas também estão fora do contingenciamento – ficam sujeitos às restrições somente os cargos civis. O mesmo vale para as estatais que não dependem do Tesouro, ou seja, têm orçamento próprio, como Banco do Brasil e Correios.

Fonte: http://g1.globo.com

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Como resistir à tentação das festas de fim de ano?

Bem, eu começaria citando Oscar Wilde: "Devemos resistir à tudo, menos às tentações". Ou seja, se depender de mim você deve ceder às tentações, SIM!

A primeira delas é a de curtir essa época especial, em companhia de pessoas especiais para você. E curta de um modo especial: valorizando não tanto os presentes, roupas, consumo, mas as pessoas, os sonhos, a alegria de um ciclo que termina e outro que se inicia.

Não vamos ser moralistas nem tapar o sol com a peneira: temos que aproveitar sim, e "cair" em algumas tentações. Apenas acho que com um pouco de esperteza, da boa esperteza, e de moderação, as tentações vão ser boas, e trazer mais alegrias que problemas.

O final do ano é uma época cheia de exageros. Uns afogam as frustrações, outros tentam esquecer, quase todos passam da conta. A ideia é que você enfrente as tentações de fim de ano com outras TENTAÇÕES. Enfrente o fogo com fogo. O desafio é provar que sabe aproveitar a época sem deixar de cuidar bem de si mesmo e do seu futuro.

Entre as tentações que você deve pensar e negociar nesse final de ano, existem algumas nas quais eu sugiro que você caia:

a) Caia na tentação do "egoísmo", de cuidar bem de si mesmo: cuidado para não se ferir, para que nem a bebida nem a comida, nem os tradicionais excessos passem da conta e façam mal a você. Um pouquinho de moderação evita acidentes, gordura, frustração e mais coisas para resolver ano que vem.

b) Caia na tentação da "ambição", de melhorar de vida: faça uma divisão do seu tempo de modo a aproveitar um pouco dos dias dessa época, para estar melhor ano que vem. A tentação de ter um bom emprego, um bom salário, uma aposentadoria, status, gente te achando o máximo... Isso é muito tentador, caia nessa tentação.

c) Caia na tentação do "orgulho" de não ficar devendo nada a ninguém: não gaste mais do que tem e nem se atole em um monte de financiamentos e prestações só para agradar quem, às vezes, nem merece. Não faça dívidas.

d) Caia na tentação da "vaidade" de ser mais inteligente que a maioria das pessoas. Que feio? Não sei se é feio ou não, mas você realmente pode ser alguém acima da média. Basta administrar melhor os horários e as prioridades e você estará nas nuvens.

e) Caia na tentação do sexo, de preferência de forma bem empregada e numa viagem deliciosa paga com seu próprio salário. Hummmmm, essa vai precisar de um pouco de trabalho e paciência, mas quem sabe o próximo Natal e Reveillon já não serão assim?

f) Caia na tentação da "ganância": queira um pouco de tudo o que a vida pode oferecer. Para tanto, faça um negócio consigo mesmo, um "trato": do tempo e do dinheiro que gastaria esse ano com festas e carnaval, use metade para isso mesmo e a outra metade para "plantar" festas e carnavais muito mais prósperos e tranquilos daqui a um, dois ou três anos. Metade é festa, metade é investimento. Ceda à tentação de melhorar de vida. Ela é ótima.

Então, aproveite as festas de fim de ano e brinde a chegada de 2011 com muita alegria, sem exageros.

Boas festas!

Fonte: http://www.pciconcursos.com.br - William Douglas