segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Banco Central: definida a organizadora do concurso para 500 vagas

Sexta-feira, 2 de outubro de 2009.

A Fundação Cesgranrio será a organizadora do concurso do Banco Central (BC) para 500 vagas, sendo 150 de técnico e 350 de analista. Por meio de sua Assessoria de Imprensa, o banco informou que a instituição foi a escolhida e que já está ciente da decisão. A escolha aconteceu dentro do prazo estipulado no cronograma divulgado pelo BC (nesta primeira quinzena de outubro), o que reforça a expectativa do edital ser publicado na primeira quinzena de novembro, como também prevê o cronograma.

Para concorrer a uma vaga de técnico, cujos vencimentos iniciais são de R$4.896,25, será necessária apenas a conclusão do ensino médio, e para analista, que tem iniciais de R$12.413,65, o ensino superior completo em qualquer área, como confirmou em entrevista exclusiva no mês de julho o diretor de Administração do banco, Anthero Meirelles.

De acordo com as informações repassadas pela Assessoria de Imprensa do BC, seis instituições apresentaram propostas e a Fundação Cesgranrio foi escolhida levando-se em consideração os critérios estipulados na carta que solicitou a apresentação de propostas. Foi confirmado inclusive, como a FOLHA DIRIGIDA antecipou com base em informações obtidas junto a fontes ligadas aos preparativos do concurso, que as provas serão aplicadas nas dez capitais onde o Banco Central mantém representação: Brasília (sede), Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém.

O BC, no entanto, não se pronunciou em relação às áreas já confirmadas no concurso, também segundo fontes, e limitou-se a informar que "as áreas do concurso ainda não estão todas confirmadas". Conforme FOLHA DIRIGIDA noticiou já foram confirmadas nove áreas, sendo duas para técnico e sete para analista (veja quadro), com destaque para a de apoio técnico-administrativo que provavelmente irá concentrar a maior parte das vagas de nível médio.

TÉCNICO
Apoio Técnico-Administrativo
Segurança Institucional

ANALISTA
Informática - Desenvolvimento de Sistemas
Informática - Suporte
Política Econômico-Monetária
Contabilidade e Finanças
Segurança
Operações e Logística
Gestão, Planejamento e Comunicação

O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Sérgio Belsito, já destacou que a área Administrativa é uma das que mais deve sofrer com a perda de servidores por aposentadoria nos próximos anos e por isso deve inclusive contar com oferta de vagas nos dois cargos. As últimas informações repassadas pela Assessoria de Imprensa do banco, dão conta de que 242 servidores já se aposentaram ao longo desse ano em todas as áreas.

O banco acrescentou ainda que outras questões pertinentes ainda estão sendo discutidas, como a distribuição das vagas por região. "Certamente fecharemos as questões até a data prevista para a publicação do edital", informou a nota repassada pela Assessoria de Imprensa. Em entrevista exclusiva no mês de julho, o diretor de Administração do BC, Anthero Meirelles, disse que a intenção é distribuir as vagas por todas as unidades do banco. "Todas as nossas regionais demandam pessoas. A intenção que todas as áreas e todas as praças sejam contempladas".

Provas - As provas do concurso estão previstas para janeiro. Enquanto isso, uma boa dica é estudar com base na último concurso, realizado em 2005, para ambos os cargos. Naquela oportunidade, os candidatos a técnico passaram por provas objetivas de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Atualidades e Raciocínio Lógico-Quantitativo) e de Conhecimentos Específicos (Teorias e Normas de Segurança).

Para analista, também houve prova de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa, Direito Constitucional e Administrativo, Noções de Economia e Raciocínio Lógico-Quantitativo) e de Conhecimentos Específicos (as disciplinas variaram conforme a área), além de prova discursiva. Houve ainda programa de capacitação para os dois cargos.

Mais vagas - No último dia 22, o presidente do Sinal, Sérgio Belsito, afirmou ainda que em razão das 500 vagas iniciais do concurso serem insuficientes para suprir a necessidade de pessoal do BC, membros da diretoria afirmaram que vão solicitar ao Ministério do Planejamento permissão para convocar 50% mais aprovados ao longo da validade do concurso, como permite a lei. "Não tenha dúvida, o Banco Central está contando com 750 contratações nesse concurso", disse Belsito.

Fonte: Folha Dirigida

21 comentários:

Jean Rocha disse...

Cesgranrio? e minha professora teimava que era a Esaf!!! Marcelo, muito obrigado pelas informações prestadas no seu blog. Essas informações são importante para nós rélis mortais concurseiros. Estarei acompanhando as atualizações, valeu!

Unknown disse...

Marcelo, vale a pena fazer o concurso para analista mesmo não tendo outro título além de graduação em nível superior?

*sou graduada em física...

*ótimo, ótimo blog!

MARCOSIQ disse...

Caro Marcelo, suas previsoes se confirmaram na tao desejada e esperada area de segurança... estou nessa!!!!
Ate mais e nos mantenha informados.

Marcelo Hirosse disse...

Jean, eu também tinha ouvido falar que seria a ESAF. Não há o que agradecer.

Bárbara, acho que vale, sim. Desde que você se esforce o bastante de forma a garantir sua vaga sem depender de título algum.

MarcoSiq, fico feliz por ter saído a tão falada área de segurança. Isso mostra que estamos no caminho certo.

Abraços

Unknown disse...

Marcelo, primeiramente parabéns pelo Blog. Muito bom mesmo.

Por acaso você tem ideia de onde a Cesgranrio prefere tirar textos de atualidades em seus concursos? Se é em Jornais, revistas ou outros meios de comunicação.

Grande abraço.

José Bassani

Anônimo disse...

E quanto a parte específica, será que será a mesma pra técnico administrativo?
Desde já agradeço!
Um abraço.

Marcelo Hirosse disse...

Bassani, obrigado pelos parabéns. Infelizmente não conheço o estilo de prova da Cesgranrio. Não sei, portanto, opinar.

Abraços

Ledio Laboissiere disse...

Olá Marcelo,

Gostaria da sua opinião:

1º - Ao dividir a área técnica em segurança e administrativo, o que vc arriscaria para o conteúdo de técnico administrativo ?
2º - Será que teremos alguma surpresa também para os conhecimentos básicos para o nível médio ? O que vc acha?
3º - Caso vc estivesse estudando hoje para técnico administrativo, qual seria o seu foco de estudos?

Obrigado...

Monica Hengstler disse...

Olá Marcelo,
Gostaria de solicitar uma descrição do cargo de Analista na área de Gestão, Planejamento e Comunicação.Gostaria também de saber quais seriam as provas de Conhecimentos Específicos para esta área, pois segundo seu texto de 18/09/2009,"as disciplinas variaram conforme a área",na seleção de 2005.
Grata,
Monica

Ester disse...

Este concurso é uma caixinha de surpresa viu... agora a mais nova informação que o concurso será de nível nacional ;)

jdfernandes disse...

OLA MARCELO!PAREC Q VC JA FOI Segurança Instituciona NE? PODERIA FALAR UM POUCO COMO E A ESCALA? DIZEM Q TRABALHA ATE OS FINS D SEMANAS,AI COMO A PESSOA TIRA FOLGA?. DESDE JA AGRADEÇO!! JORGE

Jorge Cysneiros disse...

Marcelo, seria interessante que vc fizesse um link com as áreas descritas no último edital do Bacen que serão ofertadas. Por exelmplo: Área 1, Área 2 etc. Valeu! O blog é muito bom.

Marcelo Hirosse disse...

Ledio, difícil dar qualquer palpite, pois há mais de 20 anos foi feito o último concurso para a área administrativa. Eu estudaria a parte geral que caiu no último concurso de técnico (2005) e aguardaria o edital para estudar a específica.

Mônica, sugiro que dê uma olhada no edital de 2005 que se encontra na página da FCC. Lá você encontrará a descrição dos cargos e dos conteúdos cobrados.

Ester, quando você diz que será de nível nacional, você se refere à aplicação das provas?

Jorge, eu não fui da segurança institucional. Trabalhei apenas na área administrativa. Sei que as escalas podem incluir os finais de semana, e que as folgas são negociadas.

Cysneiros, farei o possível para acatar sua sugestão.

Abraços

Anônimo disse...

Boa noite Marcelo!
Sou formada em Turismo e pós graduada em Administração, mas decidi sair do meu último emprego para prestar concurso (apoiada pelo meu marido, graças a Deus). Havida decidido prestar Bacen, mas agora fiquei na dúvida se mudo e tento a área fiscal (pois poderia aproveitar as matérias para vários cargos, diferente do Bacen), portanto gostaria de saber a sua opinião, pois vou começar meus estudos agora.
Obrigada pela atenção e parabéns pelo seu blog.

Tiemi

Nilson_Santos disse...

Olá Hirosse, como vai?

Estou me preparando p/ o concurso do BACEN, e gostaria que você me informasse a fonte pela qual estudou TEORIAS E NORMAS DE SEGURANÇA.
Estou com certa dificuldade p/ encontrar semelhante material.
Grato, sobremodo.

Elizangela disse...

Olá Marcelo,
Seu blog é ótimo por sempre nos deixar atualizados e animador por sempre demonstrar apoio a quem queira entrar para o serviço público.
Bem , Marcelo, como todos tenho dúvidas: sou formada em graduação tecnológica. Você saberia me dizer se tal tipo de graduação é aceito para concorrência ao nível superior? e também se para técnico administrativo seria trabalho em escala como o de segurança?

Obrigada ..bjus.
Elizangela Batista

Marcelo Hirosse disse...

Tiemi, você tem de fazer o que mais se adequa ao seu perfil, lembrando que não é apenas o salário o responsável por sua satisfação prossional, mas também as atividades desenvolvidas. Procure optar por um concurso que seja sua cara e estude com determinação que você alcançará seu objetivo. Obrigado pelos parabéns.

Nilson, como já citei em alguns depoimentos por mim postados, tive dificuldade para encontrar material sobre esse assunto. Utilizei principalmente apostilas entregues em sala de aula pelos professores.

Elizangela, obrigado pelos elogios. Se seu curso for reconhecido pelo MEC, ele é, sim, aceito. A área administrativa não trabalha em escalas.

Abraços

Unknown disse...

Olá Marcelo, você saberia informar as atribuições dos téc. na área 2 segurança institucional e se o regime de escalas é puxado? Ouvi dizer que no geral é fiscalização de terceirizados, a parte burocrática da coisa.

Marcelo Hirosse disse...

Bruno, as atribuições são basicamente essas mesmo. Existem as áreas operacional e administrativa. Sendo que aquela trabalha em regime de escalas e esta com a parte burocrática.
Abraços

Anônimo disse...

Gofer...
prezado Marcelo,

Gostaria de saber se o tecnico area 2 - bacen - mexe com transporte de valores, segurança de carro forte.

Marcelo Hirosse disse...

Sugiro que leia o texto "Edital Bacen Técnico 2009: Análise" para conhecer as atribuições do cargo.
Abraços