quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Banco Central 2009: concurso nacional

Com o fim de sanar a dúvida de muita gente a respeito da distribuição de vagas do concurso, segue transcrição dos principais pontos de uma entrevista, publicada na Folha Dirigida, com o chefe do Departamento de Pessoal do BACEN:

" - As vagas vão ser distribuídas por todas as praças onde o BC possui unidades?

As pessoas irão entrar no banco e serão destinadas às praças de acordo com a necessidade. A maior necessidade, obviamente, está em Brasília.

- Então, a distribuição das vagas por praça não irá constar no edital?

Essa é outra estratégia que estamos definindo para ver como vamos divulgar. Temos tido problemas com concursos anteriores e esse é um dos itens que estamos tendo mais cuidado, para ver como se pode fazer, com o maior nível de informação e segurança possível, para atender os interesses da organização. Não queremos deixar a coisa muito amarrada para não sofrermos questionamentos por parte de candidatos. Então, estamos discutindo como vai ser a questão da distribuição entre Brasília e as demais nove regionais.

- Essa distribuição será definida ao longo do concurso?

Isso mesmo. As pessoas poderão ir para todas as localidades do banco. Vamos informar para onde ao final do processo. Está tudo fazendo parte da arquitetura, que ainda não está fechada.

- As vagas tendem a se concentrar em Brasília por ser a sede; no Rio de Janeiro devido ao quadro ser mais antigo; e em São Paulo, por ser a sede da Fiscalização?

Que Brasília tem a maior demanda não há dúvida, porque é onde estão quase todas as sedes de departamento. A praça de São Paulo é maior do que a do Rio de Janeiro. Não sei se em termos de demanda efetiva haverá a necessidade de ter mais gente em São Paulo. São situações que vão variar. O fato concreto é que haverá necessidade para todas as praças.

- Mas é possível afirmar, com certeza, que vão ter novos servidores deslocados para essas três regiões?

Para todas. A princípio, todas as praças receberão novos servidores. Brasília e as outras nove regionais."

Em suma, a idéia é que os mais bem classificados no concurso escolham em que praça pretendem trabalhar.

7 comentários:

Unknown disse...

O que exatamente faz um tecnico do Bacen? Em alguns cargos o porte de arma é imprescindível, ouvi falar, porque?

Agradecido, Levy.

Anônimo disse...

Olá marcelo,Marcelo vc acha possivel ser clssificado sem ter nenhum título para esse concurso?
Eu vou fazer para area 4.
O que você acha?

Obrigada, dani.

Anônimo disse...

Oi marcelo,
Tudo bem?
No Programa de Capacitação como é a avaliação? Tem prova? Como será?
Obrigada.

Cão Curseiro disse...

Tem se consolidado, pelo menos nos concursos mais "disputados", a remoção interna ANTES do concurso. Portanto, salvo áreas com carência específica (Região Norte, por exemplo, se houver alguma presença do BC por lá), acredito que as vagas sejam basicamente para Brasília.

Marcelo Hirosse disse...

Levy, é difícil dizer o que faz exatamente um técnico do Bacen, pois é amplo o número de funções. Tudo depende do departamento em que esteja lotado. Normalmente quem trabalha com a área operacional da segurança necessita do porte de armas.

Dani, é sempre possível se classificar sem títulos, basta obter uma excelente nota na prova objetiva.

Amiga, postarei em breve um texto com a análise do edital. Lá você encontrará a resposta a sua pergunta. No último concurso, houve uma prova após o curso de capacitação. Nada muito complicado.

Amigo, realmente haverá tanto a remoção entre praças, como o deslocamento dentro da mesma praça (mudança de departamento).

Abraços

Abraços

Cid Nei disse...

Quanto a vaga de portadores de deficiência é menos concorrida? E com um planejamento de estudo, tais como cursinhos preparatorios, apostilas especificas e etc vc acha que as chances são grandes?
abraços

Marcelo Hirosse disse...

Cid Nei, não tenho conhecimento a respeito da concorrência nas vagas para portadores de deficiência. Se você focar em um concurso, fizer um planejamento adequado e tiver bastante determinação, as chances serão grandes.
Abraços