quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Resumo da minha trajetória de concurseiro

Pessoal,
Segue link do depoimento, abaixo reproduzido, que dei ao Grancursos:
http://www.grancursos.com.br/novo/portal/?/43/67/Cheguei-la/marcelo-hirosse---5º-lugar-no-stj
Abraços,
Marcelo Hirosse


CHEGUEI LÁ!

Marcelo Hirosse - 5º Lugar no STJ
Publicado em 05/12/2008

Meu nome é Marcelo Hirosse, tenho 24 anos e acabei de ser aprovado em 5º lugar no concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o cargo de Analista Judiciário - Área Administrativa. Atualmente sou Técnico Administrativo do Banco Central do Brasil (BACEN), passei no concurso de 2005. Na mesma época, também fui aprovado em 2º lugar no concurso da CAESB para o emprego de Técnico em Telecomunicações.

Sou formado em Engenharia de Redes de Comunicação pela UnB e foi justamente no meio de uma das diversas greves da universidade que resolvi estudar para o meu primeiro concurso, o do BACEN. Passei inclusive por uma situação hilária: apareci em uma reportagem feita no dia 31 de dezembro de 2005, na sala de estudos do Obcursos, na qual a repórter falava algo como: “É incrível como em plena virada do ano existam pessoas que largam suas famílias para se dedicar aos estudos em busca da tão sonhada vaga no serviço público”. E lá estava eu. Consegui o 26º lugar nesse concurso que tinha 35 vagas.

Para conquistar meu objetivo, privei-me dos “happy hours”, principalmente no meio da semana, de algumas horas de sono, de momentos de lazer no geral. Essa foi realmente a parte difícil, pois é necessário quebrar a rotina e entrar em uma fase de dedicação aos estudos. Reservava apenas um dia para sair, normalmente o sábado, pois podia acordar um pouco mais tarde no domingo, isso quando não havia aula, o que foi algo raro. Fiz o cursinho completo com início após a publicação do edital do concurso, o que por um lado é bom, pois as aulas são focadas no que realmente vai ser cobrado na prova, e por outro lado, ruim, porque o ritmo é intenso, praticamente em todos os dias existe aula marcada e, conseqüentemente, o tempo de estudo individual fica reduzido.

Fiz apenas dois cursos completos até hoje, ambos no Obcursos, um para o Banco Central do Brasil e o outro para o STJ e em ambos os casos obtive êxito, utilizando aproximadamente 2 meses e meio, que foi o tempo dos cursos, para estudar todo o conteúdo. Decidi focar no concurso do STJ após a realização da prova do STF para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa, no qual me classifiquei. Vi que tinha perdido uma grande oportunidade de ingressar no cargo de Analista do Poder Judiciário e resolvi não perder a última chance que teria no ano: o concurso do STJ, no qual também me classifiquei para Técnico Judiciário – Área Administrativa.

Gosto de fazer cursinho por três motivos: primeiro, para revisar a matéria que já sei ou aprender as novas; segundo, para entender a visão da banca examinadora, o que infelizmente é crucial, já que não basta saber o conteúdo, mas também a visão da banca sobre o assunto; terceiro, para manter um constante ritmo de estudo, determinado pelo desenvolver das aulas do cursinho. Não basta, entretanto, apenas assistir às aulas. Julgo ser de suma importância o aprofundamento por meio da leitura de livros e resolução de exercícios elaborados pela banca examinadora de seu concurso.

Ressalto que o importante para conquistar uma vaga no serviço público não é o tempo de estudo. Muita gente tem medo da concorrência simplesmente porque fulano estuda há 2 anos, ciclano há 1 ano, mas, por experiência própria, eu digo que isso não é um fator relevante. A diferença está na forma de estudar.

Meu método de estudo se baseia em alguns fatores: foco, planejamento e determinação. Quando falo de foco, refiro-me a ter apenas um concurso em mente, não dá certo atirar para todos os lados, o esquema é acordar, estudar, dormir, respirar pensando no concurso de seus sonhos. Dessa forma, é dedicado muito mais tempo para estudar as matérias específicas de seu concurso e para conhecer cada vez mais a banca examinadora que irá te avaliar. É claro que ao longo do percurso surgirão outros concursos e fazer essas provas será uma boa forma de testar os conhecimentos já adquiridos e arriscar a sorte por outros rumos também – o que aconteceu comigo no concurso da CAESB, embora não tenha tomado posse, já que optei pelo BACEN. Para mim, planejamento engloba a programação do que estudar, por quanto tempo e em quais dias. Levo isso tão à sério que cronometro meu tempo de estudo, só assim para saber quantas horas líquidas estive efetivamente em frente aos livros. Por fim, a determinação foi o mais importante dos fatores, pois só com ela foi possível me dedicar quase que exclusivamente aos livros. Sempre que começava a me desanimar, lembrava uma frase de Vicent T. Lombardi: “A diferença entre uma pessoa de sucesso e as outras não é a falta de força, nem a falta de conhecimento, mas particularmente a falta de determinação.”.

Hoje posso dizer de cabeça erguida: VALEU A PENA! Abdiquei-me dos diversos prazeres da vida enquanto estudava. Foi um período tenso, porém acho que todo esforço foi recompensado e não há melhor sensação que o sentimento de vitória. Penso que às vezes se torna necessário dar um passo para trás para conseguir dar um salto à frente e acredito que “quem planta, colhe”, em outra palavras, quem estuda com determinação, consegue alcançar seu objetivo: a aprovação.

57 comentários:

Anônimo disse...

Cara, Parabéns!!!! 24 anos e toda essa determinação e vitória!!

Ps: Vc acha que dá tempo de começar para estudar para o Analista do BACEN?

Anônimo disse...

Parabéns!
como você estudava, fazendo resumos ou apenas lendo??

Day disse...

Oi, lembro-me de vc!!! Vc escreveu seu depoimento no "cheguei lá" do Obcursos. Ótima iniciativa, essa do blog, vc ajudará muita gente, inclusive a mim!

Marcelo Hirosse disse...

Bom, sempre acredito que há tempo para estudar. Com foco, planejamento e determinação, tudo é possível. Além do mais, creio que o concurso saia apenas no segundo semestre.

Resumos apesar de parecerem úteis para uma futura revisão, demandam muito tempo para serem feitos. Eu prefiro estudar sublinhando o livro a lápis.

Isso mesmo, Day, dei o depoimento lá. Espero realmente poder ajudar com minha experiência.

Abraços

Anônimo disse...

OI Marcelo Hirosse, parabens mesmo.Quando li seu depoimento me indentifiquei. Tenho 22 anos, sou formada em Geografia e Tec de Segurança do Trabalho. Mas meu grande sonho mesmo era passar em um concurso de banco fiz 3 e so no ultimo, Caixa Economica, consegui uma boa classificação, 26º, assim como voce. To no aguardo da convocação mais já fazem 5 meses e só convocaram 20, to que não aguento de ansiedade nem tenho mais vontade de estudar pra outros concursos, pois a demora nas convocações desestimula qualquer pessoa.

Marcelo Hirosse disse...

Obrigado pelos parabéns!
Sei como é desestimulante essa demora para a convocação. Estou passando por isso tbm com relação ao STJ e esse tema será abordado em uma das próximas postagens. Não deixe de ler. O jeito é aguardar mesmo.
Ah e com quem eu falo? rs
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, só quero te dizer uma coisa: que Deus lhe ilumine e continue lhe dando forças para vc continuar com muito sucesso. Esta sua vontade de ajudar os outros é muito linda, sua atitude faz a diferença! Quem dera todos os outros que passam tão bem colocados em concursos se preocupassem e gastassem um pouquinho do valioso tempo ajudando a outras pessoas que estão na luta por uma vida melhor. Vc merece atingir todos os seus objetivos e realizar seus sonhos, Deus vai lhee ajudar cada dia mais.
Muito obrigada em nome de todos os "concurseiros". Outra coisa: tudo o que vc está dizendo condiz com as teorias de segredo do sucesso. Todos esses livros de auto-ajuda, inclusive o famoso "o segredo" concordam com tudo o que vc diz e faz. Eu vou buscar o sucesso como vc e eu prometo que, quando eu conseguir, vou ajudar tambem aos outros concurseiros.
Um grande abraço,
Juliana

Marcelo Hirosse disse...

Juliana,
Não tenho nem palavras para expressar o quanto fiquei feliz ao ler seu comentário, tanto que o li umas 3 vezes. :)
Sabe, é por esse motivo que criei esse blog. Sinto-me realizado quando vejo que pude ajudar alguém a conquistar seus sonhos.
Os comentários e o número de visitas me motivam a continuar mais e mais. :)
Tenho certeza de que o sucesso nos espera.
Abraços

Anônimo disse...

Prezado Marcelo,

Muito útil o seu blog. Quando se decide estudar para um concurso abre-se mão de muita coisa. É difícil resistir às tentações dos amigos e dos passeios, mas estudar é preciso.

É um gesto de generosidade dividir a sua experiência com os colegas que trilham a mesma trajetória.

Um grande abraço,
Milena

Anônimo disse...

Marcelo, só tem mais uma pergunta: Já que vc cursou Engenharia, algo que creio não tem muito a ver co Jutiçaria, me diga como vc fez pra, em tão pocuo tempo, cerca de 2 meses e meio, estudar os temas de Direito (Cons e Adm)?

Eu tento focar ao máximo os estudos, e apesar de ter uma excelent assimilação do conteúdo, penso que as coisas não estão fluindo a contento. Ou seja, me passa uma dica ai de como vc estudou especificamente, por favor: livros, apostilas (Vestcon, como vc postou lá em cima)? Que métodos vc usou...obrigado!

Roger

Marcelo Hirosse disse...

Milena, realmente a parte mais difícil de estudar é abrir mão da vida social. Mas a recompensa é gratificante. Só o fato de saber que depois da aprovação poderei ter uma vida social intensa e com dinheiro em mãos, já se torna uma grande fonte de motivação. :)

Roger, acho que o que me ajudou a aprender as matérias do Direito foi ter estudado com entusiasmo e pensando que isso seria algo útil para minha vida e não apenas para passar em concursos. Sinceramente gostei de estudar Direito. Pra quem nunca estudou o assunto, sugiro que faça cursinho, como eu fiz, além de resolver muitas questões, de preferência com resoluções comentadas, para ver como isso é cobrado nos concursos. Devo falar um pouco sobre isso nos próximos posts.

Abraços

Anônimo disse...

Grande bosta se ficou em 5º no STJ!!!

Marcelo Hirosse disse...

Vanderlei, tenho como política de meu blog não censurar os comentários, pois acredito que as discussões por aqui também sejam produtivas. Criei o blog com o intuito de ajudar os concurseiros com minha experiência de vida. Se você não está satisfeito com o blog, sugira algo para melhorar. Críticas construtivas são sempre bem-vindas. Não me considero melhor do que ninguém por ter passado em 5º lugar. Mas se você se considera, compartilhe sua história de vida conosco.
Abraços

Anônimo disse...

Nossa... é impressionante como existem pessoas invejosas. Se ele "perdeu tempo" lendo seu blog, é pq ele é concurseiro. E se comentou uma coisas dessas, é pq é um frustrado que não conseguiu nada na vida. Mas eu acredito muito que a inveja não atinge pessoas como vc. Adorei seu blog, e te garanto que após ler seu depoimento, tive uma injeção de ânimo. Exatamento o que precisava. Também estou na luta de passar de técnico para analista. Obrigada, parabéns e boa sorte.

Marcelo Hirosse disse...

Juliana, fico feliz por ter preparado essa injeção, rs. O que me importa é justamente saber que estou ajudando muita gente. Legal você estar na luta para se tornar analista, afinal sempre há como melhorar. Boa sorte para todos nós.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, o seu depoimento carregado de otimismo dá uma injeção de ânimo e de esperança para que possamos completar nossa dura caminhada. Obrigada por dispor de seu tempo assim dessa maneira tão gentil........
Parabéns!!!
Rosângela Oliveira

Marcelo Hirosse disse...

Rosângela, mas estou bom de injeção, hein? rs Brincadeiras à parte, fico feliz por estar ajudando. Sei que a pior parte na hora de estudar é encontrar o ânimo e se isso está acontecendo com vocês, fico mais feliz ainda. Obrigado pelos parabéns.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, já não sou mais tão novin no DA e DC, e frequentar cursinho em nossa cidade só o que eu mesmo e outros colegas faazem para amigos e parentes, dando aula de matemática financeita, conhecimentos bancários, etc....kkkkk....tento ajudar como vc tbém. Assim, fico estudando DA e DC mais pla CF e livros comentados. Uso tbem a letra da lei, cantada, ouvida no MP3, seja como for. E tmbém resolvo questões comentadas, já notei que fica mais fácil...mas às vezes bate o desespero pq acho que o prgresso é lento. Com vc foi a mesma coisa, ou será só impressão minha? Agora eu te garanto que de novembro pra cá quando decidi estudar pra valer, meu nívl já melhorou. Então, será que é apenas questão de mais tmpo? dá mais uma força ai amigo....

Roger

Anônimo disse...

Olá Marcelo, fico feliz em saber que existe pessoas como você para ajudar pessoas assim como eu, que nao tem uma experiência de concursos, e também por dar complemento aqueles que estão há muito tempo se dedicando aos concursos. Isso mostra que no mundo ainda existem pessoas que não pensam no próprio umbigo. Você poderia muito bem estar bem e sem se preocupar, mas pelo o seu próprio carater, você está fazendo o contrário. Nos ajudando! Ajudando quem ainda não passou.
Tenho certeza que com a sua ajuda todos vamos conseguir.
Ah não se preocupe com a inveja dos outros, na verdade são pessoas que não a têm a mente aberta para aprender. São pessoas que não pensam em subir, elas desejam que os outros caem para que possam ficar todos no mesmo nível.
Muito Obrigada!
Um Abraço!

Marcelo Hirosse disse...

Roger, que bom que você dá aulas e dessa forma ajuda aos outros. Já fui professor também. Sei o quanto é gratificante ver o sorriso no rosto de alguém que ajudei. Como já citei, priorizo saber a teoria e quando faço exercícios, utilizo questões direcionadas para a banca examinadora que elaborará meu concurso e de preferência comentadas. Você citou que seu nível melhorou de novembro para cá, pois estudou com garra. Acho que o segredo é esse, se você consegue ter determinação, mais rapidamente seu objetivo será conquistado. Você perceberá isso pelo texto que postei "Rumo ao STJ: da preparação ao concurso". Meu maior obstáculo foi conseguir me motivar. Depois de enfrentado, corri para o abraço.

Obrigado pelos agradecimentos. São comentários como o seu que me motivam a continuar com esse trabalho. É uma felicidade enorme saber que estou ajudando alguém, dividindo minha experiência. Conte comigo para o que precisar. Ah, da próxima vez, não se esqueça de colocar seu nome.

Abraços

Larissa disse...

Oi Marcelo,
Estava aqui procurando materiais p um concurso que vou fazer logo logo aqui na minha terra (BAHIA) e acabo enconrtrando seu blog. Pois bem, n encontrei os materiais que estava procurando, mas encontrei mt força p continuar nesta fase de concurseira. Bem, estou começando agora... e sei q depois de ter lido sobre a sua dedicação e consequentemente a sua vitória, n vou DESISTIR até me tornar uma SERVIDORA PÚBLICA. Sou formada com especialização, mas até hj n consegui um trab digno da minha profissão, por isso q resolvi estudar p concursos.
Estou iniciando em casa mesmo, estudando por livros e pelo site eu vou passar. Já ouviu falar?
Parabéns mesmo!
Tudo de bom!
Larissa Silva
Salvador-Bahia

Marcelo Hirosse disse...

Lary, fico feliz em ter passado um pouco de motivação para você. Já ouvi falar desse site, mas nunca acessei. Obrigado pelos parabéns e sucesso pra você.
Abraços

Anônimo disse...

Viish!!! Olha quem eu encontro aqui!!! Eae Marcelo blz cara?? Não tenho certeza se vc vai lembrar de mim...Eu estudei com vc no ensino medio, Meu nome é Leandro, ficamos no mesmo flat, na viagem de formatura pra porto seguro!! Lembrou??
E entao cara, parabens pelas conquistas!! Eu tb sou servidor publico!! Sou agente de policia federal, passei no concurso de 2004, mas demoraram mais de 2 anos pra nomear...Na epoca do vestibular eu nao queria saber de estudar, sentava no fundão e fazia mta bagunça...Então me formei pelo UniCeub, mas depois que eu entrei pra faculdade resolvi acordar pra vida e estudar muito e agora continuo estudando bastante pra qndo sair o concurso pra delegado eu esteja bem preparado.
Mta boa sua atitude de fazer esse blog pra ajudar o pessoal. Grande Abraço!!

Unknown disse...

Oi Marcelo!
Meu nome é Rebeca e estou no último ano do curso de Direto.
Gostei muito do seu Blog, geralmente não costumo entrar em blogs mas o seu concerteza será frequentado por mim :)
Poxa achei muito legal sua trajetória de concurseiro e desejo tudo de bom pra vc! Vc é um VENCEDOR!!!
Quero começar a entrar nessa "vida" de concurseira mas... confesso que as vezes me sinto perdida sem saber por onde começar...
Esse ano aqui no meu estado (Ceará) vai abrir concurso para o TRT nos cargos de técnico e analista e já saiu o edital para o Ministério da Fazenda com 57 vagas para técnico, fiquei interessada nos dois pórem a remuneração do TRT é melhor.
Tenho muita dificuldade de ficar horas sentada em uma cadeira estudando mas qndo vou à biblioteca da faculdade me concentro bem mais.
Esse semestre estou começando a fazer meu projeto de monografia e no final do ano tenho o exame da OAB vc acha que consigo passar em algum concurso com tantas coisas pra fazer?

Marcelo Hirosse disse...

Leandro, lembro-me de você, sim! Obrigado pelos parabéns e que bom que também é um servidor público. Quanto a sua história, vale lembrar que o que importa é que conseguiu ter determinação e garra para lutar e persistir na vida de concurseiro. Envie-me um e-mail para mantermos contato.

Rebeca, que bom que meu blog lhe agradou. Obrigado pelos desejos. Todo concurseiro que luta de verdade, no fim acaba sendo um vencedor. Sugiro que leia todos os textos do blog, talvez assim descubra por onde começar a vida de concurseira. Você precisa se conhecer e encontrar o melhor jeito para estudar. Se é na biblioteca, passe a levar suas "trouxinhas" para lá. rs Só você conhece seus horários e sabe se sobrará algum tempo para estudar. Mas acredito que queira ser aprovada na OAB, certo? E a prova da OAB já é um concurso. Sugeriria que esse ano você focasse nessa prova e em sua monografia. Afinal o foco é um requisito essencial.

Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcelo;

Sou formado em Eletrotécnica e atualmente estou cursando Redes no turno da noite. Sou recém chegado à Brasília, abandonei um bom emprego (Vale do Rio Doce) e família para vir sozinho trabalhar e estudar aqui. Tenho apenas 19 anos e me deparei com sérios problemas como falta de compania para estudos (acho mais fácil), condição financeira para manter cursinho (já não trabalho e sustento sozinho faculdade e moradia) e dificuldade em seguir um planejamento de estudo (autodeterminação).
Olha Marcelo, nem sei porque escrevo isso (não sou daqueles que demonstram seus problemas), mas encontrei no seu discurso uma boa dose de estímulo para enfrentar... e quem sabe um dia; ultrapassar meu objetivo.
Muito obrigado de coração.
Abraço.

Marcelo Hirosse disse...

A vida é feita de escolhas e você fez a sua: lutar por uma vaga no serviço público. Tente se motivar lembrando de tudo aquilo que você deixou para trilhar seu caminho. Lembre-se de que "O seu sucesso é determinado por tudo aquilo que você está disposto a ignorar." Mike Murdock. Obrigado por seu depoimento.
Abraços

Camila disse...

Marcelo, você não tem dimensão de quanto você está ajudando a milhares de concurseiros a se motivarem e buscarem seus objetivos.Sou Camila,me formei em Contábeis.Pedi demissão do emprego pra me dedicar somente aos estudos,pois tenho certeza que focando nisso eu chegarei lá.Já escolhi meu foco: area bancaria.Só queria te perguntar uma coisa:Pra ser técnico do BACEN, como fica essa questão da CNH categoria C,D ou E?

Marcelo Hirosse disse...

Camila, como já citei em comentários anteriores, acredito que será necessário possuir habilitação, categoria B, apenas para a área de segurança.
Abraços

Silmara Noé disse...

Olá Marcelo, primeiramente, parabéns por sua jornada e determinação, suas palavras repassam uma energia muito positiva!!! Gostaria de saber como você desenvolveu este sonho em tornar-se um servidor público? você tinha contato com pessoas em seu convívio diário que exerciam a profissão? Digo isto pois sonho em trabalhar no Banco Central mas não tenho em quem me espelhar e trocar idéias para saber se seria feliz nesta função. Hoje trabalho em uma grande Instituição financeira, gosto do meu trabalho, apresento excelentes resultados mas a instabilidade do mercado e a pressão por resultados colocam diariamente meu emprego em risco prejudicando minha qualidade de vida. Onde poderia ter mais detalhes sobre a rotina diária dos servidores? Obrigada, e desculpe por escrever tanto... as dúvidas são muitas!!! Silmara, São Bernardo do Campo - SP

Marcelo Hirosse disse...

Silmara, obrigado pelos parabéns. Bom, sempre ouvi meu pai falar sobre as vantagens de ser servidor público, mas não dava ouvidos. Até que certo dia surgiu a vontade de me tornar um. Para ter mais detalhes sobre a rotina no Bacen, sugiro que leia os textos da pasta "Banco Central". Acredito que, já que você trabalha em uma instituição financeira, seu perfil leva às áreas fins do Bacen - de economia. Não há o que agradecer, nem porque se desculpar.
Abraços

Anônimo disse...

Ola, amigo, acabo de conhecer seu blog e estou pasmo com tanta dedicação sua. Parabéns, cara. Vc pode se considerar um cara abençoado. Sou um concurseiro inciante, e ha pouco tempo prestei pra SPPrev SP, havim 330 vagas para 60 mil concorrentes, fiquei em 14400 da classificação geral e estou desanimado, pois considerei uma pessima classificação. No entanto sei q ñ estudei o suficiente, afinal é o meu segundo concurso. Mas pela sua experiencia, vc pode me responder, com tanta concorrencia, posso considerar essa como uma boa classificação? Agradeço por uma posterior resposta.
Grande abraço...

Francisco Garcia

Marcelo Hirosse disse...

Francisco, obrigado pelos parabéns e pelas belas palavras. Não considero que a concorrência seja um bom parâmetro para medir o grau de dificuldade de um concurso. Acredito que sua aprovação dependa do nível de dificuldade da prova e da qualidade de sua preparação. Não há, portanto, como mensurar se você conquistou uma boa colocação sem conhecer a prova.
Abraços

Anônimo disse...

Olá. Marcelo, obrigado por responder meu comentario. Voltando ao assunto, acho q a prova ñ tava tão difícil, das 50 acertei 34. Só me dei mal em matematica, pois tava terrivel. Apesar de gostar muito dessa disciplina, me dei mal.
Bom,sei q a quantidade de horas de estudo ñ pode ser levada muito em conta na preparação de um candidato, mas na sua opinião, para um cara q tem pouco tempo pra estudar como eu, (pois trabalho) quantas horas no minimo devo estudar por dia? Vc pode me responder essa pergunta pela sua experiência.
Obrigado e desculpa por escrever demais.

Abraços

Francisco Garcia
São Paulo - SP

Marcelo Hirosse disse...

Francisco, não há o que agradecer. Outra pergunta difícil de responder. Complicado dizer quantas horas, no mínimo, você precisa se dedicar aos estudos, pois isso depende de quão compenetrado nisso você está. Mas posso te dizer que estudei, em média, 8h/dia (4h sozinho + 4h de aula no cursinho). Esse tempo em que estudava sozinho era cronometrado para que eu tivesse uma noção real do quanto estava efetivamente me dedicando.
Abraços

Francisco Garcia disse...

Olá, Marcelo.além de ser seu fã, agora sou "seu seguidor" rs.
Acabo de me cadastrar em seu blog.
Todos os dias leio um pouco suas postagens e acho o máximo, cara.
è muito bonita essa sua iniciativa de ajudar os outros com sua história.
valeu e um grande abraço do amigo
Franciosco Garcia

Marcelo Hirosse disse...

Francisco, obrigado por suas palavras. Espero realmente estar ajudando.
Abraços

Aline - PE disse...

Oi Marcelo, Parabéns! Sua historia é inpiradora. Sou funcionaria do Banco do Brasil, mas sempre tive vontade de ser Tecnica do Bacen, você gostou de trabalhar lá? Por que saiu? Obrigada.
Aline

Marcelo Hirosse disse...

Aline, obrigado pelos parabéns. As respostas podem ser encontradas nos textos "Resumo de minha trajetória de concurseiro" e "Bacen - preparação, concurso e ambiente de trabalho". Sai do Bacen, pois fui aprovado em um concurso de Analista.
Abraços

Bruno disse...

Marcelo em relação as matérias comuns é fácil estudar por livros mas em relação a atualidades? Como você se preparou pra esse tema? Lia jornais? Via reportagens? Ou por algum livro ou apostila de atualidades lançados na época?

Bruno disse...

Só gostaria de compartilhar uma curiosidade em relação a quantidade de vagas, façam a prova pra onde você quer trabalhar de verdade, não aonde tem mais vagas. Quer ver um exemplo do que eu falo faz sentido? Vou usar o próprio Marcelo.

MARCELO HIROSSE, 2158979, 213.69, 26

Com 213.69 pontos ele ficou em 26° em brasília onde tinha 35 vagas, porém se ele tivesse feito pra Belém (exemplo) ficaria em 2º lugar havendo apenas 5 vagas para essa praça.

Os dois primeiros lugare de Belém.

EZEQUIAS RODRIGUES CHAGAS, 489071, 215.75, 1/ THIAGO CARDOSO COUTINHO, 3676630, 213.44, 2/

Conclusão, quantitativo de vagas não significa nada.

Eu relaxei nos estudos, mas basta eu voltar aqui e rever sua história que me dá ânimo novamente. Você é uma benção de Deus. Um abraço Marcelo, e que você continue sendo um homem de sucesso na sua vida e fonte de inspiração pra muitos outros.

Marcelo Hirosse disse...

Bruno, estudar Atualidades não é fácil. Para quem tem o hábito de ler jornais e revistas, essa matéria não é um problema. Para o concurso do Bacen, eu estudei por meio de um Guia de Atualidades. Para o STJ, não tive tempo de estudar. É complicado, pois pode ser cobrado qualquer coisa. Preferi, portanto, focar nas matérias discriminadas no edital.

Muito boa essa sua colocação. As pessoas tendem a prestar concursos observando o lugar com maior número de vagas, mas se esquecem de que o nível da galera é diferente. Obrigado pelas palavras. Fico feliz por estar sendo uma fonte de motivação.

Abraços

Unknown disse...

Boa tarde Marcelo e parabéns por sua trajetório. Se pode me indicar alguns livros pra estucar (Téc. do Bacen) ?

abs e obrigado

Jefi (jefi5@hotmail.com)

Marcelo Hirosse disse...

Jefferson, dê uma olhada no texto "Bibliografia". Lá você encontrará algumas sugestões.
Abraços

Gustavo disse...

Olá Marcelo. Primeiramente, parabéns pela vitória. Sei o quanto é difícil conseguir passar em um concurso publico hj em dia, ainda mais nesse do STJ em vc teve exito.

Bem, eu, assim como muitos aqui, tb estou estudando para concursos. Prestrei uns 5 concursos e nao passei em nenhum deles. Em 3 eu fui homologado, mais nada.


O meu problema é em relaçao ao tempo em fazer as provas, sempre falta mais tempo para mim, o que me faz ter que chutar muitas questoes. Acho que se eu suprir essa deficiencia, conseguirei passar em algum concurso.

Outra coisa que eu acho importante para se sair vitorioso, nao só nos concursos, mas em qualquer area, é conviver com vitoriosos, com pessoas de sucesso, e evitar ficar convivendo ou dando ouvidos para fracassados que só sabem te desaminar e te levar para o fundo do poço junto com eles. Tinha muitos "colegas" fracassados que só sabiam criticar, desaminar, sem me acrestentar nada de bom. Assim como alguns parentes. O que eu fiz? Cortei eles na minha vida. Hj estou bem melhor, redendo bem mais nos estudos e muito mais confiante, pois só estou procurando conviver com pessoas de sucesso e evitar os fracassados invejosos da vida. Essa é uma dica que eu dou para todos: evitem fracassados e procurem fazer parte do time dos vitoriosos!

Marcelo Hirosse disse...

Gustavo, obrigado pelos parabéns. Infelizmente não basta dominar o conteúdo para resolver uma prova é preciso saber planejar o tempo. Concordo totalmente com essa sua colocação. Nós somos produtos do meio. Uma coisa que aprendi em minha vida é dividir o conhecimento. É dando que se recebe.
Abraços

Maricotss disse...

Olha, estou aqui aplaudindo de pe a sua vitoria! Parabens, vc eh uma referencia valiosa para mim!
Grande abraco!
Mariana
mariana_nakatani@yahoo.com.br

Marcelo Hirosse disse...

Mariana, obrigado pela honra e pelos parabéns.
Abraços

junior disse...

o q recomenda para passar na area fiscal da receita

junior disse...

marcelo gostei muito de sua trajétoria ate chegar essa tao sinhada vitória e a minha tem que ser igual a sua , sou graduado a 1 ano pesquisei sobre a area fiscal da receita federal e me interessei pois gostaria de fazer algumas perguntas : para ser fiscal da receita federal precisa ter bacharel em direito? a chance de passar em um concurso tao disputado como a area fiscal sendo graduado em uma aera totalmente diferente? como estudar conteudos tao extensos como a area fiscal da receita federal? como posso lidar com inumeras reprovações nesse concurso que te fato pode ocorrer sem perder o entusiasmo ate atingie a tao sonhada aprovação devemos pensar que ter esperança q um serei aprovado? como estudar questões de direito sendo que tenho graduação totalmente diferente da area almejada? obrigado , preciso muito de sua ajuda , me responda estarei esperando muito grato meu imail : junioruniverso@hotmail.com

Marcelo Hirosse disse...

Junior, não é necessário ser bacharel em direito. Acredito que todos tenham a mesma chance de serem aprovados, visto que a maneira como os conteúdos são cobrados nos concursos públicos é diferente da exigida em um curso de graduação. Para ter um norte nos seus estudos, sugiro que faça um cursinho preparatório. Se você focar na Receita, planejar seus estudos e tiver muita determinação, irá estudar até conquistar a sua vaga.
Abraços

wagner o grande disse...

cite 10 topicos realmente eficazes para passar nestes concursos
se possivel em detalhes, vc mudaria muitas vidas

Marcelo Hirosse disse...

Wagner, já tomei nota de sua sugestão.
Abraços

lany disse...

Marcelo, moro em uma cidadezinha muito pequena onde não tem cursinhos e nada . gostaria de saber se apostilas e um bom caminho para estudar?como faço e muito dificil localizar todo o material. me de algumas dicas??

Marcelo Hirosse disse...

Lany, adquirir a apostila do concurso que pretende prestar é o primeiro passo. Há como comprar materias virtuais também. Nesse caso, recomendo o Ponto dos Concursos.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, sou formada em Engenharia, tenho 29 anos,nunca estudei direito, não tenho nenhum material e não tenho condições de fazer um cursinho pois acabei de ser desligada da empresa onde trabalhava. Meu sonho é entrar para o BACEN!Eu não sei como começar,qual matéria estudar primeiro, ou se estudo todas ao mesmo tempo (as que foram cobradas no ultimo edital)..Sei que a caminhada será longa,mas quero ir fundo! Pode me dar dicas?tambem estou em duvidas se volto a trabalhar ou se me dedico somente aos estudos.

Marcelo Hirosse disse...

Elda, comece pelas matérias comuns como português, direito administrativo e constitucional. Com relação à dedicação exclusiva, isso é relativo. Nem sempre quem só se dedica aos estudos obtém êxito. Tudo depende de sua dedicação.
Abraços