sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Analista do Banco Central ou Auditor-Fiscal da Receita Federal?

Como concurseiro sei que grande parte dos que almejam uma vaga no serviço público planejam fazer carreira no TCU ou na Receita Federal, seja pelos altos salários de ambos ou até mesmo pelo ambiente de trabalho, no caso do TCU. Não há como negar que os atuais salários de ambos os órgãos seja bastante gratificante, porém o nível de dificuldade para ingressar em uma dessas carreiras é muito grande. A quantidade de matérias é enorme e a concorrência está cada vez mais preparada.

Com a MP nº 440 convertida na lei nº 11890/2008, o agora subsídio dos analistas do Bacen conquistou o patamar de 95% do dos auditores da Receita, o que não é uma diferença muito representativa. O Bacen possui um dos melhores planos de saúde do serviço público federal, enquanto a Receita possui um não muito bom e quase sempre é necessário a contratação de um plano de saúde paralelo. Essa contratação praticamente consome os 5% a mais.

Com relação às matérias, enquanto no último concurso do Bacen (Área 5 - Geral) caíram, em conhecimentos gerais, Português, Direito (Administrativo, Constitucional), Noções de Economia (Macro, Micro, Tópicos de Economia Brasileira, Sistema Financeiro Nacional), Raciocínio Lógico-Quantitativo) e, em conhecimentos específicos, Organizações, Estratégia e Planejamento, Comunicação, Operações, Estatística e Inglês Técnico, no da Receita caíram, em conhecimento gerais, Português, Inglês, Matemática Financeira, Estatística, Informática, em conhecimentos específicos, Direito (Administrativo, Constitucional), Contabilidade geral e, em conhecimentos especializados, Direito (Internacional Público, Previdenciário, Tributário), Economia, Finanças Públicas, Comércio Internacional. É possível observar que em ambos cai o mesmo número de matérias, porém as matérias da parte específica do Bacen, com exceção de Estatística e Inglês Técnico, são matérias de um mesmo tópico: Administração. Já algumas matérias da Receita, como Direito Tributário, Direito Previdenciário e Contabilidade Geral, demandam algum tempo de preparo e dedicação e são justamente as matérias que mais eliminam os candidatos, tanto pelo grau de dificuldade, como pelo peso atribuído.

Com relação ao número de vagas, posso dizer que no Bacen haverá em torno de 350 vagas para Analista e na Receita mais de 700 vagas para Auditor-Fiscal. Quantitativo este para todo o Brasil. Por ser o edifício sede, Brasília deve ter no mínimo umas 50 vagas para a Área 5 (Geral ou administrativa). O número de vagas da Receita para Brasília deve girar em torno desse mesmo valor. Uma notícia informal que obtive é que em janeiro ocorreram mais de 20 aposentadorias de Analistas, 15 só no dia 29/1/2008, e para a primeira semana de fevereiro estão previstas 40 aposentadorias. As vagas estão surgindo! :)

Quanto à banca examinadora, acredita-se que o concurso do Bacen será organizado pela ESAF, banca esta que sempre organizou o concurso da Receita Federal.

Uma notícia não muito agradável é que o Bacen planeja fazer concurso todos os anos de 2009 em diante, como tem feito há tempos o TCU. Por um lado é bom, porque a Administração Pública receberá pessoas muito capacitadas, por outro lado ruim, pois apenas os primeiros lugares, normalmente que estão dentro das vagas, serão nomeados.

Ser Auditor-Fiscal da Receita significa ter status. Enquanto o Analista do Bacen se identifica como "Servidor do Banco Central", o Auditor-Fiscal diz "Sou Fulano de Tal - Auditor-Fiscal da Receita Federal". Este trabalha com o próprio nome. Mas nada vem de graça. Status também gera responsabilidades.

Certa vez um professor de cursinho me aconselhou a fazer carreira na Receita Federal, argumentou que é a melhor carreira do serviço público para quem não tem formação em direito. É uma carreira que sempre vai existir, pois o Estado depende desse órgão para arrecadar receita e quando os auditores estão de greve são os primeiros a ser atendidos. Consequentemente normalmente ganham mais que os relis mortais. rs

Apesar das características positivas citadas que favorecem a Receita, acredito que uma boa alternativa seja o concurso do Bacen a ser realizado nesse ano de 2009. Primeiro por causa do plano de saúde, estamos ficando velhos e dependemos cada vez mais dele. rs. Segundo porque o Bacen é uma autarquia que valoriza seus servidores. Fazemos muitos cursos e algumas viagens, principalmente a área fim. O ambiente de trabalho também é muito bom e o trabalho em si não é nada muito estressante. Já na Receita não há muitos cursos também porque não há muito tempo livre, já que há muito trabalho e poucos auditores para fazê-lo. O nível de dificuldade do concurso em si é muito menor que o da Receita, pois as matérias que caem são praticamente as mesmas dos outros concursos da área administrativa.

Estima-se que em breve a Receita vá pedir um novo aumento. Porém com um subsídio de mais de 12 mil reais, que foi o conquistado pelo Bacen com o acordo feito no ano passado, precisa de mais alguma coisa?

114 comentários:

Anônimo disse...

Olá Marcelo,

Gostei muito do seu post. Sou formada em administração e possuo MBA em finanças. Quero tentar o concurso para o cargo de analista do BC. Você tem alguma sugestão de material para me preparar para as provas?
Obrigada.

Marcelo Hirosse disse...

Linlinita, sugiro que leia o texto "Bibliografia", lá eu dou sugestões sobre materiais de estudo.
Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcelo! Chamo-me Alan, fiz Direito e estou interessado no próximo concurso do BACEN ( nele e em outros tantos! Rsrs). Li em seu texto sobre a área de segurança que haveria a possíbilidade de se criar um cargo para analista de segurança, será que esse cargo vai ser acessível aos formados em minha área? Caso sim o que eu deveria estudar? Muito obrigado por antecipação!

Marcelo Hirosse disse...

Alan, se existir realmente a área de segurança, ela deverá ser aberta para qualquer área de formação. Creio que cairão as matérias que caíram no último concurso para técnico, mas é só uma palpite.
Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcelo. Muito legal o seu blog. Uma pergunta. Vc sabe se analistas e técnicos do Bacen são proibidos de investir em bolsa de valores? Ou há apenas uma recomendação? Muito obrigado.

Marcelo Hirosse disse...

Lucas, os servidores do Bacen não são probidos de investir na bolsa de valores, pois não temos qualquer tipo de informação privilegiada.
Abraços

Anônimo disse...

Ok. Valeu pela resposta. Bons estudos pra todos nós.

Marcelo Hirosse disse...

Lucas, não há o que agradecer.
Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcelo. Muito bacana o seu Blog. Estou ansiosa para ver o Edital do concurso. Já adquiri a apostila preparatória da Vestcon, e procurei cursos preparatórios mas tudo o que encontrei é voltado aos Técnicos. Alguma dica sobre como direcionar os estudos? Muito obrigada!

Marcelo Hirosse disse...

Nataly, fico feliz que tenha gostado. Sugiro que leia os textos já postados - neles você encontrará muitas dicas. Fique atenta para os próximos também.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, boa noite. Tenho uma dúvida quanto ao plano de saúde do Bacen. Como ficaria a situação de um aprovado que tem um dependente em uso de home Care, e cujas despesas com esse serviço estão acima dos 25.000,00 por mes. Existe alguma restrição ao ingresso dessa pessoa ao cargo e ao plano de saúde?

Anônimo disse...

Olá Marcelo, novamente estou por aqui e em outra oportunidade esqueci de parabeniza-lo pelo espaço, pois está muito bom. Agora... li no folha dirigida que o BACEN está querendo não fazer uma divisão em especialidades para os cargos de analistas e pelo que entendi, seria uma prova única sem especialidades. Isso procede? Grato! Alan

Marcelo Hirosse disse...

Essa pergunta é bastante complexa e infelizmente não sei responder. Talvez a resposta possa ser encontrada no regulamento do plano de saúde que é imenso.

Alan, obrigado pelos parabéns. Não há como fazer uma única prova, já que há demanda por diferentes especialidades, dentre elas: economia, informática e administrativa (geral).

Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, obrigado pela atenção (quanto ao plano de saúde). Aproveitando sua resposta, vc teria esse regulamento, ou saberia onde eu consigo acesso ao mesmo? Mais uma vez, obrigado.

Marcelo Hirosse disse...

Não há o que agradecer. Você pode ter acesso ao regulamento no site "http://www.abace.org.br/pasbc.asp". Só não sei afirmar se é a versão mais atualizada.
Abraços

Marcio Santos disse...

Marcelo, seu blog é fantástico! Parabéns pela conquista no STJ! Sou graduado em Comunicação Social e atualmente sou Técnico Judiciário do TRE/RJ. Estou interessado no concurso de Analista BACEN Área 5, porém reparei no edital anterior que tal cargo não teve sequer 1 vaga para o Rio de Janeiro. Vc tem alguma informação sobre quantas vagas, e para quais cargos, seriam disponibilizadas para a praça Rio de Janeiro? A remoção de praça só ocorre realmente após 4 anos, conforme constou no edital anterior? abraços!

Marcelo Hirosse disse...

Marcio, obrigado pelos parabéns. A especificação do número de vagas de cada área e praça só é divulgada com o edital mesmo. Teoricamente a remoção só ocorre após 4 anos, sim, mas é possível que ocorra antes.
Abraços

Simone disse...

oi Marcelo, adorei o site! estou com um pequena dúvida, devo escolher a área pelo meu interesse de trabalho e de certa forma, não pela minha formação acadêmica? obrigada.

Marcelo Hirosse disse...

Simone, eu escolhi minha área de atuação pelo interesse no trabalho e não por minha formação acadêmica. Posso dizer que estou satisfeito pela função que estou desempenhando. Nem sempre nossa formação reflete nossos anseios, até porque normalmente falta maturidade na hora de escolher um curso superior.
Abraços

Glen Glen disse...

Olá!Adorei!
Estou entrando nesse ramo agora e queria tirar uma dúvida: como faço para saber em que área eu me encaixo?
Bjs e obrigada

Marcelo Hirosse disse...

Glen, isso é o mais difícil. Você pode pesquisar como é o trabalho de determinado órgão, de preferência perguntando a alguém que trabalhe lá. Mas acredito mesmo que a prática seja a melhor forma de se conhecer.
Abraços

Unknown disse...

Olá Marcelo. Seguindo a opinião geral aqui, realmente seu blog é ótimo. E parabéns pela conquista do cargo - também já passei por isso e sei como é bom.... De qualquer forma, concurseiro nunca sossega e estou interessado no cargo de analista do BACEN. Escrutinando o último edital, do cargo área 5, vi que as matérias de conhecimentos específicos são organizações, estratégia e planejamento, etc.. ou seja, muito abrangentes. Será que você teria alguma bibliografia a indicar para essas matérias? Desde já agradeço!

Marcelo Hirosse disse...

Acojpet, obrigado pelos parabéns. Infelizmente não conheço bibliografia para essas matérias, justamente por serem bastante abrangentes. Eu faria um cursinho preparatório para o Bacen para saber como e por onde estudar tais conteúdos.
Abraços

Unknown disse...

Olá Marcelo, sou novo no blog. Com relação às áreas para o concurso de Analista do Banco Central, não consegui enterder completamente o que abrange cada uma. Pelo que entendi, a Área 1 seria voltada para engenharia, a Área 2 para TI, Área 3 Economia e Finanças e Áreas 4 e 5 para administrativo.
Sou formado em Administração, minha experiência é na área financeira, e meu interesse também é por essa área.
Sendo assim, eu poderia me candidatar tanto às áreas 3, 4 ou 5?
Outra dúvida, eu não tenho nenhuma pós-graduação, mestrado ou doutorado, assim sendo, largo atrás na avaliação de títulos. Esse fato é bastante determinante?
Obrigado pela ajuda.

Marcelo Hirosse disse...

Guilherme, as áreas 3 e 4 são relacionadas à economia, porém não há qualquer restrição quanto à formação. A prova de títulos muda muita coisa, sim. Por isso seria interessante que você já se garantisse nas provas objetiva e subjetiva.
Abraços

Unknown disse...

Valew marcelo...parebens pela conquista. dei uma lida no blog. foi de lá que tirei seu nome para posterior procura aqui no orkut. bom, sem querer ser chato mas se poder apenas me dizer quantas questões das 30 de espeficico da prova vc fez eu agradeço muito! estou analisando sua pontuação para ter como base o meu nivel de acertos para a conquista. muito obrigaod por responder marcelo! valew cara...abração!

Marcelo Hirosse disse...

Mauro, infelizmente não me recordo de quantos acertos tive na parte geral e na específica. Porém, como a banca examinadora deverá ser CESPE ou ESAF, de nada vai servir essa informação.
Abraços

Unknown disse...

Oi, Marcelo!
Não queria ficar te "incomodando" com dúvidas sem fim, mas... Estava lendo o comentário acima postado pelo Guilherme Andrade e, na verdade, as dúvidas dele refletem as minhas também. Será que você poderia fornecer mais alguns detalhes sobre a resposta que deu ao Guilherme?
Caí de pára-quedas nesse universo de concursos públicos, do qual não entendo NADA!!!
Daria para eu prestar o concurso do Bacen simultaneamente para a área referente a TI e para a área referente a administração? Deveria nesse caso fazer dois cursos preparatórios distintos? Desculpe a obviedade das minhas perguntas, mas estou tentando escolher um curso e me sinto um tanto perdida!
Por fim, o que você quis dizer com "prova objetiva" e "prova subjetiva"? A prova subjetiva seria a redação, é isso?, e a prova objetiva seria relativa às perguntas de múltpla escolha?
Mais uma vez, muitíssimo obrigada!
Nicole
PS: Se algum dia eu puder esclarecer alguma dúvida sua de português, inglês ou informática, que são o meu forte, não hesite em me mandar um email e eu terei o maior prazer de te ajudar se estiver ao meu alcance, OK???

Joao luiz disse...

Olá Marcelo! parabéns...

Uma duvida:

Qual o percentual medio de acerto das questoes objetivos que você estima ?
Nao precisa ser exato, ou qq coisa parecida. Apenas uma estimativa com base na sua experiencia.

Abracos
Joao

Marcelo Hirosse disse...

Nicole, você não pode fazer concurso para mais de uma área pelo fato de as provas serem aplicadas no mesmo horário. Lembre-se também que um dos fatores que possibilitam a aprovação é o foco. Não atire para todos os lados. Prova objetiva é aquela com questões de múltipla escolha e subjetiva é a redação. Obrigado pela disposição em ajudar.

João, depende da banca examinadora, do concurso e do cargo. Para qual você gostaria de ter um palpite?

Abraços

Unknown disse...

Olá Marcelo, eu curso o terceiro ano de Engenharia de Produção e desde o ano passado até aqui eu venho estudando Direito Constitucional, Administrativo e Contabilidade. Estou pensando em focar para a prova do Bacen mas ouvi dizer que o nível de dificuldade é alto demais para não economistas. Meu contato com a economia, fora algumas poucas matérias na faculdade, estaria se iniciando agora. Você acha que um engenheiro se preparando para o Bacen escala uma montanha bem mais alta do que ao se preparar para concursos da carreira fiscal? Agradeço muito sua atenção, é de grande importância para mim. Um abraço!

Unknown disse...

Oi, Marcelo!

Muito obrigada pela resposta! Na verdade, desculpe ter ficado gastando espaço com perguntas tão óbvias! Li o edital passado, pesquisei o assunto na Internet e finalmente entendi melhor a coisa.

Bom, vou fazer um curso presencial no Uni-equipe em São Paulo, que o Deme, a lenda viva dos concursos públicos, indicou numa entrevista, e que menciono aqui como dica pra quem se interessar.

E vamos que vamos, não é???

Um abraço,

Nicole

Marcelo Hirosse disse...

Lucas, sinceramente não acho que existam barreiras que não possam ser superadas. É claro que uma pessoa formada em economia já estará um passo a frente, mas isso não quer dizer que você não possa saltar, entende? Eu considero os concursos da carreira fiscal mais pesados que o do Bacen.

Nicole, que bom que conseguiu compreender melhor os critérios de avaliação. Não conheço o curso que citou, mas vale a sugestão.

Abraços

Thiago Ismar do Nascimento disse...

Marcelo, na sua opinião haverá vagas para a área de Tecnologia da Informação nesse concurso previsto do BACEN?

Marcelo Hirosse disse...

Thiago, acredito que sim, pois sempre ocorrem vacâncias em todas as áreas.
Abraços

Unknown disse...

Ola Marcelo,
Estou no último ano de economia, comecei a estudar para o BACEN agora, gostaria de saber se as provas de segunda etapa como disse no edital são muito dificies, pois não achei na na internet, apenas as provas de conhecimento geral e especifico. Além do mais vc acredita ser possível conseguir bons resultados nas provas começando a estudar agora pois as provas estão previstas para acontecer até o final deste e acho pouco tempo, pois trablaho e estou terminando a facul (monografia).

Marcelo Hirosse disse...

Denilson, não tenho conhecimento a respeito dessa segunda etapa. Como sempre cito em meus comentários e depoimentos, acredito que o foco seja um fator imprescindível. Na sua situação, acredito que não será possível focar no concurso.
Abraços

Natália disse...

Olá Marcelo,

Parabéns pelo Blog!

Tenho algumas perguntas. Você saberia me dizer quanto tempo de preparação precisaria para ter chance de passar na prova do BACEN analista?
Você sabe quantos candidatos por vagas são para esta área?
Você acredita que em 2011 o BACEN irá realizar outro concurso?

Muito Obrigada,

Natalia

Marcelo Hirosse disse...

Natália, obrigado pelos parabéns. Não acho que exista uma quantidade certa de tempo para garantir a aprovação. A diferença está na qualidade do estudo. Não sei qual é a relação candidato/vaga, também porque não acho que isso seja um fator de grande peso, afinal você precisa de quantas vagas? Quanto à realização do concurso em 2011, não sei afirmar, pois já saí do Bacen, mas posso garantir que a idéia era esta: fazer concursos anualmente.
Abraços

Anônimo disse...

Olá marcelo, gostaria de saber quanto tempo em média demora para o Bacen chamar os aprovados para analista, após os resultados, pois tenho o ano que vem inteiro ainda de estudos antes de me formar em Economia, assim, não sei se vale a pena eu me dedicar para este concurso agora, pois se eu for aprovado posso ainda não estar com o nível superior concluído ...

Thiago Frasson

Marcelo Hirosse disse...

Thiago, eu fiz a prova em janeiro de 2006 e tomei posse em junho do mesmo ano. Vale lembrar que se você não ficar bem classificado, poderá ser convocado posteriormente. Acho que vale a pena tentar.
Abraços

Unknown disse...

Obrigado Marcelo

Abraço

Marcelo Hirosse disse...

Thiago, não há o que agradecer.
Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcelo!!! Seu Blog é Fantástico, Parabéns!!!
Já estou estudando há algum tempo para o BACEN analista.
Tenho dúvidas que me incodam bastante: 1) Há como saber como é exatamente a segunda fase do concurso para analista (sei que já comentou sobre isso, mas se puder dar mais algum toque ficarei grato);
2) Sempre ouvi dizer que o BACEN investe bastante no aperfeiçoamento dos seus servidores. Tenho pensado muito também em fazer um mestrado na minha área(informática). Será que seria possível conciliar as 2 coisas? Desculpa pelo comentário imenso. Muito Obrigado. (ALESSANDRO).

Marcelo Hirosse disse...

Alessandro, obrigado pelos parabéns. A segunda fase a que você se refere é a de verificação de títulos, certo? O que ocorre é a averiguação dos diplomas correspondentes à área em questão e a respectiva pontuação, sendo que a nota final é igual a soma das notas das provas objetiva e subjetiva e dos títulos. O BACEN investe principalmente nos servidores da área fim, mas há alguns cursos para a área meio também. O mestrado seria bom para pontuar como título, porém estudar para concurso e fazer mestrado acho que não dá certo. É necessário ter foco.
Abraços

[Paulo Eduardo] disse...

Olá Marcelo! Tudo bem?!
Parabéns pelo Blog! é muito simples e esclarecedor.

Tenho algumas dúvidas abaixo e gostaria da sua ajuda:

Trabalho atualmente no Bradesco como chefe de serviço na área de informática (administrativa) e tenho formação em informática além de cursos técnicos nessa área e irei prestar esse próximo concurso do BACEN. Queria saber o seguinte:

- o que faz ou um analista do BACEN?
- um analista do BACEN pode ter funções na área de TI do BACEN?
- Nas provas para analista cai algo relacionado a informática??
- Terei muita dificuldade nessa prova de analista uma vez que cai direito e economia (que não é meu forte)?
- Se eu estudar durante 3 ou 4 meses somente com a apostila e tirando dúvidas online, terei alguma chance?

Bom é isso! De quakquer forma vou tentar e ja comprei a apostila pela vestcon e VOU ESTUDAR. Alias quantas horas por dia vc aconselha para estudar?

Desde ja agradeço a atenção!

Marcelo Hirosse disse...

Paulo, obrigado pelos parabéns. Existem duas áreas de informática as quais você poderá optar ao se inscrever no concurso. No Bacen, essa área é bastante desenvolvida e são oferecidos bastantes cursos. O que garante a sua aprovação não é quantidade de dias e horas estudadas, mas o quão determinado você está a atingir seu objetivo. Sugiro que adquira livros para aprofundar seus estudos. Você poderá encontrar dicas no texto Bibliografia.
Abraços

Anônimo disse...

Olá,
parabens pelo blog, mto util!
Eu gostaria de um opinião. Sou formada em Direito, mas apesar de ter alguma afinidade com as materias de macro e micro, por exemplo, nao estou muito segura de que esse concurso do Banco Central serve para alguem da minha area. O que acha?
Obrigada.
Evelini

Unknown disse...

Olá

Marcelo, vc saberia me dizer o que um Analista do BACEN faz efetivamente, qual é o seu trabalho ?

Pergunto, pois quero me dedicar ou ao concurso de autitor fiscal, ou analista, porém o cargo de auditou eu já conheço o seu trabalho diario, já o de analista do BACEN ainda não. Mas acredito que este último deve ser mais a minha área, estou terminando a minha formaçao de Economia.

Atenciosamente

Thiago S Frasson

Rodrigo Marques disse...

Olá Marcelo...
Parabéns pelo blog e pela conquista...
Gostaria de saber quais as funçoes do analista do banco central nas áreas 4 e 5(dia-a-dia etc.)pois estou me formando em Administração e gostaria de uma área que realmente tivesse haver com ela.

Atenciosamente

Rodrigo Marques

Marcelo Hirosse disse...

Evelini, obrigado pelos parabéns. Se você quer trabalhar no Bacen, devido à sua formação, sugiro que preste o concurso de procurador, que infelizmente já ocorreu esse ano. Já pensou em trabalhar em algum Tribunal?

Thiago, é difícil descrever o que um analista do Bacen faz, pois isso depende da área de atuação. Posso afirmar que a área fim (economia) é bastante valorizada e bem aproveitada.

Rodrigo, obrigado pelos parabéns. Observe a resposta que dei ao Thiago sobre as atividades dos analistas. Se você quer trabalhar com Administração mesmo, sugiro que preste algum concurso em que o diploma seja um dos requisitos, pois essa área administrativa dos concursos é a área do "faz tudo", não depende de especialização alguma.

Abraços

Unknown disse...

Caro Marcelo parabéns pelo seu blog e pela sua iniciative de ajudar aos concurseiros iniciantes como eu ! Fiquei muito feliz com as informações que encontrei aqui sobre o concurso do bacen do qual pretendo fazer, informações claras e concisas.Minha dúvida é a seguinte me formo este ano agora em dezembro 2009 em direito e estou estudando para técnico em segurança e tmb irei prestar para analista de segurança tipo como técnico terei como concurso meio já que minha meta mesmo é ser delegado da pf e ter este talvez como concurso fim, já atualmente como analista da área de segurança o salário é muito tentador e muito bom digá-se de passagem, tipo uma das dúvidas é a seguinte assim como o técnico em segurança o analista de segurança tmb porta arma e trabalha em regime de escalas ? Por ser uma nova área de analista do bacen creio que terá mais vagas nesta área, para mim acho melhor trabalhar em regime de escala pois é menos cansativo e desgastante para o servidor, você poderia me falar sobre a rotina de um técnico de segurança ou de fato de um analista o que o mesmo faz no bacen ? Já entrei em um cursinho aqui em recife onde moro para técnico do bacen que por sinal é muito bom, aulas com um conteúdo bem programado e eu como estou me formando agora(Direito) esta tudo recente...Bem tenho menção no de analista de segurança estou curioso para ver o edital e o que irá cair de fato. Mais se passar para técnio assumirei pois as coisas hj em dia não estão nada fáceis, um grande abraço amigo e obrigado pela sua iniciativa de ajudar guerreiros como eu que buscam um dia e um horizonte melhor. Cordial Abraço.

Anônimo disse...

Marcelo, acabei de checar o edital publicado hoje para o cargo de Analista do BACEN e vi que a única área de Informática é a 1. Fiquei preocupada pois não foi publicada as praças de lotação de cada área e o meu único interesse é SP. Vi que no concurso de 2005 não havia vagas para as áreas relacionadas a informática para SP, vc sabe dizer se o BACEN possui uma área de informática localizada em SP?
Obrigada,
Gisele

Anônimo disse...

Olá, Marcelo, muito bom o seu blog! Eu também tenho interesse em saber que áreas existem em cada região, como a Gisele perguntou, só que no meu caso o interesse é pra Curitiba. Pensei em prestar pra área 5, que envolve logística este ano.
Obrigada,
Mariana

Unknown disse...

Marcelo,

Boa tarde.

Qual cursinho preparatório para o BC em SP você indica? Não conheço nenhum.

Obrigada.

Flávia

Unknown disse...

Marcelo, eu queria que voce me tirasse uma dúvida através da sua experiência e conhecimento em relação a concursos. Eu tenho 21 anos e faço o 6º período da faculdade de administração na Universidade Federal de Uberlandia. Esses dias refletindo sobre o futuro, eu decidi que virar um concurseiro seria a minha melhor opção. Eu ainda tenho dois anos de faculdade pela frente e ja poderia começar a me preparar desde ja para isso, entrando em um cursinho, e até mesmo estudando por conta própria. Voce acha que essa minha idéia de antecipar a minha preparação, visando estar bem preparado ao término da minha graduação é a melhor opção? Eu ainda não tenho experência no mercado de trabalho, ja que esse tempo inicial de faculdade eu me dediquei a fazer outros cursos: inglês, francês, informática, espanhol. Essa "não-experiência" pode pesar no meu futuro cargo (por exemplo de analista bo BC)? Qual o seu conselho, eu devo começar ja a minha preparação ou conhecer melhor o mercado antes (estágio) para aí então começa-la?
Parabéns pelo blog, é incrível realmente como voce consegue dizer aquilo que os leitores buscam saber.

Obrigado desde já, abraço.

Jeferson disse...

Olá Marcelo, gostaria que ajudasse. Sou formado em Tecnologia em Processamento de Dados ( superior ), posso me candidatar em qualquer área ou somente para área 1?

Desde já agradeço!

Jeferson

Anônimo disse...

Ola Marcelo, gostaria de saber o que cada area (BACEN),faz, sei que são seis areas, mas não consegui identificar o que cada area faz.
Desde ja agradeço a sua ajuda

Fabiana L.Gonçalves disse...

Ola Marcelo !! Muito bom seus comentarios e adorei seu blog. Vou tentar para a area 1 (IT) e gostaria de saber se em SP tem disponibilidade de vagas para IT ou só em Brasilia ?
Muito obrigada.

Marcelo Hirosse disse...

Emmanuel, obrigado pelos parabéns. Acho que sua dúvida perdeu objeto, já que não criaram a área de segurança para Analista. Mas normalmente os analistas gerenciam projetos e realizam outras atividades da área administrativa. A parte operacional é realizada por técnicos. Quem realmente trabalha na parte operacional está submetido ao regime de escalas (6h/dia).

Gisele, não sei afirmar se existem vagas de TI para São Paulo. Acredito que sim. Como o concurso será nacional, isso se tornou uma caixa preta.

Mariana, as vagas serão distribuídas de acordo com a classificação no concurso, isto é, os primeiros lugares poderão escolher em que praça do BACEN desejam trabalhar, claro que limitados às disponibilidades de vagas.

Flávia, infelizmente não conheço os cursinhos em SP também.

Edu, eu comecei a estudar para concursos quando faltava um ano para me graduar. Não fiz estágios na minha área de formação, também porque não segui carreira. Como sempre digo, os fatores que garantirão sua aprovação são: foco, planejamento e determinação. O resto é resto.

Jeferson, postarei em breve um texto com a análise do edital. Lá você encontrará a resposta a sua pergunta.

Amigo, idem a resposta que dei ao Jeferson.

Fabiana, que bom que gostou do blog. Idem a resposta que dei à Gisele.

Abraços

Unknown disse...

Ola Marcelo! Excelentes seus comentarios, acho que esta ajudando a muitas pessoas!
Veja se podes me ajudar, tenho dificuldade em saber o que cada area disponibilizada para o concurso de analista é especilizada. Vejo alguma coisa de ADM, TI, ECONOMIA, mas o que de fato cada área é especialista?

Parabéns e Abc

Cacau Fernandes disse...

Olá Marcelo,
Gostei do blog, vc está de parabéns! Bem, sou técnico judiciário no TRT/RJ e simplesmente odeio trabalhar lá. Estou me formando agora em direito e gostaria de saber algumas coisas:
1- A área 6 é voltada para quais profissionais?
2- Como é o ambiente de trabalho no BACEN? É muito estressante?
3- Em que consiste o trabalho de um analísta da área 6?

A razão destas perguntas é que fiz o concurso do TRT sem saber nada sobre o trabalho e o ambiente de trabalho e acabei me colocando em uma armadilha. De fato odeio ter que ir para aquele lugar todos os dias e acho que isso é horrível, preciso procurar um lugar em que sinta prazer de trabalhar. Por este motivo, gostaria que postasse informações detalhadas sobre o ambiente e a rotina de trabalho no Bacen. Desde já, agradeço!

Marcelo Hirosse disse...

Rodolfo, postarei em breve um texto com a análise do edital do Bacen. Lá você encontrará a resposta.

Cláudia, sugiro que leia os textos da pasta "Banco Central". Lá você poderá ter uma noção de como é o ambiente de trabalho no Bacen. Com relação à descrição da área 6, peço que aguarde a análise do edital que postarei em breve.

Abraços

Unknown disse...

Marcelo,
Por gentileza gostaria de uma informação.
Estou interessada no concurso, e gostaria de saber se a área de atuação será obrigatoriamente na cidade onde realiza a prova? Estudando em casa eu tenho alguma chance de passar? Obrigada desde já!

Marcelo Hirosse disse...

Marcela, leia o texto "Banco Central 2009: concurso nacional" para sanar sua dúvida. É sempre possível ser aprovado, desde que se estude com foco, planejamento e determinação.
Abraços

Anônimo disse...

gostaria de saber se essas ajudas tbm vai servir para alguem que está concorrendo para o técnico e não analista??

Marcelo Hirosse disse...

A que ajudas você se refere?
Abraços

Bernardo Rocha disse...

Olá!
Ótimo blog!

Gostaria de saber sobre as possibilidades de ascenção profissional no cargo de Analista do BACEN, se eu fizer o concurso focando na área de TI.
Se eu passo no concurso com graduação e vou fazendo, após estar contratado, pós-graduação, MBA, doutorado, etc., eu vou recebendo aumentos salariais para cada especialização ou não muda nada?
Já ouvi que pessoas aposentavam ganhando mais de R$20 mil no BACEN. Você sabe algo sobre isto?

Obrigado!

Marcelo Hirosse disse...

Bernardo, que bom que gostou do blog. Você não recebe adicionais por ter diploma de pós-graduação, mesmo porque o Bacen adotou o subsídio. Quem entrou há muito tempo no Bacen, certamente está no final da carreira, ganhando valores próximos a R$ 20 mil, sim.
Abraços

Bernardo Rocha disse...

Ah sim...

Mas você sabe se há possibilidades de crescer lá dentro do BACEN?
Por exemplo passar de analista para um cargo mais alto (por mérito ou indicação).

Outra coisa, sem querer abusar hehehe: Não entendi esta parte de salário de subsídio. Como é isto? É um salário fixo sem bonificações?
Já ouvi falar que os analistas recebem 14 salários por ano. Você sabe algo sobre isso?

Muito obrigado pela paciência! rsrsrs

Abraço!

maria disse...

OI MARCELO, ESTOU EM DÚVIDA QUANTO A GRADUAÇÃO A FAZER PARA MELHOR PREPARO PARA OBACEN, ECONOMIA OU ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, AGUARDO E OBRIGADA, MARIA DA GRAÇA

Marcelo Hirosse disse...

Bernardo, você pode ser designado para exercer uma função comissionada, agora para um cargo comissionado você precisa ter indicação, sim. Subsídio é um tipo de contraprestação financeira paga em parcela única. Os analistas do bacen são servidores normais, recebem 12 subsídios + o 13º.

Maria, não acho que o curso de graduação exerça grande influência nos concursos públicos, pois a forma de cobrança do conteúdo é diversa. Mas, para lhe auxiliar, o foco do Bacen é na economia.

Abraços

Bernardo Rocha disse...

OK. Primeiramente, mais uma vez muito obrigado pelos esclarecimentos.

Ainda fiquei com uma dúvida quanto ao que foi escrito do salário do analista do BACEN. Você colocou que a remuneração inicial era mais de R$12.600, mas neste documento do MPOG com as remunerações dos servidores públicos federais está dizendo que é de R$12.413,65 (veja aqui http://www.servidor.gov.br/publicacao/tabela_remuneracao/tab_remuneracao/tab_rem_10/tab_50_2010.pdf). Haverá outro aumento logo no começo, passando para os R$12,6 mil citados por você?

Obrigado!

Marcelo Hirosse disse...

Bernardo, não há o que agradecer. O subsídio do analista do Bacen hoje é de R$ 12.413,65, mas a partir de julho de 2010 irá para R$ 12.960,77.
Abraços

Bernardo Rocha disse...

Marcelo, e você acha que nos próximos anos, com um novo presidente, ainda será tão bom negócio se dedicar aos concursos públicos?
Será que não pode haver alguma política de corte de custos e pararem de contratar funcionários por um tempo ou reduzirem (ou não aumentarem) os salários?
Levando em conta a importância de funcionários de entidades como Polícia Federal, Receita Federal, Banco Central, etc. para o Brasil, não deve haver um congelamento de salários ou um longo período sem realizarem concursos públlicos de alto nível. O que você acha?

Abraços!

Marcelo Hirosse disse...

Bernardo, não há como acabarem com os concursos públicos, pois a máquina pública sempre irá existir. Pode haver, sim, uma redução nas seleções, mas tudo isso é muito incerto. Hoje a tendência é reduzir o número de terceirizados e "contratar" servidores. No passado o que houve foi o contrário. Ou seja, o jeito é esperar para ver.
Abraços

Sergio Cunha disse...

Marcelo,
Achei interessante a sua coluna e pude obter bastante informações sobre o BACEN.
Eu sou da area de informatica, nivel superior, e desejaria saber se o perfil de quem trabalha com informatica no BACEN seria o de um analista de sistemas ou se haveria tambem cargos para especialistas em tecnologias (Java, Banco Dados, etc). Voce tambem teria uma previsao para os proximos concursos do BACEN? Acha que vale a pensa se dedicar a partir de agora?
Abraços e grato por qualquer informacao que puder me passar.

Marcelo Hirosse disse...

Sérgio, que bom que gostou dos textos postados. No Bacen, a área de informática é bastante desenvolvida, de forma a possuir setores responsáveis pelos mais variados assuntos. O próximo concurso do Bacen deverá ocorrer no início de 2014. Se for possível começar a estudar a partir de agora, pode ter certeza de que todo o conhecimento será acumulado.
Abraços

Unknown disse...

Oi, Marcelo,
Com relação ao seu post sobre o próximo concurso do BC provavelmente ocorrer em 2014, fiquei na dúvida, pois o representante da autarquia mencionou que um grande contingente estava prestes a se aposentar e o BC pensava em realizar concursos anualmente até 2014. Ou seja, em princípio, poderíamos esperar um concurso em 2011, em 2012 e mais um em 2013.
O que você acha?
Obrigada e um abraço,
Nicole

Marcelo Hirosse disse...

Nicole, você tem razão. Realmente muitos servidores irão se aposentar e o Bacen provavelmente realizará concursos anuais até que o quadro seja renovado, assim como faz o TCU. Bem lembrado.
Abraços

Unknown disse...

Ufa! :-)

Carlos disse...

Olá!
Muito bom mesmo este blog! Parabéns!
Marcelo, você sabe se há uma regularidade do intervalo de anos em que são realizados concursos para o BACEN?
Como disse, haverá nos próximos anos até 2014, mas e depois de 2014, você sabe de quanto em quanto tempo o BACEN realiza estes concursos?
Obrigado!

Carlos disse...

Ah... mais uma coisinha: Quais são as matérias básicas que sempre caem, que são gerais para todas as áreas do concurso?
Obrigado!

Marcelo Hirosse disse...

Carlos, obrigado pelo parabéns. A exceção será a realização desses concursos anuais. O normal é realizar concursos de 4 em 4 anos. Com relação às matérias cobradas, sugiro que leia os textos "Edital Bacen Analista 2009: Análise" e "Edital Bacen Técnico 2009: Análise" para sanar suas dúvidas.
Abraços

Unknown disse...

Boa tarde Marcelo!
Sou formada em economia e trabalho na área de auditoria há dois anos. Tenho interesse em fazer o concurso para a área de auditoria do Bacen e gostaria de saber se ha vagas nessa área em BH e quais as matérias especificas que preciso focar.
Obrigada.
Ana Eliza

Anônimo disse...

ola, meu nome Carina queria saber dentro do Bacen existe a area de comunicação e Marketing, tem como um técnico ser analista dentro do órgão, depois trabalhar de um certo tempo.
Sou estudante de Publicidade e Propaganda e tenho vontade trabalhar em um banco

Marcelo Hirosse disse...

Ana Eliza, infelizmente esse dado só o departamento de pessoal do Bacen possui. Não tenho conhecimento na área.

Carina, existe essa área, sim. Não existe mais o instituto da ascenssão, foi revogado. E só um detalhe: o Bacen não é um banco, mas um órgão administrativo.

Abraços

marcelo disse...

Boa noite, tenho algumas duvidas sobre a carreira de analista do banco central, se alguem puder me ajudar agradeço.

1- existe uma bonificacao no salario do analista em funcao de um titulo de mestrado ?, ouvi falar que existe uma remuneracao de 10% em cima do salario nominal e verdade?

2- como funciona a progressao de carreira , por exemplo a carreira tem varias classes a, b , c etc a progressao salarial é por tempo de servico ou por merito e avaliacoes.

Marcelo Hirosse disse...

Marcelo, não sou mais servidor do Bacen, mas posso opiniar a respeito de suas indagações. A princípio não acho que seja possível haver adicionais, pois os servidores do Bacen recebem por subsídio (parcela única). A progressão na carreira ocorre anualmente (entre os padrões)e, normalmente, há a necessidade de se capacitar para que haja a mudança de classe.
Abraços

Aninha disse...

Marcelo.
Adorei seu texto. Encontrei-o bem no momento que estava em dúvida. Passei em uma das escolas militares mais concorridas do país, mas não gostei das coisas que vi por lá e das práticas mantidas na escola. Então tive a coragem de acreditar que eu poderia ter algo melhor. Saí de lá. Quando sai confesso que fiquei muito mal, visto que aquele era meu sonho. Mas um amigo meu que é tec. do BACEN me incentivou a fazer concursos, segui o conselho dele. Passei em vários concursos de ens. médio até mesmo pra petrobrás(pretendo ficar lá durante a faculdade). E agora estou fazendo contábeis na federal de minha cidade. Vou pra o 2º semestre e já estou satisfeita com os concursos que passei. Mas quero começar a estudar o quanto antes pra um concurso de nível superior (que é o meu foco), porque está muito concorrido e quanto antes melhor. Aí dividi o conteúdo pra analista do BANCEN e aud. fiscal da receita, percebi que algumas matérias são iguais, no entanto cada um tem suas peculiaridades. Por isso sei que tenho que focar em um dos dois, pois se focar nos dois acho que tenho o risco de não passar em nem um. Queria sua opinião, confesso que acho a carreira de analista do BACEN muito atraente, estudei toda a parte do SFN pra concurso de banco e adorei, eu quero mesmo ser analista. Só que tem aquele imaginário popular como você mesmo citou de que o bom mesmo é a receita, a carreira na receita não me agrada tanto, mas todo mundo que faz contábeis quer fazer e isso acaba influenciando a gente. Gostaria da sua opinião quanto ao meu dilema, você acha vantajoso eu focar no concurso do BACEN? Eu me formo daqui a 3 anos, vou trabalhar e fazer faculdade durante este tempo, por isso acho que não vou dar conta de estudar pra 2 concursos disputadissimos. E estudando pro BACEN e no meio do caminho abrindo o edital pra receita será que dá pra estudar o que faltava? Qual o seu conselho?
Grata por sua gentileza.
Abraços.

Anônimo disse...

olá marcelo,meu nome é kelfen e estoi interessado no concurso do BACEN,sou formado em sistemas de informação,mas creio que nao tenho o perfil da área,mas cm a parte de titulos é mto importante,creio q fazer para a área 2 seja mais racional,pois perderei mtos pontos se optar por outra,mesmo se saindo bem nas provas,estou certo?teria algumas dicas de bibliografia nesta área? desde já agradeço. Abraço

Marcelo Hirosse disse...

Aninha, como citei no texto, hoje a diferença remuneratória é pequena entre as duas carreiras, sendo que o concurso do Bacen é mais fácil. A carreira de auditor da Receita tem mais status principalmente para você que está fazendo contábeis. Realmente não dá para pensar em dois concursos, você precisa focar em um e estudar/pensar 24h nele.

Kelfen, não sei dizer em qual área você poderia obter mais pontos em títulos. Dê uma olhada no edital e faça uma estimativa. Não conheço bibliografia nessa área que seja direcionada a concursos públicos.

Abraços

Anônimo disse...

Marcelo,
Gostaria de saber sobre o que acontece depois de aprovado no concurso do BACEN para analista. Vc sabe se a gente tem que arcar com os custos durante este curso? sabe o tempo que demora este curso? o nivel do mesmo e se~é dificil passar por ele? Eu estou interessado na área 5 devido à minha formação.
Grato.

Marcelo Hirosse disse...

Para a realização do curso de formação há o pagamento de um auxílio para os gastos básicos (alimentação, transporte...). O mais difícil é ser aprovado na prova teórica, a prova do curso de formação é mais tranquila.
Abraços

Anônimo disse...

Ola Marcelo, Parabens pelo blog.
Estou pensando seriamente em prestar o concurso do Bacen , caso abra em 2011.
Li o edital do ultimo concurso e nao consegui localizar a descricao exata de cada area..Deu pra ter uma nocao apenas pela materia que eh exigida em cada uma das areas..
Existe algum lugar onde eu possa encontrar essa informacao....
Obrigada Thalita Rodrigues

Unknown disse...

Marcelo,

Parabéns. Seu blog demonstra sua inteligência, simpatia e assertividade. E tem muitas informações que eu procurava, pois já comecei a estudar para o próximo concurso do BACEN. Sou analista judiciário do TJRJ há 10 anos e estou disposta a passar para o BACEN. É a área 4 que me interessa, já que tenho formação em Psicologia e Administração de Empresas, mas gostaria de saber se existem profissionais desta área atuando no Rio, onde gostaria muito de permanecer. Soube que por ser o BACEN carioca o mais antigo, é onde devem ocorrer mais aposentadorias... confirma?
Obrigada por sua generosidade com todos nós. Um abraço, Márcia

Unknown disse...

Marcelo,

Acabei de ver no site da cesgranrio que não houve lotação de analista área 4 aqui no Rio... Devo desanimar? Será que não existem profissionais da área 4 aqui ou não havia vagas só desta vez? Sabe se o DEPES funciona todo em Brasília ou existem braços do RH nas regionais? Agradeço mais uma vez sua atenção. Márcia

Marcelo Hirosse disse...

Thalita, obrigado pelos parabéns. Fiz um breve resumo ao final do texto "Edital Bacen Analista 2009: Análise" com a definição de cada área.

Márcia, obrigado pelas palavras. Infelizmente não sei como é feita a distribuição das vagas pelas praças. Já tentou ligar no DEPES em Brasília? Lá eles poderão te informar com precisão.

Abraços

Anônimo disse...

Marcelo , tenho uma duvida , qual curso eu teria que cursar na faculdade para ingressar no banco central ?

Cláudio F. de Deus disse...

Prezado Marcelo, boa noite! No último dia 02/03/11 fui à uma palestra na Academia do Concurso Púplico aqui no Rio, e achei muito interessante tanto a carreira de AFRF como a de analista do BACEN. Ganhei, por sorteio, nessa mesma palestra uma bolsa de 50% de desconto para usar em qualquer curso preparatório da ACP. Tanto uma carreira como a outra me são interessantes (levando-se em conta os vencimentos de ambas e a longo prazo possíveis ascenções internas), mas, termos de exigência das provas, de quantidade de matérias e nível de dificuldade das provas, gostaria que me orientasse sobre qual preparatório vc acha que eu poderia ingressar, sabendo-se que,de uma forma ou outra eu me dedicaria sempre, mas parece que chegar à vaga no BACEN é "menos dificil". Obrigado por contar com sua experência e ajuda!
Forte abraço!
Cláudio F. de Deus.

Cláudio F. de Deus disse...

OPS !! Esqueci de te informar. Minha formação é em engenharia eletrônica, se isso ajuda a se situar melhor em sua sugestão.
Obrigado novamente!
Cláudio F. de Deus.

Alexandra disse...

Parabéns pelo blog! Você saberia me explicar como funciona a aposentadoria para o servidor público que ingressou na carreira publica recentemente (2011)?
Obrigada Alexandra

Anônimo disse...

Marcelo, ainda não sou formado. Gostaria de saber se no concurso do BACEN existe algum cargo que está restringindo o nível superior e se apenas com o curso superior de tecnólogo eu posso ser empossado sem problemas.

Scheila disse...

Marcelo, gostaria de saber qual a área que possui maior número de vagas para São Paulo. Seria a área 3? Vou estudar para analista. Obrigada.

Anônimo disse...

Olá, Marcelo!!!
Bacana sua iniciativa de através deste blog ajudar aos que buscam uma carreira no serviço público.
Bem, tenho 48 anos, Economista e atuo como Gerente Geral de Agência Bancária, e tenho pensado, apesar da idade, em buscar uma vaga no serviço público. No caso o Bacen ou Tribunais. Moro no Rio e gostaria de ter orientação quanto ao curso e como estrururar os estudos. E uma dúvida mesmo entrando com essa idade para o serviço público, eu teria direito à aposentadoria integral? Saberia me informar? Abraços - Pedro

Marcelo Hirosse disse...

Pessoal, desculpem-me pela demora em respondê-los, fiquei impossibilitado de entrar no blog por um tempo.

Para ingressar no Bacen não há exigência de formação específica, pelo menos nas áreas gerais.

Cláudio F. de Deus, pensando no quesito facilidade de ingresso, o Bacen é uma boa escolha. Acredito que as atribuições também sejam menos complexas.

Alexandra, a aposentadoria se dá pela média aritmética das 80% maiores remunerações utilizadas para a contribuição da previdência social.

O cargo de analista exige nível superior e o de técnico nível médio. Se seu curso é reconhecido pelo MEC, será aceito, sim.

Scheila, infelizmente não sei te responder, como não estou mais no Bacen, não tenho conhecimento detalhado do número de vagas que será disponibilizado.

Pedro, no blog existem textos com dicas de estudo. A aposentadoria integral não mais existe. Somente aqueles que ingressaram antes de 2004 tem direito à citada modalidade. Atualmente a concessão se dá pela média aritmética das 80% maiores remunerações utilizadas para a contribuição da previdência social.

Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, desculpe te incomodar, mas creio que estou mais distante da aprovação no concurso de analista do Bacen do que qualquer outro candidato. Fiz faculdade de Gestão de RH, você acha que isso elimina minhas possibilidades? Pretendo me dedicar muito a este concurso

Marcelo Hirosse disse...

O curso de nível superior não tem relação direta com o estudo para concursos públicos. Desde que estude com foco, planejamento e determinação você alcançará seu objetivo.
Abraços

Anônimo disse...

Oi Marcelo tudo bem?
Gostaria de saber se quem tem superior tecnologo pode participar das vagas do bacen paranivel superior? Agradeço desde ja

Marcelo Hirosse disse...

Bom dia!

Seu diploma é reconhecido pelo MEC como de curso superior? Se for, não haverá problemas.

Abs

Ana Lúcia disse...

Boa tarde! Marcelo,
Parabéns pelo blog e por sua disposição em ajudar os concurseiros.
Sou formada em Turismo e estou em dúvida se faço concurso para o cargo de técnico ou de analista. Para os dois cargos devo optar por
qual área? Seria a área 1 a melhor opção?
Agradeço sua atenção,
Ana Lúcia

Marcelo Hirosse disse...

Ana Lúcia,

Obrigado pelos parabéns!
Não há como dar palpite, você precisa ler as atribuições de cada área para ver qual é a que mais lhe agrada. A maioria das áreas não exige formação específica.

Abs

Anônimo disse...

Sou da Petrobras e estou um pouco insatisfeito com a política da empresa.

Gostaria de fazer o concurso do Bacen para Analista de TI, poderia me informar um pouco sobre esta área, é só programação ou tem outras áreas de atuação também?

É possível um analista de TI depois de uns anos, mudar para área fim, ou necessita fazer concurso novamente?

Abraço

Felipe

Marcelo Hirosse disse...

Felipe,
Infelizmente não tenho informações acerca das áreas de TI do Bacen, pois não mais possuo vínculo com a citada autarquia.
Abs