terça-feira, 9 de junho de 2009

Quantitativo de vagas: mera ilusão

Uma comparação feita pelo colega Bruno em um comentário do texto "Resumo da minha trajetória de concurseiro" deixa claro que o quantitativo de vagas não deve ser visto como fator determinante na decisão sobre o local para o qual prestar determinado concurso.

No concurso do Bacen 2005, fiz a prova para a praça Brasília (35 vagas) e fiquei em 26º lugar, com um total de 213,69 pontos. Se tivesse prestado para a praça Belém (5 vagas), por exemplo, teria ficado em 2º lugar, já que as provas aplicadas foram as mesmas.

A quantidade de vagas não é um fator que possa ser analisado isoladamente. É preciso lembrar que a concorrência tem nível diferenciado de conhecimento e preparo de região para região.

O ideal, portanto, é prestar o concurso para sua cidade ou alguma próxima, pois é aí que você tem real conhecimento de seus concorrentes e já trilhado parte de sua história.

9 comentários:

Bruno Mozer disse...

Me sinto honrado de minha observação ter virado um post em seu blog Marcelo. Agradeço pela atenção. E os estudos continuam, um dia postarei aqui a minha vitória.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog MArcelo, continue ele por muito tempo.

Marcelo Hirosse disse...

Bruno, sua observação foi muito boa. Julguei ser interessante dividí-la com os demais colegas por meio de uma postagem. Obrigado.

Obrigado pelos parabéns. Apesar da falta de tempo, estou tentando não largar o blog de lado.

Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, sei que minha pergunta não tem nada a ver com o topico do forum, gostaria de saber a respeito de quais as apostilas vc me indicaria para complemento de meus estudos para os concursos do TCU e ANAC, amabos para vargo de nivel médio. Vestcon, OBlivros ou Opção?

Nellye disse...

Marcelo, muito obrigada por ter respondido ao meu e-mail. Te desejo de coração todo sucesso do mundo. Você é uma pessoa muito solidária e tem interesse real em estimular os outros. Tanto que mesmo após a aprovação, continua postando no blog matérias excelentes e muito esclarecedoras. A maioria pára de postar após a aprovação (talvez até por falta de tempo). Os blogs que mais gosto de ler é o seu e do Andolfato. Se alguém quiser me indicar outros blogs sobre assunto eu adoraria.
Uma ótima semana.

Marcelo Hirosse disse...

Dentre as apostilas que citou, prefiro a da OBlivros e, como alternativa, a da Vestcon.

Nellye, não há o que agradecer e obrigado pelas belas palavras. Realmente a falta de tempo é o que tem me deixado um pouco ausente.

Abraços

Lúcia disse...

Nellye, gostaria que vc enviasse o blog do Andolfato? Obrigada, Lúcia.

Guilherme disse...

Boa Marcelo.

Tenho uma dúvida. Vc disse que fez 213,69 pontos na prova de 2005. Quantas questões vc acertou p tirar essa nota. É que quero ter uma noção, pois pela forma de contagem dos pontos, fica meio difícil saber a quantidade de acertos.

Parabéns pelas aprovações e sucesso na sua vida.

Marcelo Hirosse disse...

Guilherme, não lembro ao certo quantas questões acertei na parte geral e na específica, mas no total foram 55 de 60. Vale lembrar que a banca examinadora será diferente, o que muda tudo.
Abraços