Estas duas palavras, concursando e concurseiro, têm sido usadas indiferentemente, mas rigor têm significados distintos, porque a escolha do sufixo influi semanticamente na palavra derivada. Lembre-se de que semântica é o estudo dos significados.
O sufixo eiro, além de outros valores semânticos, é usado para designar profissão, como nos vocábulos barbeiro, pedreiro, sapateiro, costureiro...
A terminação ndo, formadora do gerúndio, traz uma idéia de processo ou estágio momentâneo, temporários, não definitivos. Educando significa quem está em processo de educação, vestibulando é quem se prepara para passar no vestibular, e ambos os substantivos, por derivados do gerúndio, designam uma fase, um período transitório na vida do cidadão, como formando e doutorando.
Um artigo interessante foi publicado na revista Veja, em dezembro de 2007, de autoria de Stephen Kanitz, dizendo que nos deveríamos chamar brasilianos e não brasileiros, com base nesse mesmo raciocínio, e o autor está absolutamente correto porque, no início de nossa colonização, brasileiro era a profissão de quem extraía, transportava, industrializava ou comercializava o então novo e valioso produto conhecido pelo nome de pau-brasil.
Se alguém escolhe como profissão preparar-se para concurso(s), deve chamar a si mesmo de concurseiro, mas se decide que preparar-se para concurso(s) é apenas uma fase de sua vida e deseja que ela seja curta, deve intitular-se concursando.
Nem sempre a escolha do nome determina o destino do nomeado - eu mesmo tive um amigo de escola chamado Hércules que era o mais raquítico dentre todos os colegas de todas as turmas -, contudo vem sendo muito divulgado pela neurolinguística que escolher e pronunciar com frequência palavras positivas e alegres constitui-se num fator importante para a vida se tornar melhor, ou sorte se mostrar mais benfazeja.
E você? Agora, como se batiza? Concursando(a) ou consurseiro(a)?
Fonte: http://www.vestcon.com.br
7 comentários:
Marcelo,
Parabéns pelo blog!
Sou formada em administração e não tenho experiência em concursos. Que matérias você poderia me indicar a estudar que normalmente coicidem nos concursos da área?
Obrigada!
Ei Marcelo! Eu sempre falei que era concurseira, mas depois do seu texto... agora sou concursanda! hehe. Grande abraço.
Sophia, obrigado pelos parabéns. Não tenho conhecimento acerca dos concursos da área de Administração. Você pode começar, porém, pela parte geral: Direito Constitucional, Direito Administrativo e Português. Para dicas de bibliografia, sugiro que leia o texto "Bibliografia".
Hélida, acredito que boa parte de nós seja concursando, pois presta concurso somente até ser aprovado.
Abraços
Vendo sua historia me parace conto de fadas. Um sonho distante e muitas vezes frustante.
Meus parabens pela brilhante carreira, sou orgulhosa de vc, espero que tb um dia eu alnaçe esse sonho.
Abraços,
Vera
Vera, obrigado pelos parabéns. Lute com garra e determinação que sua hora também chegará.
Abraços
Marcelo, tendo em vista este texto, que tal modificar ali ao lado o seu recado para nós chamando-nos prezados "concursandos"? Obrigada!
Renata, ótima observação. O texto já foi alterado.
Abraços
Postar um comentário