terça-feira, 19 de junho de 2012

Coaching para concursos públicos

Minha preparação para concursos públicos se iniciou em 2005 e com 1,5 meses de estudo realizei meu primeiro concurso, o da CAESB, para o cargo de Técnico em Telecomunicações, no qual fui aprovado em 2º lugar. Estava à época estudando para o concurso de Técnico do BACEN. Um mês depois, ou seja, com 2,5 meses de estudo, realizei a prova da mencionada autarquia e fui aprovado em 26º lugar.

Já em 2008, após a conclusão do ensino superior - no final de 2006, decidi prestar um concurso para Analista e escolhi como alvo o STJ. Assim que saiu o edital iniciei meus estudos e em 2,5 meses realizei a prova. Aproveitei a oportunidade e também prestei o concurso de Técnico Judiciário. Como resultado, fui aprovado em ambos, sendo que no cargo de Analista Judiciário - Área Administrativa fiquei classificado em 5º lugar.

Após a aprovação nos mencionados concursos, utilizando pouco tempo de estudo (vide pasta "Entrevistas e Depoimentos"), e mais de três anos de blog, disseminando conhecimento e ajudando aqueles que lutam pelo ingresso no serviço público, resolvi desenvolver o trabalho de coaching para concursos públicos e assim poder ensinar técnicas de estudo e ajudar o candidato a trilhar seu caminho sempre envolvido pelo, por mim apelidado, "tripé do sucesso": foco, planejamento e determinação.

Coaching, na definição apresentada pela Wikipédia, "é um processo definido como um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar as metas de curto a longo prazo através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades.".

O Coach de concursos públicos, em outras palavras, é o profissional que trabalha diretamente com o candidato, buscando auxiliá-lo em sua preparação para o concurso público, otimizando o tempo de estudo e identificando os erros e dificuldades neste processo.

Minha proposta abrange os seguintes serviços:
- Orientação quanto à tomada de decisões;
- Análise de edital;
- Indicação de material;
- Planejamento do estudo;
- Orientação quanto à(s) forma(s) de estudar;
- Controle de resultados;
- Acompanhamento do coachee;
- Acompanhamento do concurso;
- Apoio motivacional;
- Auxílio para elaboração de recursos.

Caso tenha interesse em obter detalhes sobre o coaching para concursos públicos, favor enviar e-mail para contato@marcelohirosse.com.br. Se for de sua preferência, deixe seu comentário após o texto que o responderei com a maior brevidade possível.

Nenhum comentário: