terça-feira, 28 de julho de 2009

Concurso do Banco Central AUTORIZADO

GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA No- 211, DE 27 DE JULHO DE 2009

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso de suas atribuições, e tendo em vista a delegação de competência prevista no art. 2º do Decreto No- 4.175, de 27 de março de 2002, resolve:

Art. 1º Autorizar a realização de concurso público para o provimento de trezentos e cinquenta cargos de Analista do Banco Central do Brasil e de cento e cinquenta cargos de Técnico do Banco Central do Brasil, da Carreira de Especialista do Banco Central do Brasil de que trata a Lei no 9.650, de 27 de maio de 1998.
Parágrafo único. O provimento dos cargos a que se refere o caput dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, condicionada à declaração do respectivo ordenador de despesa sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

Art. 2º A responsabilidade pela realização do concurso público será do Diretor de Administração do Banco Central do Brasil, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outro ato administrativo.

Art. 3º O prazo para publicação de edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado da data de publicação desta Portaria.

Art. 4º A realização do concurso público deverá observar o disposto na Portaria MP No- 450, de 6 de novembro de 2002.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

PAULO BERNARDO SILVA

35 comentários:

Bruno Mozer disse...

Melhor notícia do Ano! Enfim, Bacen.
Vamos à luta!

Ester disse...

Com certeza a melhor notícia do ano sim rs :)

Gustavo disse...

Dizem que as vagas vão ser principalmente pra DF, SP e RJ...
Agora concurso é só pra essas regiões...

Plat disse...

Oi acabei ler seu blog legal espero que tenha a mesma sorte e competência que vc continue sempre assim são pessoas como vc que incentivam aos demais abraço.

Luis Mendes disse...

Olá Marcelo! Primeiramente meus parabéns pelo blog. Cara com essa portaria sendo publicada agora você acha, sinceramente, que ainda dá tempo de estudar pra técnico? Um abraço.

Leonardo disse...

Ester,
do ano? Bota mais uns anos aí... Tem mta gente esperando tem tempo =))

Le Diplomatique BR disse...

Qual a banca? Alguém sabe?

abraços!

Marcelo, você poderia lançar umas dicas básicas para quem está começando a estudar para as provas do BACEN?

:)

wellington

Marcelo Hirosse disse...

Bruno, Ester e Leonardo, pode até ser a melhor notícia deste ano. Mas com certeza a melhor do ano que vem será a aprovação de todos vocês.

Gustavo, geralmente o lugar com maior número de vagas é Brasília. Tudo depende do número de vacâncias, assim como nas outras praças.

Plat, fico feliz por estar ajudando.

Luis, eu comecei a estudar para o Bacen dias antes de sair o edital, sendo que nunca havia estudado para concursos. Portanto é possível, sim. Claro que depende do quão determinado você estiver.

Wellington, ainda não foi definida a banca. Fica difícil dar dicas, já que tudo depende de quem elaborará a prova.

Abraços

Plat disse...

ai meu brother vc poderia indicar um livro bala para este concurso vi alguns mais pareçe sempre seguir a mesma linha eu tenho o tecnico do degrau volume 7 mais exercicos volume 2 abraçooo...

Marcelo Hirosse disse...

Plat, fica difícil indicar algum livro, pois o edital ainda não saiu. Mas você pode encontrar algumas dicas no texto "Bibliografia".
Abraços

Plat disse...

valeu brother vou dar uma pesquisada tenha um bom final de semana abraço

Anônimo disse...

Marcelo voce saberia me dizer mais ou menos qtos acertos tiveram as pessoas que passaram no concurso para técnico em 2005?

Marcelo Hirosse disse...

Conseguiu entrar quem acertou no mínimo 88% da prova. Mas é bom lembrar que a organizadora foi a FCC. Tudo depende da banca examinadora.
Abraços

Anônimo disse...

MARCELO, tudo bem?
Gostaria de fazer uma breve pergunta.
Como ainda estou cursando engenharia, estarei formado apenas no final de abril de 2010. Caso eu passe na prova de Analista do BC, será que corro grandes riscos de não poder exercer o cargo por não possuir o ensino superior completo?

Abraços!

ALBERT

Marcelo Hirosse disse...

Albert, a prova deverá ser aplicada daqui a aproximadamente 5 meses e meio e a posse deverá ocorrer 4 meses após a prova. Acredito, portanto, que você estará formado até lá.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, acho que desta vez vai dar Cespe para aplicar Bacen 2009, e creio que vão cobrar conhecimentos bancarios. O que vc acha?

Marcelo Hirosse disse...

Acredito que seja CESPE ou ESAF. Quanto à matéria "conhecimentos bancários", acredito que não seja cobrada, pois seu conteúdo não é utilizado na maioria das atividades do Bacen.
Abraços

Unknown disse...

Oi, Marcelo!
Primeiramente, parabéns pelo blog e muito obrigada por se dar ao trabalho de apoiar as pessoas que querem prestar concursos públicos.
É a primeira vez que penso em prestar um concurso público, e o seu blog foi um achado precioso com que me deparei ao pesquisar concursos na Internet!
Sou bacharel em Jornalismo pela USP, e meu forte é inglês e português. Queria me candidatar a uma vaga no Bacen. Será que você poderia me indicar um curso preparatório em São Paulo (capital)? Eu precisaria de reforço nas áreas de Direito, Economia e Exatas...
Outra dúvida que tenho é se há limite de idade para se candidatar.
Muito obrigada!
Nicole

Marcelo Hirosse disse...

Nicole, obrigado pelos parabéns e não há o que agradecer. Infelizmente não conheço cursos preparatórios em SP. Para tomar posse a idade mínima é de 18 anos e a máxima 69 anos.
Abraços

Unknown disse...

Oi de novo, MArcelo!
Muito obrigada pela sua resposta. A boa notícia é que ainda tenho idade pra isso!!! :-)
Um grande abraço,
Nicole

Marcelo Hirosse disse...

Nicole, que bom que você ainda possa ingressar no Serviço Público. Vá à luta, portanto.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, analise comigo, por favor: trabalho de 10 às 18 num banco(não, ainda não é o BACEN)e depois de 19 às 22 em escola pública. Levando em consideração as atividades paralelas (filhos, família, etc), tenho apenas umas 3 horas por dia de estudo. Sendo assim, sabendo que no concurso anterior foram umas 13 disciplinas para analista, vc acredita que seria uma melhor escolha pra mim, nesse momento concorrer para técnico ao invés de analista, devido ao pouco tempo de estudo versus conteúdo a ser aprendido?

Veja o seu caso, por exemplo: tecnico, depois Anlista. Mas, cada caso é um caso, claro.

Obrigado!

Roger

Anônimo disse...

Marcelo, à respeito do post acima, o que vale lembrar, é aquele velho ditado: "Mais vale um pássaro na mão....". Correto?

Minha preocupação, é que não tendo muito tempo, como outros que além do memso, dipões de uma excelente infra-estrutura (cursinhos, etc), possa estar arriscando em estudar conteúdos que vão muito além do meu conhecimento. Sou formado em Matemática. Matérias como Macro e Micro-economia não seriam um tanto quanto complexas, mas o conteúdo é extenso diante do tempo que temos. Esse concurso deve ser no pirmeiro trimestre de 2010. Isso é pouco tempo.

Por outro lado. Levando-se em consideração o quantitativo de vagas a ser oferecida para os cargos, talvez analista seja uma boa pedida por causa da concorrência ser menor.

Obrigado.

Roger

Anônimo disse...

Marcelo, tudo bom? Aqui é o Albert de novo fazendo mais uma nova pergunta. Como vc já deve perceber, frequento muito o seu blog e gostaria desde já agradecer pelo seu excelente trabalho neste blog de concursos público. Realmente ele é muito informativo.
Cara, eu queria desabafar um pouco aqui com vc, mesmo publicamente para expor meu caso.
Eu estou para me formar em Abril/2010 numa boa faculdade - engenharia na USP, só que desde então, já tive 2 anos de contato com a iniciativa privada via estágios e posso concluir com certa segurança que não me agrada a idéia de trabalhar em uma empresa privada.
Como sou jovem e meus pais me sustentam, percebi que o concurso do BACEN pode ser uma grande oportunidade na minha vida, principalmente pelo cargo de analista ter uma expressiva remuneração inicial - o que me permite fazer meu "pé de meia" que tanto desejo...
Bom, chega de chorar e fazer uma pergunta, hehe..
A minha pergunta é a seguinte: parece que o concurso ocorrerá dentro de 5 meses ... portanto, será possível estudar para analista do BACEN em tão pouco tempo? Eu tive uma boa base matemática, estatística e lógica na faculdade e até um pouco de macroeconomia. Creio que neste ano terei tempo de dedicar 30 horas/semana, já que tenho algumas disciplinas pesadas a cumprir na poli-usp.
Bom é isso ae.
Agradeço por toda ajuda e pelas valiosas informações!
Abraços!

Albert

Marcelo Hirosse disse...

Roger, você precisa definir qual é sua prioridade. É se tornar um servidor, independentemente do cargo, ou entrar em um cargo específico? Quando prestei o concurso do Bacen, eu fiz com o intuito de me tornar servidor público. Já no concurso do STJ, meu objetivo foi em tornar um Analista.

Albert, não há o que agradecer. É o que eu sempre digo: tudo é possível, desde que você tenha FOCO, PLANEJAMENTO e DETERMINAÇÃO. Estudei aproximadamente 2,5 meses para o concurso do Bacen e o mesmo tempo para o do STJ. Sugiro que você faça um cursinho para manter um ritmo constante nos estudos.

Abraços

Anônimo disse...

Marcelo,

Quais matérias vc estudaria para Analista do BACEN até a divulgação do EDITAL?

Abraços.

Albert (de novo, rs)

Marcelo Hirosse disse...

Albert, foque nas matérias gerais, como: Direito Constitucional, Direito Administrativo e Português. Assim que sair o edital, foque nas específicas.
Abraços

Super Lana disse...

hehehe..melhor noticia do ano

aora estudar pra valer..


to super anciosa a espera do edital

Venha logo!!!!

BONS ESTUDOS A TODOS!!!

Juliana Matos disse...

Caro Marcelo Hirosse,
se vc puder sanar uma dúvida minha, ficarei muito grata. Quem é classificado para o cargo de técnico trabalha dentro da unidade fixa para qual foi classificado ou tem que fazer várias viagens à trabalho para outros estados e/ou cidades? É que tenho visto muitos concursos onde a pessoa tem de ficar viajando durante a maior parte do tempo. Nunca tomei conhecimento de esse tipo acontecer no BC. Obrigada e aguardo resposta.

Juliana Matos

Quessia disse...

oi marcelo gostaria de saber se para prestar concurso para tecnico do bacen é necessario ter CNH?
gostaria de saber tbm se vc tem materia sobre teoria e normas de segurança caso tenha mande para o meu email obrigado

Marcelo Hirosse disse...

Lana, pode esperar que o edital sairá até o final do ano.

Juliana, a grande maioria das pessoas trabalha localmente. Há outras que viajam constantemente. Você poderá fazer sua escolha.

Quessia, essa questão da CNH já foi bastante discutida no texto "Bacen 2009 - Área de Segurança". Sugiro que dê uma lida nos comentários. Estou postando aos poucos no blog os materiais que possuo.

Abraços

Daniele Ribeiro disse...

Marcelo, sua história é muito motivadora e mostra muita determinação. Estou estudando desde o ano passado pra concursos e no início desse ano fiz cursinho pra Tecnico do Bacen num melhores cursos aqui da minha cidade e me dediquei pra valer. Mas conforme o tempo passou, relaxei e comecei a trabalhar (meu primeiro emprego), meu namorado (concurseiro) me desestimulou a trabalhar pois meu pai paga meus estudos e eu tinha tempo de sobra pra me dedicar, mas eu teimei! Sou temporária do IBGE e penso seriamente em sair pra me dedicar pra valer enquanto ainda dá tempo. Achei q poderia conciliar os dois, mas o trabalho é cansativo e não estou tendo ânimo pra estudar. Se fosse pra cursar superior seria na área de letras ou afins. O que vc faria, se estivesse no meu lugar? Outra coisa: vc não se arrependeu de ter abandonado o sonho de ser professor?
Seu comentário sobre o fato dos técnicos serem menosprezados em relação aos analistas tbm me desmotivou um pouco, além disso tenho medo de entrar e não gostar do trabalho administrativo, extremamente burocrático.

Por favor, responda meu comentário, estou precisando de uma orientação.

Marcelo Hirosse disse...

Daniele, isso depende de cada um. Eu sempre trabalhei e estudei ao mesmo tempo. Na época do concurso do Bacen, eu trabalhava, cursava a graduação e fazia cursinho preparatório para Técnico. A aprovação é fruto da determinação. Não é a quantidade de horas livres que faz a diferença, e sim como elas são aproveitadas. Acredito que pelo Subsídio e pela experiência que você poderá adquirir, vale a pena, sim, ser Técnico do Bacen. Imagine isso como um degrau de sua vida.
Abraços

Filipe disse...

Oi Marcelo, estou no 3º ano do ensino médio e quero entrar na faculdade no inicio do ano que vem. Porém quero também fazer o concurso do Bacen, pois é uma ótima oportunidade que não quero deixar passar. Queria saber se, caso eu passar no concurso, eu poderia fazer faculdade ao mesmo tempo, mesmo se o curso for de período integral (o curso que eu quero fazer é engenharia civil).
Deixando mais claro,queria saber se órgãos federais liberam universitários concursados para poderem fazer faculdade.
Obrigado!!!

Marcelo Hirosse disse...

Filipe, caso você esteja cursando a graduação, terá direito a um horário especial, desde que cumpra a carga horária exigida, que no caso é de 8 horas/dia. Claro que na disponibilidade do órgão. Você não poderia, por exemplo, trabalhar após às 21h.
Abraços