quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Edital Bacen Analista 2009: Análise

BANCA EXECUTORA: Fundação Cesgranrio

PRIMEIRA ETAPA:

- Provas objetivas, de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório; - Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório;
- Sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório (a ser feita pela banca examinadora). (Creio que não será observado, nesta sindicância, se há registros do canditado no SPC ou Serasa, visto que o Banco Central não é um banco propriamente dito, e sim uma autarquia meramente administrativa e regulatória, mas tão somente o que consta no edital, a saber:
--Certidão dos setores de distribuição dos foros criminais da Justiça Federal, Estadual, Militar e Eleitoral dos lugares em que tenha residido nos últimos cinco anos;
--Folha de antecedentes da Polícia Federal e da Polícia dos Estados nos quais residiu nos últimos cinco anos, expedida no máximo há seis meses;
--Declaração firmada pelo candidato, da qual conste não haver sofrido condenação definitiva por crime ou contravenção, nem penalidade disciplinar no exercício de função pública qualquer, ou, em caso contrário, que conste notícia clara e específica da ocorrência e os esclarecimentos pertinentes;
--Relação de endereços onde residiu e nome/CNPJ de empresas onde tenha trabalhado (no caso de órgãos públicos citar os nomes dos órgãos e os setores) nos últimos cinco anos;
--Cópias dos documentos de identificação (de todas que possuir) e CPF. No caso de impossibilidade de entrega de alguns desses documentos por motivo de perda, o candidato deverá apresentar o boletim de ocorrência policial; Relação com nome, identidade e CPF de cônjuge ou companheiro(a) e eventuais ex-cônjuge(s) ou ex-companheiros(as); e
--Declarações de autoridades do serviço público, de profissionais liberais ou professores universitários que tenham tido contato com o interessado, somando no mínimo três declarantes, que atestem a idoneidade moral e o correto comportamento social do candidato.)

SEGUNDA ETAPA:

- Programa de capacitação, de caráter eliminatório.

O candidato poderá ser eliminado nas provas objetivas e discursiva, na sindicância de vida pregressa e no programa de capacitação (posso afirmar que as avaliações deste programa são bastante simples quando comparadas à prova do concurso)

As provas serão realizadas nas dez capitais onde o Bacen está presente: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Proto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A distribuição dos candidatos selecionados pelos diversos componentes organizacionais, a critério do Banco Central, levará em conta a Área de Conhecimento para a qual o candidato foi selecionado, assim como a adequação entre os perfis demandados pelas unidades e os perfis técnicos apresentados pelos candidatos. (O Bacen vem tentando implantar aos poucos uma política de Gestão por Competências)

REQUISITO ESPECÍFICO:

Diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, em qualquer Área de Conhecimento. (Isto é: Independentemente da área escolhida, será aceito qualquer diploma em nível de graduação)

DAS ATRIBUIÇÕES DO CARGO:

I - formulação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos relativos a:
a) gestão das reservas internacionais;
b) políticas monetária, cambial e creditícia;
c) emissão de moeda e papel-moeda;
d) gestão de instituições financeiras sob regimes especiais;
e) desenvolvimento organizacional; e
f) gestão da informação e do conhecimento;
II - gestão do sistema de metas para a inflação, do sistema de pagamentos brasileiro e dos serviços do meio circulante;
III - monitoramento do passivo externo e a proposição das intervenções necessárias;
IV - supervisão do Sistema Financeiro, compreendendo:
a) organização e a disciplina do sistema;
b) fiscalização direta dasinstituições financeiras e das demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil;
c) monitoramento indireto de instituições financeiras, de conglomerados bancários, de cooperativas de crédito, de sociedades de crédito ao micro-empreendedor, de administradoras de consórcio, de agências de fomento, de demais entidades financeiras independentes e de conglomerados financeiros que não possuam entre suas empresas bancos de qualquer espécie;
d) prevenção de ilícitos cambiais e financeiros;
e) monitoramento e análise da regularidade do funcionamento das instituições sujeitas à regulação e à fiscalização do Banco Central do Brasil;
f) proposta de instauração de processo administrativo punitivo aplicado às instituições sujeitas à regulação e à fiscalização do Banco Central do Brasil; e
g) análise de projetos, de planos de negócio e de autorizações relacionadas ao funcionamento de instituições sujeitas à fiscalização do Banco Central do Brasil;
V - elaboração de estudos e pesquisas relacionados a:
a) políticas econômicas;
b) acompanhamento do balanço de pagamentos;
c) desempenho das instituições financeiras autorizadas a funcionar no País; e
d) regulamentação de matérias de interesse do Banco Central do Brasil;
VI - formulação e proposição de políticas, diretrizes e cursos de ação relativamente à gestão estratégica dos processos organizacionais;
VII - fiscalização das operações do meio circulante realizadas por instituições custodiantes de numerário;
VIII - elaboração de relatórios, pareceres e de propostas de atos normativos relativos às atribuições previstas neste artigo;
IX - realização das atividades de auditoria interna;
X - elaboração de informações econômico-financeiras;
XI - desenvolvimento de atividades na área de tecnologia e segurança da informação voltadas ao desenvolvimento, à prospecção, à avaliação e à internalização de novas tecnologias e metodologias;
XII - desenvolvimento de atividades pertinentes às áreas de programação e execução orçamentária e financeira, de contabilidade e auditoria, de licitação e contratos, de gestão de recursos materiais, de patrimônio e documentação e de gestão de pessoas, estrutura e organização;
XIII - representação do Banco Central do Brasil junto a órgãos governamentais e a instituições internacionais, ressalvadas as competências privativas dos Procuradores do Banco Central do Brasil;
XIV - atuação em outras atividades vinculadas às competências do Banco Central do Brasil, ressalvadas aquelas privativas dos Procuradores do Banco Central do Brasil.

DAS ÁREAS DESTE CONCURSO:

ÁREA 1:

-Vagas (Ampla concorrência): 47
-Vagas (Portadores de deficiência): 3

ÁREA 2:

-Vagas (Ampla concorrência): 47
-Vagas (Portadores de deficiência): 3

ÁREA 3:

-Vagas (Ampla concorrência): 114
-Vagas (Portadores de deficiência): 6

ÁREA 4:

-Vagas (Ampla concorrência): 57
-Vagas (Portadores de deficiência): 3

ÁREA 5:

-Vagas (Ampla concorrência): 38
-Vagas (Portadores de deficiência): 2

ÁREA 6:

-Vagas (Ampla concorrência): 28
-Vagas (Portadores de deficiência): 2

DAS VAGAS:

A divulgação das vagas por praça de lotação ocorrerá até a data da divulgação do Edital de Convocação dos candidatos para participação na Segunda Etapa deste concurso.

Na oportunidade de matrícula no Programa de Capacitação, os candidatos farão opção pela praça, obedecida a rigorosa ordem de classificação obtida na Primeira Etapa deste concurso e, ainda, o número definitivo de vagas, por Área de Conhecimento, para suas respectivas praças. (Isto vem ratificar o que eu disse no texto "Banco Central 2009: concurso nacional")

DA REMUNERAÇÃO DO CARGO:

-Subsídio inicial: R$ 12.960,77.
-Subsídio final (após 13 anos de progressão na carreira): R$ 18.478,45.

DAS INSCRIÇÕES:

-Taxa: R$ 110,00.
-Período: 26/11/2009 a 16/12/2009.
-A inscrição deverá ser efetuada no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br/).
-Ao inscrever-se, o candidato deverá indicar no Formulário de Inscrição via Internet o Código da Opção de Cidade onde deseja realizar as provas e a Área de Conhecimento à qual deseja concorrer, conforme tabela constante da barra de opções do Formulário de Inscrição via Internet. (Como já ressaltado, não há a opção de escolha da praça onde se pretenda trabalhar, visto que o concurso será nacional)

DAS PROVAS DA PRIMEIRA ETAPA:

-Conhecimentos Gerais (objetiva) - 60 questões - Peso 1 - Valor Ponderado da Prova: 90
-Conhecimentos Específicos (objetiva) - 45 questões - Peso 2 - Valor Ponderado da Prova: 180
-Discursiva - Peso 2 - Valor Ponderado da Prova: 180

As questões objetivas serão de múltipla escolha com 5 itens em cada uma.

Será habilitado o candidato que tenha obtido, cumulativamente:
a) no mínimo, nota padronizada igual a 30 (trinta) na prova de Conhecimentos Gerais;
b) no mínimo, nota padronizada igual a 40 (quarenta) na prova de Conhecimentos Específicos;
c) no mínimo, somatório das notas padronizadas das provas de Conhecimentos Gerais e Específicos igual a 90 (noventa); e
d) no mínimo, nota padronizada igual a 40 (quarenta) na prova discursiva.
(Esta nota padronizada depende do número de acertos do candidato, da média de acerto do grupo e do desvio padrão)

DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS:

-Data de realização: 31/1/2010.
-Período: matutino (provas de conhecimentos gerais e discursiva) e vespertino (prova de conhecimentos específicos).
-Duração: 4 horas em cada período.

DA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS:

O valor máximo de pontos que poderá ser obtido na avaliação de títulos será 25 (vinte e cinco), na área 1, e 30 (trinta), nas demais áreas.

DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO:

-Duração aproximada: 120 horas.
-Durante o Programa de Capacitação, o candidato fará jus a auxílio financeiro, na forma da legislação vigente à época de sua realização, sobre o qual incidirão os descontos legais, ressalvado o direito de optar pela percepção do vencimento e das vantagens do cargo efetivo, no caso de ser servidor da Administração Pública Federal.
-As despesas decorrentes da participação em todas as Etapas e procedimentos deste concurso de que trata este Edital, inclusive no Programa de Capacitação, correrão por conta dos candidatos. (Resumindo: quem mora fora de Brasília deverá arcar com os custos do deslocamento. No entanto, todos receberão auxílio financeiro com valor não definido no edital)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

CONHECIMENTOS GERAIS (comum a todas as áreas):

-Língua Portuguesa;
-Direito Constitucional;
-Direito Administrativo;
-Sistema Financeiro Nacional;
-Macroeconomia;
-Microeconomia;
-Raciocínio Lógico-Quantitativo;
-Língua Inglesa.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (ÁREA 1):

-Noções gerais sobre computadores e sistemas computacionais;
-Ambientes operacionais corporativos e infraestrutura de servidores;
-Segurança da informação;
-Redes de computadores;
-Bancos de dados corporativos;
-Gerência de projetos;
-Métricas de software;
-Engenharia de software;
-Modelagem de processos de negócio;
-Acessibilidade e engenharia de usabilidade;
-Portais corporativos;
-Desenvolvimento;
-Testes;
-Gestão e recursos informacionais - conceitos;
-Soluções de suporte à decisão.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (ÁREA 2):

-Operações bancárias e contabilidade de instituições financeiras;
-Estatística;
-Econometria;
-Finanças;
-Macroeconomia;
-Microeconomia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (ÁREA 3):

-Operações bancárias e contabilidade de instituições financeiras;
-Supervisão de instituições financeiras;
-Direito Administrativo;
-Direito Comercial;
-Direito Penal;
-Estatística;
-Finanças;
-Auditoria Governamental.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (ÁREA 4):

-Organizações;
-Estratégia e planejamento;
-Modelagem de processos de negócio;
-Comunicação;
-Estatística.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (ÁREA 5):

-Organizações;
-Matemática financeira;
-Contabilidade;
-Auditoria;
-Logística;
-Infraestrutura;
-Arquivologia.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (ÁREA 6):

-Organizações;
-Administração Financeira e Orçamentária;
-Direito Civil;
-Direito Processual Civil;
-Direito Empresarial;
-Legislação Específica.

A classificação de cada área não foi clara no edital, porém analisando o conteúdo que será cobrado nas provas, sugiro a seguinte descrição:
-ÁREA 1 - Informática (Unificaram as duas primeiras áreas do edital anterior);
-ÁREA 2 - Economia (Geral);
-ÁREA 3 - Economia (Área ligada a Controle e Gestão);
-ÁREA 4 - Administrativa (Geral);
-ÁREA 5 - Administrativa (Os aprovados nesta área possivelmente serão lotados no Departamento de Material e Patrimônio);
-ÁREA 6 - Direito (Os aprovados nesta área possivelmente trabalharão com os procuradores).

A tão falada área de Segurança, que citei no texto "Bacen 2009 - Área de Segurança" de 5 de março de 2009, não foi criada para o cargo de Analista, porém ouvi dizer que há 3 vagas no Departamento de Segurança a serem preenchidas por aprovados da área 4 (Administrativa - Geral).
Para finalizar, sugiro que leiam o texto "Analista do Banco Central ou Auditor- Fiscal da Receita Federal?", da pasta "Banco Central", haja vista a realização da prova de Auditor-Fiscal da Receita no último final de semana e a de Analista do Bacen em janeiro próximo.

18 comentários:

[Paulo Eduardo] disse...

Olá Marcelo, bom dia.

Ja fiz a inscrição no primeiro dia, ja esta pago e agora é só aguardar a entrega do cartão de inscrição com os dados e enfim ja estou estudando. Tenho 2 duvidas básicas:

1- O meu curso é de nivel superior, porém aqueles de 2 anos, mas devidamente reconhecido pelo MAC e registrado o diploma também, fiz na UMC - São Paulo. Tem alguma restrição ou serve esse curso para o pós prova, caso eu seja aprovado.

2- O que é exatamente essa avaliação de titulos? eles vão ver se eu fiz realmente o curso de nivel superior e o que eu sei mesmo sobre o que fiz ou como é?

bom é isso. Desde ja agradeço e seu blog é muito bom, venho acompanhando ele desde outubro, quando fiquei sabendo do concurso e quando comecei a pesquisar sobre o mesmo.

Abraço!

Anônimo disse...

A pergunta q não quer calar: ficar no TRE (analista) ou ir pro Bacen (analista)? Fiodor

Unknown disse...

Gostei muito do blog, não costumo frequentar muitos blogs, esse será o primeiro que adicionarei nos favoritos.

Porém, fiquei com certa dúvida com relação à parte de remunerações que você citou:


DA REMUNERAÇÃO DO CARGO:

-Subsídio inicial: R$ 12.960,77.
-Subsídio final (após 13 anos de progressão na carreira): R$ 18.478,45.


Comecei a estudar pra concurso tem 2 meses, porém, pelo que aprendi, quem recebe subsídio não são apenas os agentes políticos?

Parabéns pelo blog e também por ter passado no STJ que é um dos meus sonhos de carreira e se tudo der certo vou pra lá também hehe.

Marcelo Hirosse disse...

Paulo, se seu curso é reconhecido pelo MEC em nível de graduação, deverá ser aceito, sim. A avaliação de títulos serve para beneficar as pessoas que tenham mais especializações na área em que estão prestando o concurso. Basta olhar o edital e verificar, na sua área, quais títulos valem pontos. Obrigado pelo elogio.

Fiodor, o TRE é federal? Em outras palavras, vai se beneficiar do novo PCS do judiciário? Caso seja, eu ficaria no judiciário, pois a diferença salarial não será tão grande e a qualidade de vida (7h/dia) não tem preço.

Kobold, algumas carreiras de Estado passaram a receber por subsídio e a tendência é que todas as outras também recebam. Obrigado pelos parabéns.

Abraços

Anônimo disse...

Olha só o q saiu na Intranet do BC... vamo que vamo


ANALISTA
INSCRITOS VAGAS CAND./VAGA
ÁREA 1 - Informática 10.680 50 213,60
ÁREA 2 – Política Econômica 7.294 50 145,88
ÁREA 3 – Contabilidade e Finanças10.252 120 85,43
ÁREA 4 – Administração 13.425 60 223,75
ÁREA 5 – Logística e Infra 5.659 40 141,47
ÁREA 6 – Análise Processual 7.437 30 247,90


TÉCNICO
ÁREAS INSCRITOS VAGAS CAND./VAGA
ÁREA 1 - Técnico Administrativo 143.201 75 1.909,34
ÁREA 2 – Segurança Institucional 46.453 75 618,37

Anônimo disse...

Uma dúvida ainda quando ao curso superior:

Na avaliação de títulos, pedem graduação Plena. Curso de tecnologia (tecnolólogos) são de graduação PLENA (ou somente os bacharelados)?

Obrigado

Daniela disse...

Ola Marcelo
Eu estou com uma dúvida a respeito da identificação no dia da prova. Eu ficaria muito grata se alguém pudesse me esclarecer...
É que eu fiz inscrição para a prova do BACEN com meu nome de solteira (sou divorciada) achando que daria tempo de renovar o RG até a data da prova do BACEN. Mas descobri que na minha cidade o RG demora 30 dias. Eu não possuo outro documento atualizado com o nome de solteira e foto para apresentar no dia da prova.
Enviei email para a Cesgranrio e ainda não me responderam.
O Poupa Tempo mais perto aqui da minha cidade fica a 200km, então, eu estou primeiramente verificando se posso me apresentar com o documento desatualizado mesmo.
Obrigada pela atenção e parabéns pelo blog. Estou sempre por aqui a procura de artigos interessantes.

Joe disse...

Marcelo Hirosse, procurei outro modo de sanar uma dúvida até boba contigo, mas não encontrei.

Quero saber mais sobre o trabalho de um técnico da área 1.
Neste cargo, qual das 3 matérias cobradas (contabilidade, gestão de pessoas e de materiais e patrimoniais), é mais praticada? Ou isso é decidido pela demanda e pela competência de cada candidato?

Se puder me responder, ficarei feliz e agradecido.
meu email: barbarojoe@hotmail.com

Unknown disse...

Ola Marcelo,

Bom dia,

Gostaria que me ajudassem com informações como obter apostilas da área 5 - específica.

Grato,

Eduardo

Marcelo Hirosse disse...

Obrigado por postar a relação de candidatos/vagas.

Infelizmente não sei responder a sua pergunta,quanto ao curso de tecnólogo.

Daniela, obteve resposta da Cesgranrio? Acredito que isso pode ser um problema na hora de realizar a prova. Seria bom não contar com a sorte. Obrigado pelos parabéns.

Joe, não há como dizer qual matéria é mais usada na prática, pois isso dependerá de sua lotação. Será realizado um exame do perfil de cada candidato, com o fim de efetuar uma gestão por competências.

Eduardo, infelizmente não sei onde encontrar apostilas para a área 5.

Abraços

Anônimo disse...

Olá, sou Paula e gostaria de saber se você sabe se o diploma de Bacharel em Ciências Sociais, emitido pela UnB, equivaleria ao de Sociologia como pontuação para a prova de títulos da área 4. Ambos referem-se à mesma área, a diferença é que o Bacharel em Sociologia fez uma monografia nessa área específica. Grata desde já e parabéns pelo blog!

Marcelo Hirosse disse...

Paula, infelizmente não sei sanar sua dúvida, pois isso depende de avaliação por parte do setor de RH do Bacen. Obrigado pelos parabéns.
Abraços

Vanessa disse...

Marcelo, gostei muito do seu blog!
Qdo vc entrou no BACEN, da prova à posse se passaram quase 6 meses. Neste, o cronograma preve o resultado final para maio (prova realizada em 31/01). Desta publicacao final, qto tempo vc estima que se passará até a posse? Fui mto bem para analista 3, mas temo que o registro do meu diploma nao saia em tempo (o MEC tem demorado de 6 meses a 1 ano).
Outra pergunta, vc acha que a apresentacao do certificado de conclusao junto com o de reconhecimento do curso pelo MEC já resolve?
Abraço e parabéns!
Vanessa

Marcelo Hirosse disse...

Vanessa, creio que a posse deverá ocorrer em junho, devido às eleições. Sim, a apresentação do certificado de conclusão juntamente com o de reconhecimento do curso já resolve. Obrigado pelo parabéns.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, parabéns pelo seu blog, normalmente acho a maioria dos blogs uma viagem de narcisista mas o seu realmente tem conteúdo a oferecer. Uma pergunta: se eu estiver trabalhando no mercado financeiro e passei na primeira fase do concurso, em que momento será preciso sair do meu emprego: no momento do curso de formação ou somente quando for chamado para a posse? Obrigado.

Marcelo Hirosse disse...

Obrigado pelo parabéns. Você se torna servidor público somente com a posse, a partir daí deve cumprir à risca todas as vedações.
Abraços

Livia disse...

Marcelo, parabéns pelo blog!
vc tem alguma informação de quando terá um novo concurso para analista do bacen?? pretendo prestar o próximo, mas estou em dúvida de qual área escolher, vc saberia me dizer qual a função do analista em cada área e qual departamento? Obrigada.

Marcelo Hirosse disse...

Lívia, desculpe-me pela demora em respondê-la, fiquei impossibilitado de entrar no blog por um tempo. Obrigado pelos parabéns. Infelizmente não tenho informações a respeito do próximo concurso do Bacen.
Abraços