domingo, 6 de dezembro de 2009

Projeto de reajuste que o STF enviará ao Congresso mexe com os salários de 100 mil e desagrada sindicato da categoria

Sexta-feira, 4 de dezembro de 2009.

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai enviar ao Congresso na semana que vem a proposta de aumento salarial dos cerca de 100 mil servidores do Poder Judiciário da União — que engloba os tribunais superiores e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. O texto, aprovado pelo Supremo na noite de quarta, prevê reajuste de 56,42%, incluindo gratificações. O percentual ficou abaixo dos 80,17% previstos inicialmente. O motivo do recuo: a pressão de juízes, que temiam ver funcionários ganharem mais que magistrados iniciantes.

A chiadeira fez com que acabasse incorporado ao projeto inicial um artigo que limita os salários dos servidores a 75% dos vencimentos de um juiz federal substituto, hoje de R$ 21,7 mil. As exceções: funcionários com vantagens incorporadas ao salário ou que exercem funções comissionadas. Pelo texto, os vencimentos de um auxiliar judiciário, que hoje variam entre R$ 1,9 mil e R$ 3,7 mil, passarão a oscilar entre R$ 3,6 mil e R$ 5,8 mil. Já os analistas judiciários — topo da carreira —, que hoje ganham entre R$ 6,5 mil e R$ 10,4 mil, passarão a ter salários de até R$ 16,3 mil.

Para emplacar um aumento menor que o pleiteado, os presidentes de tribunais sustentaram que o orçamento do Judiciário não suportaria o impacto previsto inicialmente, de R$ 9 bilhões anuais. O STF informou que o ajuste foi necessário por causa das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal. Agora, o custo anual para os cofres públicos será de R$ 4,5 bilhões. Caberá ao Congresso definir se o aumento será dado de uma vez só ou de forma escalonada. A proposta não prevê reajuste para quem tem cargo comissionado.

Equiparação

Após o anúncio, os servidores do Judiciário, em greve há mais de 20 dias, suspenderam a paralisação. Mas a categoria não ficou satisfeita. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do DF, Roberto Policarpo, a reivindicação era equiparar os salários dos servidores do Judiciário aos do Executivo e do Legislativo — o que não ocorreu. Mesmo com a aprovação do projeto, um analista judiciário no topo da carreira passará a receber R$ 16,3 mil. Analistas do Banco Central e diplomatas, por exemplo, ganham até R$ 18,4 mil hoje.

"Houve uma posição equivocada da magistratura. Isso não valoriza os servidores” Roberto Policarpo, presidente do Sindijus do DF.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br

19 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo... conheci seu blog atraves de noticia no portal do uol. Vou prestar concuro para a cptm(escalante). Que conselho você me dá? Obrigado e sucesso
Marcos Antonio

Anônimo disse...

Boa tarde Marcelo,
Meu nome é Jeferson, sou do Paraná e acabei de me formar em economia, quero prestar o concurso do BNDS para o cargo de economista, olhei as provas e nem sei por onde começar. Sei que o material é amplo mas queria algo especifico.
O que você diz sobre isto.
att.
jeferson

Lea disse...

Marcelo, vc me parece mto solidário então vou abusar : Tenho 53 anos, formação em Economia há mtos anos atras, estou desempregada, mas aposentada (micharia). Mtos me aconselham a tentar concursos, mas sai da escola há mais de 30 anos...desanimo.. O que você acha ?
Grata e todo o sucesso do mundo para você ! Leda

Kelly disse...

Olá Marcelo,

Vi o seu anúncio no JCConcursos e também estou querendo prestar para o Banco Central, porém não sei se consigo fazer, devido ao tempo, tenho menos de dois meses acha possível, qual o seu conselho?

Obrigada

Unknown disse...

Marcelo, acabei de conhecer o seu blog muito massa, falando de dúvidas que muita interessante! Os artigos gostei demais, Estou mim preparando para os TRE de Pernambuco e Bahia, estou mim dedicando, mas sem a pressão porque eu concurso é ATÉ PASSAR, abraço

Unknown disse...

Boa Tarde!

Marcelo, como muitos já comentaram, o seu blog é muito bom!

Estou estudando já a um certo tempo, mas sem um resultado satistafatório.

Gostaria que vc tirasse certas duvidas: quanto tempo estudava em (média), por dia, e o local ( se era sere em biblioteca ou em casa tb?!

Finalmente, gostaria de saber, se ao seu ver, [e mais aconselhavel fazer um cursinho apos a publicaçõ do edital,pois assim se sabe quem é a banca, ou não(no meu caso eu não sou "iniciante" em direito.

Sei que já respondeu algumas perguntas, mas não entendi muito bem. Por isso peço que seja bem objetivo nas respostas, não me dando margem a ter certas interpretações "nada a ver", (coisa que aprendi que não se deve fazer durante a prova, o famoso:viajar).

Desde já agradeço sua atenção e o seu tempo e humildade ("não esconde o ouro")dispensados à nós, futuros funcionários públicos.

simplifique disse...

Marcelo,
eu fiz o concurso do BACEN de 1996/1997, uma época em que não havia internet e nem tanta valorização para a carreira pública. Se não estou enganado, fiquei em 17o, mas nunca fui nomeado.
Será que consigo obter informações sobre esse concurso ? Se realmente fui nomeado ou não?

Marcelo Hirosse disse...

Marcos e Jeferson, como não conheço o concurso os quais vocês irão prestar, sugiro que leiam as dicas e depoimentos já postados no blog por serem bem amplos e aplicáveis a todos os concursos. Um curso preparatório pode ser bastante útil para pelo menos guiar os estudos.

Leda, você consegue suprir suas necessidades com o que ganha de sua aposentadoria? Caso não consiga, nunca é tarde para entrar no mundo dos concursos. Sugeriria a você o mesmo que sugeri acima aos colegas: procure fazer um curso preparatório para guiar seus estudos.

Kelly, sugiro que leia meu depoimento no texto "Bacen - preparação, concurso e ambiente de trabalho" da pasta "Banco Central". Lá você perceberá que tudo é possível, desde que feito com foco, planejamento e determinação.

William, o caminho é este mesmo: ter bastante determinação. Quem luta com garra sempre consegue alcançar seus objetivos.

Aline, sugiro que leia meus depoimentos para saber como era meu ritmo de estudos. Não existe uma quantidade certa de horas de estudo que garanta sua aprovação. Isso depende de cada um. Se em sua casa, você tiver como se concentrar, acho que não há melhor lugar para se estudar. Em minha opinião, a melhor hora de entrar em um cursinho é após a publicação do edital, pois as aulas serão direcionados para as matérias efetivamente cobradas e para a banca contratada. Não há o que agradecer.

Xampa, é uma questão difícil de se resolver. Acredito que observando os Diários Oficiais da época seja possível descobrir, mas isso não é uma tarefa fácil.

Abraços

Lea disse...

Marcelo, muito obrigada pela resposta !!
Tudo de bom para você !

Marcelo Hirosse disse...

Lea, não há o que agradecer.
Abraços

Andréia disse...

Olá, Marcelo!
Meu nome é Andréia, sou professora, faço Letras e tenho 25 anos. Conheci seu blog através de uma entrevista da UOL. Vou prestar o concurso do TRE-Ba. Em 2004 fiz o concurso do TJBA e fiquei em 9º lugar, no qual havia 5 vagas para minha comarca. Gostei, foi um bom aprendizado. Mas como não tinha experiência ainda na área não sabia que um erro eliminava um acerto. Na área específica, de 70 questões acertei 49. Você pode me orientar em relação à essa questão?
Quantas questões + ou - posso deixar em branco quando tiver dúvidas?
E quais outras dicas que você poderia me dar? Meu sonho é seguir na carreira pública. Vou me dedicar muito nessas férias e estudar.
Ansiosa, aguardo sua resposta.
Obrigada!

Marcelo Hirosse disse...

Andréia, não há um número certo de questões para deixar em branco. Não podem ser muitas, porém tudo depende do quanto você estudou. Marcar aleatoriamente é muito arriscado, o ideal é responder às questões que você tenha certeza ou noção de qual seja a resposta. Leia as entrevistas e depoimentos para obter mais dicas.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo,
Tive acesso a sua entrevista no Simuladão do Jc.Concursos e empregos, onde me inscrevi para participar do Concurso Bacen Area 1,estou estudando em casa desde Dezembro diariamente, utilizando de todas as dicas deixada neste simulado por vários professores de Concursos, é claro além d sua. Você acha que estou no caminho certo? alguma sugestão a mais que possa me ajudar.
Um forte abraço, e parabéns pelas suas conquistas profissionais e principalmente pela sua hmildade em ajudar as pessoas, não se escondendo atrás dos seus conhecimentos e dicas, passando com muita tranquilidade para nós que estamos pretendendo se engressar na carreira pública.

Abracos e Feliz 2010...

junior disse...

marcelo me chamo junior moro em belo horizonte li rapidamente a sua trajétoria até chegar ao seu sonho que é analista do banco central senão estiver enganado confesso que me orgulho muito de sua história talvez penso que nao chegarei a ser um fiscal da receita federal mas com a sua história de vida me surgiu uma grande esperança e força de vontade gostaria q me ajudasse a esclarescer algumas dúvidas a respeito desse cargo
1-auditor fiscal so trabalha em brasilia ou é espalhado nas capitais no caso se for aprovado posso trabalhar na minha cidade ou é através de sorteio?
2-qual é a remuneração
3-o auditor consegue se movimentar de estado pra estado
4todo ano tem concurso pra auditor fiscal
5depois de quanto tempo um auditor consegue se estabilizar
6qual é o hórario de trabalho e como é exatamente o seu trabalho

marcelo muito obrigado espero retorno

Marcelo Hirosse disse...

Espero realmente ter ajudado por meio das entrevistas e dicas. Dedicação é essencial para atingir seu objetivo. O caminho é realmente esse.

Junior, atualmente sou analista do STJ. Auditor pode trabalhar em qualquer canto do Brasil, tudo depende de remoção interna. No texto "Analista do Banco Central ou Auditor-Fiscal da Receita Federal?", da pasta "Banco Central", eu falo sobre a remuneração. Os concursos de Auditores não ocorrem anualmente. A carga horária diária é de 8 horas.

Abraços

Andréia disse...

Olá, Marcelo!

Farei a prova do TRE-BA domingo dia 21/02. Gostaria de receber uma mensagem/dica.
A parte específica estudei bastante, só informática e raciocínio lógico que está um pouco pendente ainda.
Espero ir bem na prova. A concorrência é altísima, mas espero em Deus que tudo será feito segundo sua vontade.
Aguardo contato.
Obrigada!

Marcelo Hirosse disse...

Andréia, não se preocupe com a concorrência, pois você precisa apenas de uma vaga: a sua. Você estudou, fez o que pôde. O fator sorte também conta, afinal é praticamente impossível estudar todo o conteúdo de uma prova.
Abraços

Andréia disse...

Olá, Marcelo!

Desulpe por não ter postado juntamente à outra mensagem. Mas surgiu uma dúvida.
Sou professora e graduanda em Letras. Quando faço provas que contém radação, faço 1º e só depois começo a responder a prova em si. Na prova do Tre, será que devo responder seguindo essa sequência?
*Parte específica
*Arquivologia
*Raciocínio Lógico
*Informática
*Português
Serão 80 questões da parte específica e 40 de Conhecimentos básicos.
A parte de conhecimentos básicos que terei um pouco mais de dificuldade será raciocínio lògico e informática e a que mais me indentifico é Português.
O que acha?
A prova tera duração de 3:30 h.
Desde já agradeço!

Marcelo Hirosse disse...

Andréia, sinceramente sempre resolvi as provas na ordem em que elas foram elaboradas e deixei a redação para o final. Normalmente a prova apresenta idéias para serem usadas no desenvolvimento do texto. O que você não pode fazer é perder muito tempo em uma mesma questão.
Abraços