sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Consultoria x Coaching para concursos públicos

Nas diversas consultas que recebo a respeito do coaching para concursos públicos, deparo-me com dúvidas relacionadas à prestação de serviços que em grande parte existem devido à confusão de conceitos. Não atribuo tal ocorrência ao mero desconhecimento por parte do cliente acerca do assunto, mas também à falta de conhecimento dos próprios profissionais que dizem prestar serviços de coaching enquanto trabalham com consultoria.
 
Pretendo, com este texto, apresentar as diferenças entre a consultoria e o coaching para concursos públicos.
  
Do site Wikipédia, é possível extrair as características do consultor:
[...]. Segundo Peter Block (1991), "o consultor é uma pessoa que, por sua habilidade, postura e posição, tem o poder de influência sobre pessoas, grupos e organizações, mas não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação". (grifo nosso)
[...]
Um consultor, como qualquer outro profissional ligado à área empresarial, deve ter como característica pessoal o que se chama de "CHA" no estudo da administração de empresas, ou seja, deve possuir conhecimentos, habilidades e atitudes. Não basta saber o que fazer, é preciso saber como e querer fazer algo. 
 
Na definição apresentada pelo mesmo site, o coaching:
é um processo definido como um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a meta desejada pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar as metas de curto a longo prazo através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades. 
 
O coach de concursos públicos, em outras palavras, é o profissional que trabalha diretamente com o candidato, buscando auxiliá-lo em sua preparação para o concurso público, otimizando o tempo de estudo e identificando os erros e dificuldades neste processo de preparação. 
 
Observe que já temos uma diferença básica: o consultor não tem poder direto para produzir mudanças! Isso ocorre porque apesar de identificar os problemas do candidato em sua preparação e indicar a solução, o consultor não acompanha o cliente nessa fase crucial que é a efetiva execução de tudo o que foi sugerido por meio da consultoria. Por isso, a consultoria se dá por sessões e com horário marcado. 
 
A palavra coaching significa treinamento, e coach, treinador. Fazendo a analogia com um time de futebol, por exemplo, o treinador necessita estar em constante contato com a equipe para frequentemente apontar os erros e valorizar os acertos até a efetivação da prova final: o jogo. Imagine se ele aparecesse apenas algumas vezes para dar dicas e conselhos para o time, o que poderíamos esperar? Que alguns jogadores iriam realmente seguir à risca a orientação, porém outros rapidamente esqueceriam ou não levariam a sério o que ouviram. 
 
Com o coaching a proposta é diferente, posso dizer que possui as características de uma consultoria, porém em caráter contínuo. Ou seja, o contato é diário desde a contratação dos serviços até o objetivo final, qual seja, a prova do concurso. Dessa forma, é possível efetivamente acompanhar o candidato e orientá-lo, buscando sempre corrigir os erros na fase da preparação e incentivá-lo a continuar firme na batalha pelo tão sonhado cargo público.

Nenhum comentário: