quinta-feira, 16 de abril de 2009

Posse e Exercício - o tão esperado dia chegou!

Como citei no texto "Enfim, convocado!", fui convocado para o STJ no dia 26 de março de 2009. A partir dessa data, corri atrás das documentações necessárias para a posse e realizei os exames médicos para que, assim que fosse nomeado, pudesse assumir o cargo. Uma curiosidade que muitos não sabem é que é possível tomar posse e entrar em exercício na mesma data da nomeação. Os prazos legais são referentes a um limite máximo de tempo.

No dia 31 de março, fui nomeado, como citei no texto "Nomeação". Estava apenas aguardando os resultados dos exames médicos para entregar tudo ao tribunal e começar a trabalhar. Planejei fazer o exame admissional, a análise de tendência comportamental e entregar os documentos no dia 3 de abril (sexta-feira) para poder tomar posse no início da semana seguinte (dia 6 de abril). Porém, para estender mais um pouco minha ansiedade, recebi a informação de que a posse só ocorreria na semana do dia 13 de abril, pois seria a primeira semana após o recesso da semana santa que no judiciário é a partir da quarta-feira.

No dia 3 de abril, recebi um e-mail do STJ com o seguinte assunto "Data da Posse e Exercício - Concurso STJ". A sensação de alívio foi imensa, pois finalmente havia uma data exata. Segue trecho do e-mail que recebi:

"Senhor(a) Candidato(a):
Informo que a posse e exercício decorrente de nomeação para cargo efetivo do STJ acontecerá no dia 13/4/2009, segunda-feira, às 13 horas, na Seção de Provimento e Vacância (3º andar do prédio da Administração).
Os candidatos deverão trajar vestimenta apropriada, sendo terno e gravata para os homens e roupa social para a mulher, evitando-se o uso de peças curtas e/ou transparentes. No mesmo dia haverá o Curso de Ambientação, com horário de término previsto para as 19 horas. (Haverá um tour pelo STJ e poderão trazer máquina fotográfica)".

A partir desse e-mail, para todos os que me perguntaram sobre a data da posse, eu respondi: "Será no dia 13, às 13h e de terno". rs

Como no Bacen trabalhei compulsoriamente por 3 anos em um setor o qual não me agradava, fiquei temoroso quanto minha possível lotação no STJ, de forma que descobri o ramal das pessoas responsáveis e liguei diversas vezes. Não obtive qualquer retorno, pois o que foi dito era que minha lotação seria determinada por diversos fatores: currículo, resultado da análise de tendência comportamental, disponibilidade de vagas, dentre outros.

Como até então eu era servidor do Poder Executivo, tive de trabalhar até o dia 9 de abril (quinta-feira), o dia em que pedi vacância do cargo. Nota-se que a teoria é diferente da prática. Na teoria, a exoneração é um tipo de vacância. Na prática, vacância e exoneração são coisas bem diferentes. Uma das diferenças que encontrei foi que se eu pedisse exoneração, receberia minhas férias em pecúnia. Pedindo vacância, eu levaria minhas férias para o STJ, já que continuaria na esfera federal. Apesar de minha aprovação no concurso do STJ ter sido uma grande conquista pessoal, o dia 9 foi ao mesmo tempo feliz e triste para mim. Feliz, pois estava dando mais um passo em minha vida, subindo mais um degrau, por meio de meu esforço e determinação. Triste, pois estava deixando amigos, uma rotina de quase 3 anos, para começar tudo de novo. Cheguei a me questionar: "Por que todo ganho envolve uma perda?". Bom, assim é a vida. À noite marquei um happy hour de despedida com os colegas de trabalho.

O dia 13 finalmente chegou e eu fiz questão de ir todo arrumado - comprei tudo novo (terno, gravata e camisa). Chegando lá, encontrei mais 3 pessoas. Tomamos posse coletiva, nós quatro, e já entramos em exercício. Passamos a tarde toda conhecendo o tribunal, por meio de vídeos, palestras e visitando as instalações físicas, projetadas por Oscar Niemeyer. Ao final do dia, ainda não obtive retorno à respeito da lotação, mas recebi a resposta acerca do requerimento administrativo que protocolei questionando a reserva de vaga. Como citei no texto "Enfim, convocado!", a resposta realmente veio quando já me tornei servidor. :)

Dia 14 me apresentei e fui levado ao setor em que trabalharia. Fui lotado na área de Gestão de Pessoas, na Coordenadoria de Legislação de Pessoal, no Setor de Aposentadorias e Pensões. O objetivo do tribunal é fornecer subsídios para que eu possa me especializar, de forma a desenvolver as atividades do setor sem que haja uma queda significativa de produtividade, já que atualmente há apenas 5 servidores, incluindo eu, sendo que um irá se aposentar em 1 mês e outro em aproximadamente 3 anos. A coordenadora de minha coordenadoria explicou os motivos os quais a levaram a me requisitar. Eles precisavam de alguém com capacidade de produção textual, que soubesse fazer contas e pudesse se especializar, como já citei. Quando ela soube que eu fui o indivíduo que protocolou o requerimento administrativo que questionava a reserva de vaga, que tenho formação em Engenharia e já fui professor de matemática e que sou novo, fui escolhido. Notem que meu requerimento administrativo, pelo menos para influenciar em minha lotação, serviu. :) Posso afirmar que até agora estou super empolgado com as atividades que estou executando e motivado a me desenvolver na área em que estou atuando. A ralação é intensa, mas acredito que esse deva ser o caminho para se colher bons frutos.

Para finalizar, vou postar algumas fotos que demonstram minha felicidade. Que sirvam de motivação para vocês, pois poderão ser os próximos a passar por isso.

Frente do STJ vista por dentro. Observem o design feito por Oscar Niemeyer.

Plenário, visto de cima, em frente aos diversos lugares designados ao público.

Os recém servidores do STJ - em frente à escultura da Pomba Branca.

Eu - no parlatório do plenário.

Eu - sentado na cadeira do Senhor Ministro César Asfor Rocha - presidente do STJ, no plenário. Acho que essa é a foto mais significativa de todas, pois deixa a idéia de que o limite é o infinito. Se vocês querem se sentar naquela cadeira, lutem por isso. Não digo apenas para uma foto, mas para ter o nome de vocês eternizado. Tenham foco no objetivo de vocês, planejem cada passo, com bastante determinação, que o retorno será gratificante.

Um dos diversos souvenirs que recebi no dia da posse - o que achei mais criativo. No chocolate está escrito: "Bem vindo ao STJ". :)

19 comentários:

Anônimo disse...

A vida é cheia de surpresas... 3 anos atrás você nem sonharia com isso! Muito sucesso nesta nova fase! Continue lutando, pois com certeza ainda o céu é o limite!
Parabéns! Beijo, Alessandra Severiano

Anônimo disse...

Parabéns pela conquista e pela ajuda aos concurseiros! Abraços

Ester disse...

Marcelo
Parabéns, que isto sirva de inspiração pra muitos que almejam estar ocupando cargos tão expressivos como este. Muitas felicidades pra ti e que Deus lhe abençõe grandemente nesta nova fase da sua vida ;)

[]s

Hélida disse...

Felicidades!

Lúcia disse...

Fico muito feliz por você. Parabêns.

Unknown disse...

Meus parabéns e boa sorte!

abs

YURI

Leonardo disse...

Marcelo, novamente meus Parabens!

Espero em breve ter uma felicidade destas!

Um grande abraço e sucesso!

Unknown disse...

Marcelo,

Parabéns, você merece cada segundo dessa felicidade. Você plantou e agora está colhendo os frutos. Agora você só trabalha seis horas, terá mais tempo para curtir a sua vida e continuar postando mais informações e dicas para os concurseiros.
Saiba que sua felicidade será mais ainda. Pois você ainda continua plantando muitas sementes boas.
Parabéns e muiiiitoooo sucesso nessa sua nova fase.
Beijos!
Agda Oliveira

Anônimo disse...

Marcelo, nossa, deve ser muito gratificante + uma vitoria realizada na vida hein. Só me faça um favor, deixa a vaga de Presidente da Republica pra mim valeu. Rsrsrsrs. Vc com esse terno ai sentado na cadeira do Senhor Ministro César Asfor Rocha - presidente do STJ tive uma visão que chegaria a Presidencia da Republica. Rsrsrs. + uma vez Parabens pela vitoria!!! rsrrsrs. Marcospolemica - SSA - BA...

Anônimo disse...

Cara, acompanho o seu Blog e ele tem me enriquecido bastante. Vc mereceu esta vitória! Meus sinceros parabéns a você.
Desejo sucesso em tudo o que mais fizer na vida.
Abraço

Leandro disse...

Hirosse, qual é o cargo dessa pessoa aí do seu setor que vai aposentar em 1 mês?

é AJAA?

Grazi disse...

Oi Marcelo!
Estou um pouco sumida!
mas estou imensamente feliz por sua vitória!
Sabia que conseguiria. Afinal, no final tudo compensa e vc está colhendo tudo o que plantou com esforço e dedicação.

Beijos e SUCESSO!!!

Grazi (CAIXA Cultural)

Ricardo Palhares disse...

Valeu Marcelo,
Parabéns por mais essa conquista!!
Importante suas declarações, está ajudando todos nós em busca de uma vaga também.

Abraço,

Ricardo Palhares.

Marcelo Hirosse disse...

Alessandra, realmente "a vida é uma caixinha de surpresas". Obrigado pelos votos de sucesso. Continuarei lutando, sim, pois só assim para colher bons frutos.

Obrigado pelos parabéns.

Ester, espero realmente estar motivando os concurseiros a lutarem pela tão sonhada vaga no serviço público. Amém, que Deus abençoe a todos os concurseiros batalhadores.

Hélida, Lúcia, YWR, obrigado pelos parabéns.

Leonardo, obrigado pelos parabéns. Estude com garra e determinação que você desfrutará dessa felicidade também. Sucesso para todos nós.

Agda, obrigado pelos parabéns. Estudei com foco, planejamento e determinação e felizmente pude colher os frutos disso. Realmente trabalhar 6 horas é outra realidade, porém ainda não consegui me adaptar. O dia passa em um piscar de olhos e estou ralando muito em meu novo cargo. Mas é claro que continuarei aqui, postando novos textos e ajudando a todos na medida do possível.

Marcos, realmente é gratificante conquistar os objetivos de nossas vidas. Até o presente momento, não almejei ocupar o cargo de Presidente da República. Lute que ele será todo seu. rs Obrigado pelos parabéns.

Fico feliz que meu blog esteja sendo útil para você. Obrigado pelos parabéns e sucesso para todos nós.

Leandro, o servidor que vai se aposentar daqui a um mês é AJAA (Analista Judiciário, Área Administrativa), sim.

Grazi, obrigado pelas belas palavras. Sucesso para todos nós.

Ricardo, obrigado pelos parabéns. Fico feliz por estar dando um norte na carreira de vocês.

Abraços

Rosângela disse...

Marcelo, parabéns por mais essa conquista!
É uma fonte de inspiração para todos nós!
Forte abraço, Rosângela.

Juliana disse...

Uhuuuuuuuuuuu....parabéns.

Marcelo Hirosse disse...

Rosângela e Juliana, obrigado pelos parabéns. Fico feliz por estar motivando vocês.
Abraços

CRIS disse...

Meus parabéns!!!
Está acontecendo isto comigo também...

Marcelo Hirosse disse...

Cris, obrigado pelos parabéns, aproveito para parabenizá-la também.
Abraços