segunda-feira, 23 de março de 2009

Manual de Sobrevivência do Concurseiro

Regra 1: Estude, estude, estude, estude! E quando estiver quase desistindo, pense: “Eu ainda posso estudar um pouco mais”.

Regra 2: Estabeleça metas atingíveis a curto, médio e longo prazo. É justamente isso que vai impedir que você se sinta frustrado.

Regra 3: Descubra como você assimila melhor a matéria. Você aprende melhor visualizando o conteúdo? Prefere usar sua memória auditiva? Você precisa se mexer para aprender?

Regra 4: Um bom concurseiro tem que ser um grande estrategista. Se você gosta de resumos, faça-os. Se prefere marca-textos, pinte seu material todo. Se gosta de esquema, crie-os. Se a mnemotécnica ajuda, seja criativo e abuse dela.

Regra 5: Não tenha medo de desafios! Procure por eles. Enfrente-os. Não existe sensação mais gratificante do que superá-los!

Regra 6: Reserve um tempo pra você! Sim, você merece esse luxo! Leia um livro literário de seu interesse, saia com os amigos, faça uma atividade física, assista a seu programa de televisão preferido.

Regra 7: Jamais sacrifique suas horas de sono em prol do estudo, pois elas são preciosas. Um cérebro cansado não é muito eficiente e não vai te ajudar a aprender.

Regra 8: Procure pensar positivo. Sua atitude fará muita diferença nesse processo. Pense que isso é uma fase, que você vai passar, que existe uma super-recompensa esperando por você lá na frente. Acredite no seu potencial, corra atrás do cargo que você almeja e não desista!

Regra 9: Pense sempre em uma pessoa que você nunca achou que passaria em um concurso, mas que passou. Se ela passou, você também consegue! Quer prova mais real do que isso?

Regra 10: Lembre-se sempre que seu maior inimigo é você mesmo. Você vai até onde acreditar que pode, até onde você quiser. Só você mesmo pode impedir seu sucesso!

Então o que está esperando? Mãos à obra, amigo! Nessa caminhada não cabe desânimo, nem pessimismo. Lembre-se: a dificuldade no momento presente será a glória em seu futuro. O seu sucesso será proporcional ao esforço empreendido. Boa Sorte.

Fonte: http://www.grancursos.com.br

16 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo, muito obrigado pela força!!! Muito sucesso pra vc e pra mim. Rsrsrsr.

Marcelo Hirosse disse...

Não há o que agradecer. Sucesso para todos nós.
Abraços

Aline disse...

Olá futuro colega,
Muito bom encontrar pessoas que
transmitem palavras positivas.
Valeu!

Marcelo Hirosse disse...

Aline, fico feliz por estar ajudando. Não entendi o comentário "futuro colega". Você foi aprovada no STJ?
Abraços

Camila disse...

Marcelo, eu sou do Ceará e aqui vai ter em breve um concurso pro TRT. Quem provavelmente elaborará a prova é a FCC. Com sua experiência de concurseiro é verdade que paea concursos da FCC é melhor saber a literalidade das leis do que se aprofundar na doutrina?!.Resolvo exercícios elaborados por ela e só vejo os artigos das leis.O que vc acha?

Marcelo Hirosse disse...

Camila, realmente a FCC infelizmente cobra a literalidade das leis. Bancas como CESPE e ESAF que normalmente partem para as jurisprudências dos Tribunais.
Abraços

Ana disse...

Marcelo, como vc definiria a Funrio elaborando a prova do Ministério da Justiça e do Ministério do Planejamento?. A Funrio estaria mais próxima do modelo FCC ou do modelo CESPE/ESAF?Aguardo ansiosamente sua resposta!Pretendo me prparar pra esses 2 concursos.

Marcelo Hirosse disse...

Ana, infelizmente não conheço a Funrio para poder te ajudar.
Abraços

cassia disse...

meu nome eh cassia e estou nessa vida de concursos e achei bem interessante esse blog vc dando um super incentivo pros concurseiros ah gostei viu parabens!!!
Mto Obrigado !!!

Marcelo Hirosse disse...

Cassia, obrigado pelos parabéns e não há o que agradecer.
Abraços

Luiz cláudio disse...

SOU FUNCIONÁRIO PUBLICO A 6 ANOS,TRABALHO COMO TÉC DE ENFERMAGEM NO HOSPITAL GERAL DO EXÉRCITO EM SÃO PAULO ,ACHEI MUITO INTERESSANTE SEUS COMENTÁRIOS E O SEU APOIO AOS CONCURSEIROS,VOU PRESTAR O CONCURSO DO BC,QUERO VER O QUE CONSIGO....UM GRANDE ABRAÇO!!!!

LUIZ CLÁUDIO G DA CUNHA.

Marcelo Hirosse disse...

Luiz, que bom que já seja concursado e que tenha gostado dos comentários.
Abraços

Anônimo disse...

Olá!
Marcelo, parabéns pela iniciativa, acredito que muitos poderão assimilar muitas dicas.
Encontrei seu blog através do jornal sobre concursos.
Tb sou "concursando", meus últimos resultados foram positivos, mas ainda ñ assumi cargo.
Pretendo me dedicar p/ Auditor Fiscal e/ou Fiscal de Renda assim que sair meu diploma, por hora me dedico a cargos de nível médio. E por isso, agradeço as dicas e o incentivo. Boa sorte a todos!
Por Rodrigo.

Marcelo Hirosse disse...

Rodrigo, obrigado pelos parabéns e não há o que agradecer. Não custa nada ajudar.
Abraços

Unknown disse...

Olá Marcelo,

Estou começando a estudar p TRE-PE, o edital ainda não saiu...está previsto p início do ano q vem. To pensando em estudar: const, adm, eleitoral, AFO, gestao de pessoas, materiais, portugues e inf, enfim 8 matérias...na verdade vou fazer um levantamento de outros editais p ver se estou certa, mas é +/- isso. Quero a tua opinião, vc acha q devo estudar 1 matéria por dia ou mais de uma? Eu ja tenho um pouco de conhecimento sobre elas...mas nada muito aprofundado.
Vc tem algum e-mmail p pessoal mandar dúvidas, ou esse é o único canal mesmo?
Obrigada,

Andréa

Marcelo Hirosse disse...

Andrea, eu sempre estudei uma matéria por dia, acho que assim é mais fácil assimilar o conteúdo. Infelizmente não é possível utilizar o blog para sanar dúvidas. A idéia é dar uma orientação quanto aos métodos de estudo. Se tiver interesse, entre em nosso grupo de discussão. Procure na pasta "Mensagens ao leitor", texto "Grupo de discussão - Concurso Descomplicado", como proceder para ingressar.
Abraços