terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Bacen - preparação, concurso e ambiente de trabalho

No ínicio do mês de outubro de 2005, em meio a uma das inúmeras greves da UNB, procurei fazer um cursinho, pois nunca havia estudado para concursos. Primeiramente seria necessário escolher um concurso para focar e não tinha a mínima noção do que fazer. Tentei escolher um concurso de nível médio, ainda faltava 1 ano para me formar, pelas matérias cobradas e me deparei com o Bacen. Nas grades horárias dos cursinhos estavam, dentre outras matérias, matemática, raciocínio-lógico e noções de economia, matérias que um estudioso de exatas tem facilidade em estudar. Os cursinhos tiveram um pouco de dificuldade para determinar o que poderia ser cobrado, pois não dava para se basear no concurso anterior, já que havia sido realizado há mais ou menos 20 anos.

Entrei em um cursinho e fiz praticamente 2 semanas de aula, quando no dia 27 de outubro de 2005 foi publicado o edital. E para surpresa de muitos, muitas das matérias previstas não estavam sendo cobradas. As seguintes matérias estavam no edital: em conhecimentos gerais, Português, Direito (Administrativo e Constitucional), Atualidades, Raciocínio Lógico-Quantitativo e, em conhecimentos específicos, Teorias e Normas de Segurança. A banca examinadora era a FCC. Cheguei a pensar em desistir desse concurso, pois acreditava que meu diferencial estaria justamente nas matérias de exatas e também porque nunca havia estudado Direito. Porém, após refletir por algum tempo, resolvi continuar, afinal "entrou na chuva é para se molhar". Ninguém entendeu o porquê de serem cobradas matérias de segurança. Muitas pessoas desistiram de realizar o concurso, pois temiam trabalhar com armas de fogo. O edital não foi claro quanto a isso e, portanto, muita gente estudou na esperança de trabalhar até mesmo na área fim do Bacen.

Apesar de a UNB estar em greve, estava tendo aulas de duas matérias e ainda trabalhando. Cada minuto era essencial para mim. Procurava ficar todo o meu tempo vago em uma sala de estudos, só assim para me dedicar o máximo aos livros. Com exceção de sábado à noite, horário em que procurava me divertir um pouco e descansar a cabeça, todos os dias eram dias de estudo. Tanto que no dia 31 de dezembro de 2005 apareci em uma reportagem da TV Globo, como já citei no depoimento "Resumo da minha trajetória de concurseiro".

Dia 8 de janeiro de 2006 realizei a tão esperada prova. Acho que minha tranquilidade me ajudou a conquistar o resultado que consegui. Saí da prova confiante de que o resultado seria bom. Das 60 questões havia acertado 55. Conquistei o 26º lugar. Como segunda etapa do concurso, fiz um curso de formação com matérias de segurança. Ao final havia uma prova eliminatória. Todos foram aprovados.

Dia 12 de junho de 2006 foi o tão sonhado dia da posse. De início fiz um curso de ambientação e formação (AMFOR) na universidade Banco Central (UNIBACEN) por 2 semanas. Em seguida, o segundo curso na Agência Nacional de Polícia (ANP) por mais 2 semanas que nem todos fizeram, só os habilitados em um teste psicotécnico. Nesse curso, fizemos aulas de tiro, defesa pessoal, direção ofensiva, segurança de dignitários, e outras mais. Fiz um curso parecido com o que o Rambo fez. rs Só a partir daí que efetivamente comecei a trabalhar.

Descobri que só existiu esse concurso para técnico por causa do furto ao Banco Central de Fortaleza. Não havia um departamento específico de segurança. Com a nossa chegada, ele foi criado e todos os indícios indicaram de forma correta que iríamos trabalhar com segurança. Alguns efetivamente foram trabalhar com porte de armas, outros com a parte administrativa mesmo, como eu. Alguns analistas aprovados na Área 5 (geral ou administrativa) também foram designados a trabalhar nesse novo departamento. Felizmente os técnicos puderam fazer uma lista de prioridades dos setores que queriam trabalhar. Como engenheiro, optei pela área de projetos. Nem todos foram para a área de segurança, alguns foram para departamentos diversos. Boa parte das mulheres conseguiram ir para a SECRE (secretaria executiva).

Como fiquei em um departamento recém criado, o volume de trabalho sempre foi pequeno. As atividades foram surgindo aos poucos, mas até hoje não há uma rotina de atividades definida.

O ambiente de trabalho, no geral, é muito bom. Existem muitas facilidades por aqui (Edifício-Sede Brasília): agência bancária, agência dos correios, lanchonete com banca de revistas, ponto de ônibus em frente à entrada, 2 estações do metrô muito próximas, estacionamento fechado para servidores, dentre outras. Porém um ponto negativo, que definitivamente me motivou a estudar, é o preconceito que boa parte dos analistas possui contra os técnicos. A cultura do Bacen, já solidificada, nos trata de uma maneira diferenciada. Há uma nítida separação de funções, sendo que as funções mais nobres ficam com os analistas e as operacionais com os técnicos. Não há claramente uma Gestão por Competências. Boa parte dos técnicos possui grandes habilidades que ficam subutilizadas por causa dessa visão de que as pessoas capacitadas são as aprovadas em um concurso de nível superior. Foi feita uma pesquisa e grande parte de nós tem ou está cursando o nível superior. Infelizmente, nós somos tratados como a descrição de nosso cargo sugere: meros "auxiliares de analistas". São raras as funções comissionadas que são designadas para técnicos, ficando a grande maioria com os analistas.

É claro que, apesar desse ponto negativo que citei, existem vários atrativos para esse concurso de técnico do Bacen. A remuneração inicial do concurso de 2005 era de pouco mais de R$ 3100,00. Atualmente, com a MP nº 440 convertida na lei nº 11890/2008 , o agora subsídio inicial é de aproximadamente R$ 5000,00. O plano de saúde (PASBC) é um dos melhores do serviço público federal. Há uma ampla opção de conveniados. Paga-se uma pequena porcentagem fixa mensal, dependente da faixa etária do beneficiário, e um percentual máximo se utilizado o plano.

Com relação ao concurso que está por vir, parece que haverá 2 áreas para o cargo de técnico (administrativa e de segurança) e 6 áreas para o cargo de analista (as 5 do concurso anterior e mais 1 área de segurança). Estão querendo criar uma área específica para segurança com o objetivo de possibilitar que entrem pessoas que realmente queiram trabalhar com esse assunto e não se sintam desmotivadas por ter de fazê-lo compulsoriamente como tem ocorrido. O fluxo de saída de pessoas do departamento é muito grande, apesar de ser bastante complicado conseguir uma mobilidade interna, e praticamente não há reposição do corpo funcional.

Foram dados os primeiros passos para se implantar uma Gestão por Competências no Bacen. Porém enquanto houver essa separação entre técnicos e analistas, fortemente influenciada pela presença de dois sindicatos (SINTBACEN - sindicato dos técnicos do bacen e SINAL - sindicato dos analistas do bacen), dificilmente será atingido um resultado satisfatório.

96 comentários:

Juliana disse...

bacana!!
agora é estudar e esperar a parte específica...ai ai..to na chuva..rsrs

Anônimo disse...

Parabéns, Hirosse. A idéia do blog é boa e pode ser útil para aqueles que estão na luta por uma vaga no serviço público.

Amélia

Unknown disse...

Parabéns pelo blog!

abs

Alexandre Guimarães Christianes disse...

Parabéns pelo blog, Marcelo!
Conheço o Marcelo aqui do Bacen (estudamos juntos no curso de ambientação e formação) e posso garantir que tudo que ele disse é verdade.
Na minha opinião, o preconceito vai diminuir na medida que diminuir diferença entre analistas e técnicos que hoje chega a quase 9 para 1. Vamos lutar que essa diferença diminua.
Um abraço,

Alexandre (Depin)

Unknown disse...

Opa....interessante a idéia do Blog, mlk! Ficou massa!

De repente, tornar os textos mais curtos seria uma opção para o futuro..afinal, a galera tb precisa estudar....hehehe

Marcelo Hirosse disse...

É isso aí, Juliana. Agora vai ter de se molhar. :)

Obrigado, Amélia e YWR. Espero realmente poder ajudar.

É isso aí, Alexandre. Obrigado pelo apoio. Isso ratifica tudo o que disse e mostra que o preconceito se estende a outros departamentos também.

Fala, Amadeu! Obrigado pela sugestão. A questão é que gosto de detalhar tudo. E para um concurseiro desesperado, quanto mais informação, melhor. Eu sei, porque já fui um desses. rs.

Abraços

Unknown disse...

Marcelo, obrigada pelas dicas no seu blog. Por favor vai colocando mais coisas sobre o BACEN, pois ei estou muito interessada em entrar no proximo concurso. Tb sou engenheira, e meu trabalho me consome muito tempo... Quais os livros que vc esta usando para estudar para o proximo concurso (analista)? O prof. Cesar Frade deu umas dicas no grupo dele do yahoo, vc viu? Por favor dê suas dicas sobre bibliografia para quem tem pouquissimo tempo livre...rs Vc acha que seria legal eu fazer as video aulas do cathedra? Mais uma vez obrigada e parabens pelo seu blog (qto mais detalhe melhor, acho que engenheiros gostam disso).
Um abraço
Juliana Santos

Anônimo disse...

Hirosse, sabe dizer se o concurso já está autorizado pelo MPOG?
um abraço

Johny

Anônimo disse...

Bacana. Parabéns! Até o ano que vem nos encontraremos no BACEN ou no STJ!

Marcelo Hirosse disse...

Juliana, não precisa agradecer. Acho que há pouco respondi um outro comentário seu, pelo menos o nome era o mesmo. rs A pedidos, pretendo fazer uma postagem sobre bibliografia que utilizei. Não vi as dicas do César Frade, poderia enviar para meu e-mail? Não conheço o sistema de vídeo aulas do Cathedra. Nem sabia que existia. rs

O concurso ainda não está autorizado, só foi protocolado. Mas é claro que tudo depende de uma decisão política para as coisas caminharem.

Obrigado pelos parabéns. Ano que vem nos encontramos em um dos dois? Você passou no STJ e pretende passar no Bacen, é isso?

Abraços

Juliana disse...

Opsss
Duplicidade de Julianas..rsrs

Marcelo Hirosse disse...

Como assim? São duas Julianas diferentes? E ambas Santos? Nossa... isso que eu chamo de coincidência! :P
Abraços

Unknown disse...

Primeiramente, parabéns pela criação do Blog e pela trajetória vitoriosa nos concursos que realizou! Aproveitando esse pq espaço, leio muitos comentários negativos sobre a função de técnico do BACEN e nós, concurseiros, ficamos na dúvida de prestar ou não esse certame! Li a sua matéria sobre o BACEN e foi um estímulo pra continuar os estudos!Acho q não existe cargo público perfeito!
Um abraço

Anônimo disse...

Colega, sou participante do forum no CW do bacen area 4. Me interessei por essa informação de que sera aberta mais uma area especifica para analista (area 6 de segurança). Se tiver mais informações sobre o assunto, agradeceria muito se as compartilhasse conosco.

Anônimo disse...

Marcelo,
são iniciativas como as suas que fazem agente crer que vale realmente a pena ajudar os outrs. Obrigado, cara. Sinceramente.
eu já sou concurseiro de carteirnha. Mas depois que entrei pra Caixa, BB, BASA, etc, dei uma parada nos meus estudos por 3 anos, e agora estou qurendo retomar. Meu objetivo, de início é o BACEN. E depoimentos como os seus e dos colegas aqui são imensamente úteis. Parabéns e VAMOS que VAMOS!!

Roger

Marcelo Hirosse disse...

Eduardo, obrigado pelos parabéns. Realmente não existe um cargo público perfeito. Acho que você deve prestar um concurso pelas vantagens que possa receber. E acredito que o Bacen seja um excelente lugar: plano de saúde fantástico e um subsídio excelente também, ou R$ 5000,00 não é algo bom? rs

Bom, o que ouvi falar sobre a tal área 6 foi o que já citei na postagem que fiz sobre o Bacen. Não me arriscaria a falar mais sobre isso, justamente porque nem o Departamento de Pessoal do Bacen tem informações precisas. Mas caso eu consiga algo que possa ajudar, tenha certeza de que serei o primeiro a postar aqui.

Roger, fico feliz em poder ajudar. Torno a repetir que é justamente isso que me motiva a escrever e continuar com a idéia desse blog. Espero que realmente consiga retomar seus estudos, tenha certeza de que vale muito a pena. Sei que, como concurseiro de carteirinha, você sabe disso. :)

Abraços

Anônimo disse...

Obrigado pelas informações Marcelo. Ficarei na espera por suas informações direto da fonte sobre a area 6.

Anônimo disse...

Marcelo,

Muito obrigado por seu depoimento. Há tempos queria achar algo do tipo, e eis que após centenas de links, encontrei teu blog!

Fiquei tão feliz que repliquei tudo na íntegra em meu blog! ;-)

Um forte abraço, sucesso para você!

Marcelo Hirosse disse...

Marco, não há o que agradecer. Pode deixar que assim que conseguir alguma informação precisa, eu dividirei com vocês.

Paulo, não há o que agradecer. Poxa, fico realmente feliz por ter ajudado. Que bom que meu texto foi útil e agora figura em seu blog também. :)

Abraços

Anônimo disse...

Caro Marcelo, encontrei no site do BACEN o edital e as provas do concurso passado, tanto para analista quanto para técnico, porém, as provas para analista estão divididas por área e até agora não consegui encontrar no edital as atribuições da graduação para os respectivos cargos. Será que vc se lembra se existe algum cargo de analista que o requisito não seja específico, que aceita qualquer graduação?
Aguardo resposta,
Rosângela.

Marcelo Hirosse disse...

Rosângela, as áreas 1 e 2 são de TI, as áreas 3 e 4 são de economia e a área 5 é geral. Mas, mesmo que você não tenha graduação em Economia, poderá prestar a área 4, por exemplo.
Abraços

Anônimo disse...

Caro Marcelo Hirosse,

pretendo fazer o concurso de 2009 e sinto necessidade de sanar uma dúvida:

gostaria de saber se há, dentro do banco central, possibilidades reais de ascensão de carreira, por meio de provas internas ou de outras formas.

Se houver, elas dependem do famoso QI, ou seja, quem indica?

E, por último, como você citou haver um preconceito contra os técnicos, essa possibilidade de ascensão é restrita, desfavorecendo aqueles que entraram como técnicos?

Marcelo Hirosse disse...

Felipe, ascensão é ilegal hoje em dia. Se eu quiser me tornar analista no Bacen, preciso fazer o concurso para esse cargo. Não existem provas internas.
Abraços

Anônimo disse...

Prezado Marcelo Hirosse,

Peço desculpas se me expliquei mal ou se insisto em um assunto cuja resposta pode ser a mesma da anterior.

Mas, na minha pe0rgunta, eu não me referia a passar de técnico para analista.

Eu me referia à ascensão para cargos de chefia, como diretor, por exemplo.

Se houver esse tipo de ascensão, as perguntas anteriores se mantêm.

Obrigado.

Marcelo Hirosse disse...

Felipe, no Bacen é muito difícil um técnico conseguir uma função comissionada. Quase sempre os chefes são analistas. Agora para se tornar um diretor, aí sim é questão de QI e dos fortes. rs
Abraços

Anônimo disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog.

Gostaria de saber Marcelo, meu xará, se eu focar os estudos para o BACEN, mesmo sendo iniciante como concurseiro, não é muito areia pro meu caminhão?

Abraços.

Marcelo Hirosse disse...

Marcelo, obrigado pelos parabéns. Não acho que existam limites para traçar objetivos, desde que você se esforce. Perceba que meu primeiro foco foi o concurso do Bacen e fui aprovado. Vá em frente.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo;
Parabéns pela iniciativa. Sou de Recife e pretendo fazer para a area 5. Você acha que vão ter vagas para minha cidade? Qual bibliografia você sugere ?
Bom estudo !
Giovana

Marcelo Hirosse disse...

Giovana, obrigado pelos parabéns. Infelizmente não tenho a mínima noção de quantas vagas haverá em Recife. Para dicas de bibliografia, sugiro que leia o texto "Bibliografia".
Abraços

Bispo disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog.

Gostaria de saber Marcelo, se o concurso vai ter prova diferente técnico para segurança e técnico administrativo.
Muito obrigado.

Anônimo disse...

caro Marcelo,por favor tente trazer novas informacoes sobre a área 6 para analista... SE JÁ ESTÁ MESMO CONFIRMADA...

VALEU!! E PARABÉNS

Marcelo Hirosse disse...

Bispo, havendo essa nova área de segurança, deve haver prova específica também. Mas não posso afirmar nada, ainda não houve pronunciamento oficial sobre isso.

Quando houver informações concretas sobre a existência dessa área de segurança, postarei por aqui. Obrigado pelos parabéns.

Abraços

Bispo disse...

Marcelo, mioto obrigado pelas informações.

Marcelo Hirosse disse...

Bispo, não há o que agradecer.
Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcelo!
Gostaria de informações sobre o programa de encarreiramento do BC. Li nas respostas anteriores que para cargo de técnico não há comissionamento. Porém para os Analistas existe um programa de ascenção na carreira certo?. Qtos níveis aproximadamente um Analista que acabou de tomar posse pode subir? Após 10 anos de trabalho, por exemplo, ele pode um cargo bem melhor? Um cargo de chefia bem comissionado hj em dia no BC tem remuneração de 20K? Parabéns e obrigado!

Marcelo Hirosse disse...

Marcello, é possível haver técnicos com funções comissionadas, sim, porém o que eu disse foi que é algo mais raro de acontecer. Existe um plano de carreira tanto para os técnicos, quanto para os analistas com 4 classes e 13 padrões. Em julho de 2010, será implementada a última parcela do aumento que conseguimos e os subsídios iniciais serão R$ 4917,28, para o cargo de Técnico, e R$ 12960,77, para o cargo de Analista, e os finais, R$ 8449,13, para o cargo de Técnico, e R$ 18478,45, para o cargo de Analista. Quanto à ascensão que vários já me perguntaram, postei o texto "Ascensão funcional".
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo,

nao sei se vc já comentou sobre isso aqui no blog, mas fica uma dúvida:

para o cargo técnico do BaCen é necessário ter a CNH?


obrigada. bjs,

Anônimo disse...

Bom, tive a curiosidade de olhar o último edital... e vi q sim!

bjs

Marcelo Hirosse disse...

Beatryz, como você bem viu, foi necessário ter CNH. Era requisito indispensável, pois tivemos de fazer curso de Direção Defensiva e Ofensiva na Agência Nacional de Polícia.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, existi alguma chance de ter inglês para o cargo de nível médio?
Abraços

Marcelo Hirosse disse...

Bispo, é difícil saber exatamente o que cairá no próximo certame, pois há apenas o último edital para tomar como base, já que o penúltimo concurso foi há uns 20 anos. Sugiro que, por enquanto, vá estudando as matérias básicas. Haverá tempo para estudar as específicas.
Abraços

Cely Soares disse...

PARABÉNS PELO BLOG E POR SUA DETERMINAÇÃO.
EU ESTOU MUITO INTERESSADA EM FAZER ESSE CONCURSO DO BACEN. GOSTARIA QUE VOCÊ ME DESSE UMA DICA DE COMO ESTUDAR. PRETENDO ESTUDAR UMAS OITO HORAS POR DIAS, JÁ QUE ESTOU COM TEMPO LIVRE. MAS NÃO SEI COMO DIVIDIR AS MATÉRIAS. OBRIGADA.

Anônimo disse...

marcelo, qual o horário de trabalho no Bacen do DF?
Obrigado
Renan

Marcelo Hirosse disse...

Celly, Obrigado pelos parabéns. Já que está com tempo livre, sugeriria que fizesse algum cursinho. Seu ritmo de estudo seria determinado por ele.

Renan, o horário de trabalho é das 9h às 12h30 e das 14h às 18h30.

Abraços

Anônimo disse...

marcelo, mas como fica o horário de estudante? todos cumprem esse horário ou tem escalas diferentes?

Marcelo Hirosse disse...

Quem é estudante tem direito, por lei, a horário especial e isso é cumprido no Bacen. A carga horária semanal continua a mesma (40h), porém há uma certa flexibilização no período diário de trabalho, observando-se cada caso.
Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcelo! Parabéns pelo site e pela iniciativa do Blog!
Queria saber qual seria a sua previsão/palpite para a saída do edital do Bacen...
Um abraço!
Jane

Marcelo Hirosse disse...

Jane, obrigado pelos parabéns. Como disse no texto "Bacen 2009 - Área de Segurança": "Com relação à provável data do próximo concurso, o edital deverá sair mais para o final do ano. Acredito nisso, pois até hoje o concurso nem autorizado foi. E essa parece ser a posição do Diretor de Administração.".
Abraços

Anônimo disse...

Olá outra vez!
Quantas horas por dia vc estudava, Marcelo?
Jane

Marcelo Hirosse disse...

Jane, estudei, em média, 8h/dia (4h sozinho + 4h de aula no cursinho). Esse tempo em que estudava sozinho era cronometrado para que eu tivesse uma noção real do quanto estava efetivamente me dedicando.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo,

No BACEN, os técnicos em Segurança tem que trabalhar com uniforme tbm??? Ou a vestimenta deve ser como de qualquer pessoa q trabalha num banco, normalmente traje social fino???
Sei q é idiota a pergunta, mas é muita curiosadade memso sobre tudo q envolve o BACEN...

Marcelo Hirosse disse...

Nenhum, nem outro. Primeiro, porque para o serviço de segurança operacional propriamente dito existem os vigilantes. Segundo, porque o Banco Central não é um banco, apesar do nome. Ele é um órgão administrativo que controla a economia nacional e todos os outros bancos. Não há uma obrigatoriedade para a vestimenta, portanto.
Abraços

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, gostaria que vc esclarecesse ainda mais sobre o que é e o que faz um técnico em segurança, pois não é muito divulgado isso, vc acha que o BACEN vai chamar muitos tecnicos?? pretendo fazer para Salvador.

Grato

Marcelo Hirosse disse...

Fica difícil saber o que o Bacen pretende fazer. Cabe ressaltar que o penúltimo concurso de técnico foi realizado há aproximadamente 20 anos. Como já citei, há áreas administrativas e operacionais. É complicado descrever as atividades desempenhadas.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo,

Vc acha que quem começar a estudar agora pode ter um bom desempenho no concurso na área 5? Tenho formação em ciências contábeis e bons conhecimentos em administração pública e direito.

Obrigado,

JRS

Marcelo Hirosse disse...

JRS, eu acredito que estudar após a publicação do edital, já seja suficiente para garantir sua aprovação, desde que já tenha adquirido algum conhecimento. A vantagem disso é focar no que realmente vai ser cobrado. Claro que tudo depende de sua determinação.
Abraços

Anônimo disse...

boa noite marcelo! vi em que uns dos comentarios voce disse para beatriz que o cnh era requisito indispensável para investidura do cargo tecnico. realmente foi cobrado o cnh no ultimo edital, mas logo depois saiu o edital de retificaçao, nao mais exigindo o cnh.e mesmo assim teve direçao ofensiva?.voce acredita que nesse proximo concurso vai exigir cnh, apesar de ter tido retificado no edital anterior?
boa noite! fort abraço
jorge

Tatiana disse...

Olá Marcelo, como vai?

Gostei muito do seu blog, me ajudou bastante a esclarecer várias dúvidas. Parabéns! Já recomendei aos meus amigos concurseiros... rs...
Li que vc estudava 8h/dia, 4 nas aulas e mais 4 "em casa", gostaria de saber como vc estudava sozinho!!! Vc revia a matéria da aula que teve no dia?? Estudava apenas uma matéria p/ dia?? Como era o seu esquema de estudo em casa??? Se puder me dar essa dica vou ficar muito agradecida.
Obrigada pela atenção.

Um abraço.

Marcelo Hirosse disse...

Jorge, essa questão da CNH foi complicada mesmo. Não me lembro do edital retificador, mas acho que existiu, sim. O problema é que ela foi necessária para o curso de direção ofensiva. Não foi requisito obrigatório, mas quem tinha pôde aproveitar melhor o curso. Acho que não deve ser exigida novamente, também porque acredito que o foco do próximo concurso seja a área administrativa, tanto geral como de segurança.

Tatiana, fico feliz por ter gostado de meu blog. Eu estudava em casa antes da aula, assim estudava a matéria que seria ministrada no dia, porém revisando o conteúdo da aula anterior.

Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcelo, parabéns pelo blog as informações contidas nele são ótimas e de grande proveito. Gostaria que me esclarecesse uma dúvida, caso seja do seu conhecimento: A pessoa que tem seu nome constando no SPC E SERASA, pode ser impedido de ocupar o cargo caso passe na prova?

Unknown disse...

Gostaria de saber se precisa ter algum curso tecnico para o cargo de tecnico ou so o ensino medio mesmo?

Parabens!
beijão!

Marcelo Hirosse disse...

Obrigado pelos parabéns. Normalmente é necessário apresentar o nada-consta das Polícias Civil e Federal para tomar posse. Nunca ouvi falar sobre qualquer consulta ao SPC ou SERASA.

Lamara, é necessário possuir só o ensino médio mesmo. Qualquer qualificação extra será fornecida pelo Bacen. Obrigado pelos parabéns.

Abraços

MASKAY disse...

Grande Marcelo,

Antes de qualquer coisa, parabéns pelo Blog. Cara, arrebentou!!

Marcelo, estou tendo dificuldades de encontrar material referente ao tópico do edital anterior:

CONHECIMENTO ESPECÉFICOS
TEORIAS E NORMAS DE SEGURANÇA

Você teria alguma dica para dar como conseguiu material, ou até mesmo bibliografias.

Sucesso!

Anônimo disse...

Marcelo, primeiro que Deus te abençoe pela sua iniciativa. Gostaria de lhe perguntar mais informações sobre a área de segurança, seja a nível médio ou o possível ingresso de um cargo área 6 para nível superior. Desculpe a minha ignorância, mas quando você fala de segurança, está se referindo a questões ligadas a segurança patrimonial ou a segurança de rede (informática)? Desde já, grata pelas informações.Danivite.

Anônimo disse...

Eu, novamente(rs). Você poderia relatar a sua rotina de trabalho no Bacen? Obrigada, mais uma vez. Deus te abençoe. Danivite.

Marcelo Hirosse disse...

Maskay, obrigado pelos parabéns. Essa parte de segurança é realmente difícil de encontrar. Na épóca, estudei pela apostila da Vestcon e por materiais entregues em sala.

Danivite, toda dúvida ou curiosidade é válida quando se deseja algo. A área de segurança a que me refiro é ligada a questões patrimoniais e físicas dos servidores. Segurança de redes é tratada pelo departamento de informática. Fica complicado descrever o dia-a-dia por aqui, mas você pode ter uma noção de como o Bacen é, por meio dos textos que postei na pasta "Banco Central".

Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, obrigada novamente pela sua resposta. Valeu pelo apoio. Sucesso!! Danivite.

Marcelo Hirosse disse...

Danivite, não há o que agradecer.
Abraços

Unknown disse...

Oi, Marcelo.

Gostaria de saber se os que não foram habilitados no teste psicotécnico para o cargo de técnico, foram excluídos do concurso ou foram pra outra(s) área(s).


Obrigado.

Marcelo Hirosse disse...

Moisés, os não habilitados simplesmente não foram fazer o curso na Academia Nacional de Polícia, e permanerecam na área de origem.
Abraços

Unknown disse...

Hum... Só pra encerrar, no concurso de técnico de 2005 não era somente pra área de segurança, mas pra outras áreas também? A escolha da área era durante o curso de ambientação e formação?

Pelo jeito, pra área de segurança foram poucos.

Obrigado. Abraços.

Marcelo Hirosse disse...

Moisés, o último concurso de 2005 foi feito pensando-se apenas na área de segurança. Poucos técnicos conseguiram ir para outras áreas, ao contrário do que você imagina. Porém estima-se que haverá duas áreas (administrativa e de segurança) para o cargo de Técnico.
Abraços

Unknown disse...

Oi, Marcelo.

Sei que pode parecer encheção de saco (rsrsrs), mas tem uma coisa ainda que não entendi. Você disse: "Moisés, os não habilitados simplesmente não foram fazer o curso na Academia Nacional de Polícia, e permanerecam na área de origem."

O que não tô entendendo é que área de origem é essa, já que todos os aprovados prestaram pra essa área (de segurança). A não ser que há mais de uma área na segurança, por exemplo: os habilitados no psicotécnico fizeram o curso na ANP e ficaram numa área específica de segurança do BCB e os não habilitados ficaram em outra área específica (administrativa, por exemplo) de segurança.

Obrigado, por enquanto... rsrsrs

Marcelo Hirosse disse...

Moisés, inicialmente todos foram lotados na área de segurança. Poucos conseguiram "fugir" dela. Os não habilitados e alguns dos habilitados no teste psicotécnico, que inclusive fizeram curso na ANP, ficaram na área administrativa da segurança.
Abraços

Anônimo disse...

Quero saber se precisa ter CNH para fazer concurso para o tecnico do banco central....obrigado

Vitor Xavier disse...

Marcelo ,

Meus parabéns pelo blog , pode me tirar uma dúvida ?

Após passar no concurso para técnico tem que ir para brasília fazer um curso e se não passar ?

Marcelo Hirosse disse...

Essa questão da CNH foi discutida nos comentários do texto "Bacen 2009 - Área de Segurança", sugiro que dê uma olhada.

Vitor, obrigado pelos parabéns. Apenas os aprovados dentro do número de vagas precisam vir a Brasília participar do curso de formação.

Abraços

Simone Figueredo disse...

Marcelo,


Você sabe dizer se as matérias para o cargo de Técnico serão as mesmas do edital de 2005 ou serão incluídas outras? Ouvi dizer que neste próximo concurso também terá noções de economia. Você tem conhecimento disso?

Simone Figueredo disse...

Oi Mercelo,

Você sabe dizer onde é a sede do BACEN em São Paulo e, para quem não vai atuar em Brasília, onde são realizados os cursos? Se também são em Brasília, há ajuda de custo?

Marcelo Hirosse disse...

Simone, infelizmente não sei dizer se as matérias serão as mesmas. Isso é uma decisão que cabe ao Departamento de Pessoal e à Banca Examinadora. Não sei onde fica a sede de São Paulo, mas na internet você pode encontrar isso. Os cursos são normalmente em Brasília. Se forem realizados após sua nomeação no concurso, serão custeados pelo Banco Central.
Abraços

Anônimo disse...

Em primeiro lugar,meus parabéns pelo blog ,está excelente!!
Gostaria de dizer que eu tb realizei a prova de 2005,conseguindo acertar 28 das 30 questões de específicas,mas apenas 21 das 30 de conhecimentos gerais,ficando desta forma em 57ºe de fora do curso de capacitação,já que chamaram apenas os 50 primeiros para belém,fiquei muito chateado na época,mas felizmente passei em um outro concurso logo depois.
Em relação ao próximo do Bacen,com possibilidade de haver vagas para área de seguraça, tanto para analista como para técnico acho que minhas chances podem aumentar,pq acredito que seja razoável a cobrança de um curso específico para o cargo,ao menos para contar como título,fato que já ocorre nas outras áreas,tendo em vista que sou tecnólogo na área de segurança física e patrimonial,curso este com valor de 3º grau!!
Um grande abraço e fique com Deus!!

Marcelo Hirosse disse...

Obrigado pelos parabéns. Eu particularmente não acredito que haverá prova de títulos para a área de Segurança, também porque não é comum encontrar cursos em nível de graduação ou pós para essa área.
Abraços

Unknown disse...

Olá Marcelo, parabéns ao blog!
Vou me inscrever para Técnico na Area 2, logo gostaria de saber como é o dia-a-dia do segurança institucional, quais suas reais atribuições. Obrigado.

Anônimo disse...

Olá Marcelo!
Parabéns pelo blog. Estou com uma dúvida enorme sobre qual área de técnico fazer. Sou policial militar e se for fazer área 2 já tenho 14 pontos na prova de títulos, mas não estou querendo trabalhar na área de segurança. Meu desejo é trabalhar na área administrativa do banco, estou no 4º período de contábeis e os meus estudos já estão bastante adiantandos. Ajude-me por favor! Como é trabalhar na área de segurança do bacen. Qual área você acha que devo escolher?

Cláudia Patrícia.

Marcelo Hirosse disse...

Gerenciador, obrigado pelo parabéns. Como já citei em diversos outros comentários, existe a área operacional, que trabalha em regime de escalas, e a administrativa, que trabalha com a parte burocrática. São diversas as atividades, como: fiscalização de terceirizados, compras, seguranças de dignitários, dentre outras.

Cláudia Patrícia, obrigado pelos parabéns. Se seu sonho é trabalhar na área administrativa, acho que você deva correr atrás. Lembrando que também existe uma área administrativa na segurança, portanto você poderá ganhar pontos com seus títulos e não trabalhar na área operacional.

Abraços

Rodrigo Concurseiro disse...

Olá Marcelo.

Parabéns pela conquista. Também estou nessa luta para TÉCNICO como alguns dos colegas acima.

Bem, tenho uma dúvida com relação a carga horária. No edital dia que pra TÉCINCO - ÁREA 2 a carga horária é de 40 horas semanais. Sei que devo seguir o edital, mas vejo que algumas pessoas insistem em dizer que na prática, os TÉCNICOS, que ficam na parte de segurança mesmo, trabalham 30 horas/semana.
Sabe me dizer se isso procede?

Agradeço desde já.

Sheila disse...

Oi Marcelo, parabéns pelo Blog. Me diga uma coisa, você sabe o valor aproximado da ajuda de custo que os aprovados receberão durante o curso de formação?
Vou tentar pra Técnico- área 1. Mas dizem que Brasília tem um custo de vida muito alto e gostaria de saber como estão os preços de aluguéis, etc.
Obrigada.

Marcelo Hirosse disse...

Rodrigo, como disse no texto "Edital Bacen Técnico 2009: Análise", a carga horária semanal padrão é de 40 horas, porém aqueles lotados na área "operacional" da segurança terão de trabalhar apenas 30 horas.

Sheila, obrigado pelos parabéns. Não lembro ao certo qual é o valor da ajuda de custo, mas o curso de formação durará em torno de 3 semanas.

Abraços

Anônimo disse...

Poxa vida, é o Brasil inteiro querendo entrar neste concurso!! Para uma pessoa conseguir entrar nele é mais difícil que ganhar na megasena! É muita gente fazendo inscrição e estudando pra esse concurso, comprando livro, fazendo cursos e mais cursos! Tem muita gente estudando e já faz tempo! Todo mundo ao mesmo tempo! Tá muito saturado, é concorrente demais para vaga de menos! Assim fica complicado!

Anônimo disse...

Pra passar neste concurso tem que virar um computador! Tem muita gente fazendo ao mesmo tempo!

Marcelo Hirosse disse...

Essa é a mais nova realidade dos concursos federais. É preciso fazer a diferença.
Abraços

Laura disse...

Olá Marcelo,

Passei na prova objetiva e estou aguardando a análise da vida Pregressa, posterior convocação.
Estou um pouco ansiosa porque quero continuar morando em Belém. Espero que tudo dê certo.
Obrigada por compartilhar a sua história. Até pensei em fazer algo parecido, mas a minha é um pouco diferente heheh. Sou dentista e meus cargos públicos são longe da minha área.
Um abraço.

Marcelo Hirosse disse...

Laura, parabéns pela aprovação. Compartilhe sua história também. Tenha certeza de que ela motivará muitas pessoas. Diferentemente de você, acho que nossas histórias são parecidas, pois eu sou Engenheiro e trabalho com o Direito.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, parabéns pelo blog e por suas conquistas! Isso realmente, nos incentiva! Gostaria de sbaer de ti como funciona a questão da estabilidade do empregado no Bacen. O que pode tirar alguem do cargo conquistado?
abraços, Daisy.

Sergio disse...

Marcelo, Eu sou da area de informatica e pensava me preparar para o BACEN. Costumam existir oportunidade na area de TI para o BACEN em São Paulo? Sabe como é a rotina de trabalho de TI no Bacen? Eu consigo me especializar em BI, por exemplo?

Marcelo Hirosse disse...

Daisy, obrigado pelos parabéns. Caso seja aprovada no estágio probatório (3 anos) e adquira a estabilidade, o disposto no art. 22 da Lei nº 8112/90 responde sua pergunta: "O servidor estável só perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar no qual lhe seja assegurada ampla defesa". Fora esses casos, só por questão orçamentária mesmo, o que é muito difícil.

Sérgio, a área de TI também opera em SP, porém é mais presente em Brasília. É bem desenvolvida e setorizada, de forma a possibilitar que você se especialize em determinado assunto.

Abraços