sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Ministério da Fazenda 2009 - Técnico Administrativo

Informações Gerais
  • Banca Organizadora: ESAF.
  • Remuneração Inicial do Cargo: Até R$ 2792,42.
  • Cargo: Assistente Técnico-Administrativo.
  • Escolaridade: Ensino Médio Concluído ou Equivalente.
  • Inscrições:
    • Período: Do dia 9 de março ao dia 20 de março de 2009;
    • Taxa: R$ 62,00.
  • Aplicação da prova:
    • Data provável: 26 de abril de 2009;
    • Turno: A confirmar.
  • O concurso terá 2000 vagas espalhadas por todas as Unidades da Federação e o DF:
    • (AC) = Ampla Concorrência / (PD) = Portador de deficiência.
    • Subitem 1.2 do edital:
      • AC: (AC) 011 (PD) 001
      • AL: (AC) 029 (PD) 002
      • AM: (AC) 024 (PD) 002
      • AP: (AC) 009 (PD) 001
      • BA: (AC) 116 (PD) 007
      • CE: (AC) 057 (PD) 004
      • DF: (AC) 106 (PD) 006
      • ES: (AC) 061 (PD) 004
      • GO: (AC) 053 (PD) 003
      • MA: (AC) 031 (PD) 002
      • MG: (AC) 206 (PD) 011
      • MS: (AC) 023 (PD) 002
      • MT: (AC) 037 (PD) 002
      • PA: (AC) 044 (PD) 003
      • PB: (AC) 043 (PD) 003
      • PE: (AC) 084 (PD) 005
      • PI: (AC) 021 (PD) 002
      • PR: (AC) 087 (PD) 005
      • RJ: (AC) 214 (PD) 012
      • RN: (AC) 047 (PD) 003
      • RO: (AC) 028 (PD) 002
      • RR: (AC) 008 (PD) 001
      • RS: (AC) 102 (PD) 006
      • SC: (AC) 069 (PD) 004
      • SE: (AC) 019 (PD) 001
      • SP: (AC) 349 (PD) 019
      • TO: (AC) 008 (PD) 001
  • Provas objetivas dividas em:
    • Conhecimentos Gerais (40 questões):
      • Português (20 questões / Peso 2);
      • Raciocínio Lógico-Quantitativo (10 questões / Peso 1);
      • Informática (10 questões / Peso 1).
    • Conhecimentos Específicos (40 questões):
      • Direito Administrativo e Direito Constitucional (20 questões / Peso 1);
      • Direito Tributário e Direito Previdenciário (20 questões / Peso 2).
  • Critérios de avaliação e classificação:
    • Serão eliminados os candidatos que obtiverem notas inferiores a:
      • 40% dos pontos ponderados da disciplina Língua Portuguesa (o equivalente a 16 pontos ponderados);
      • 60% do somatório dos pontos ponderados do conjunto das provas (o equivalente a 72 pontos ponderados).


Análise desse concurso:

Como o concurso será aplicado em todas as Unidades da Federação e no DF, a concorrência será bastante diluída. E serão 2000 (DUAS MIL) vagas, excelente oportunidade de ingressar no serviço público.

O item 1.3.1 do edital merece especial atenção. Segue a transcrição: "Se o número de aprovados e classificados no concurso for inferior ao número de vagas estabelecido no subitem 1.2, as vagas remanescentes serão revertidas para o Distrito Federal". É possível, portanto, que sejam aumentadas as vagas do DF. O que particularmente acho pouco provável, porém é algo a se considerar.

Quanto às disciplinas, apenas duas, Direito Tributário e Direito Previdenciário, fogem um pouco das consideradas básicas. Essas são matérias também cobradas no concurso da Receita federal. Vale lembrar que como Língua Portuguesa, também possuem peso 2.

Com relação aos critérios de avaliação e classificação, impende ressaltar que a única disciplina que é eliminatória, por possuir pontuação mínima, é a Língua Portuguesa. Mas o conjunto de provas também é considerado.

Bibliografia sugerida (lembrando que os livros que utilizei são os descritos no texto "Bibliografia", os outros são meras sugestões):
- Português: Novíssima Gramática Aplicada ao Texto - Marcos Pacco;
- Raciocínio Lógico-Quantitativo: Sem sugestões;
- Informática: Informática Descomplicada - Teoria e Exercícios para concursos públicos - André Alencar dos Santos;
- Direito Constitucional: Direito Constitucional Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente de Paulo;
- Direito Administrativo: Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente de Paulo;
- Direito Tributário: Direito Tributário - João Marcelo Rocha;
- Direito Previdenciário: Curso de Direito Previdenciário - Fábio Zambitte.
Para quem não puder adquirir os livros acima citados, uma boa alternativa seria utilizar boas apostilas.

24 comentários:

MarC disse...

Indicaria qual editora de apostila Marcelo?


Farei esse concurso, estou animado.


Abraços.

Marcelo Hirosse disse...

Marc, as apostilas que conheço são da Vestcon e da Obcursos.
Abraços

rodrigo disse...

estamosss dentro !!!

dá uma olhada em adm e const. e estudar tributário e previd. !

vamosss =)..
só tenho dúvidas sobre AM ou PE !

Anônimo disse...

Rodrigo,
Também estou com dúvidas sobre onde me candidatar; meu receio sobre o NE é pelo nível de preparação, que, pelo que ouvi, é superior a outras regiões. O que você acha Marcelo?

Marcelo Hirosse disse...

Rodrigo e Bruno, eu sempre fiz concursos para minha cidade, Brasília, não sou a favor de fazer prova para outras cidades, só porque existem mais vagas. Faço isso, porque gosto daqui e eu não penso nos concorrentes. Faço a minha parte, afinal preciso de apenas 1 vaga.
Abraços

rodrigo disse...

Ahh sim sim !

Eu também não me preocupo com vagas e muito menos com concorrência, a minha dúvida seria entre ficar na minha cidade natal ou ir para outro estado (morar sozinho).

PS: Atualmente sou funcionário público estadual e lembro que fiz um concurso de apenas 4 vagas (fiquei em 27) no qual acabaram chamando 31 pessoas !

abcs e bons estudos !

Marcelo . essa novissima gramática realmente é boa ? você desde que eu comecei a ler o blog recomenda ela para os concursos ! (estou quase comprando !)

Marcelo Hirosse disse...

Rodrigo, eu não trocaria o certo pelo incerto. Você tem toda estrutura em sua cidade natal (família, amigos), mas é algo que "você" tem de decidir. Parabéns pela conquista no concurso público estadual. Eu não usei especificamente a gramática, mas apostilas do autor que, segundo ele, fariam parte da gramática. Como eu gostei, indico-a, portanto.
Abraços

Anônimo disse...

Boa noite, estou animada para este concurso, mais tenho dúvida quanto a preparação, pois estou habituada as provas do CESPE, já imprimi algumas provas da ESAF e notei que o estilo de prova é bem diferente, mais de qualquer forma, farei para BA. Como devo estudar português, qual a gramática, vc indica?

Marcelo Hirosse disse...

Lúcia, realmente o estilo de prova da ESAF é bem diferente do CESPE. Resolva questões de provas passadas para conhecer a banca. Ao final desse texto, dou dicas de bibliografia.
Abraços

Anônimo disse...

Eaí Marcelo, tudo tranquilo?! - Li em algum lugar, não me recordo onde, que apenas 8%, aproximadamente, dos participantes de concursos públicos estudam de verdade, o restante se resumem em "chutadores"!!!
- O que você me diz sobre isso!

Marcos Cezar - Campo Mourão - Pr

Marcelo Hirosse disse...

Marcos, já ouvi falar que o percentual seria algo em torno de 10%, mas sinceramente nem dou muita atenção a notícias como essas, porque acho que o importante é fazer a sua parte para estar nesse percentual. Lembre-se que a concorrência é o que menos importa, pois você quer apenas uma vaga: A SUA.
Abraços

Anônimo disse...

Oi Marcelo,
o que vc acha da apostila instituto pré-concurso?

Marcelo Hirosse disse...

Cássia, infelizmente não posso opinar, pois nunca ouvi falar dessa editora.
Abraços

boO disse...

Oi! Eu sou de PE, e diferentemente dos garotos, lá no começo, me preocupo sim com a concorrência, acho que por aqui, a briga vai ser feia...
Alguém sabe informar sobre o número de inscritos ou onde posso encontrar?
Abraços.

Marcelo Hirosse disse...

Bo, a relação de candidatos por vaga deverá ser publicada, em breve, no site da ESAF.
Abraços

Anônimo disse...

Ola galerinha...

Vejo que tem muita gente ai tentando esse concurso, desejo muito sucesso ai nas provas para todos e que Deus os abençoe.

Parabens Marcelo pelo apoio dado ao pessoal.

Um grande Abraço...

Marcelo Hirosse disse...

Não há o que agradecer.
Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcelo tudo blz?
Olha só é minha 1ª vez em concursos e estou me dedicando aos assuntos de Direito e portugês.
vc teria algo para me passar de como conseguir material?
Desde já agradeço.
Sorte pra Todos.

Marcelo Hirosse disse...

Estou disponibilizando aos poucos os resumos que possuo. Para dicas sobre bibliografia, sugiro que leia o texto "Bibliografia".
Abraços

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Raíssa, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, principalmente os comentários a respeito do concurso para o Bacen. Entretanto, como me inscervi para do Técnico MF, gostaria de saber qual a carga horária de trabalho para as áreas do Bacen e para Técnico do MF? Obrigada desde já.

Marcelo Hirosse disse...

Raíssa, Obrigado pelos parabéns. No Bacen, a carga horária é de 40 horas semanais e no MF acredito que sejam 30 horas, pois há a Portaria RFB nº 10.926, de 29 de agosto de 2007 que autoriza o cumprimendo dessa carga.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo...estou à procura de provas anteriores do MF (gratuitas)... Já ouví falar que este é o primeiro concurso a nível médio do MF, seria verdade isso? Seria por isso q n encontro provas, ou só há provas p serem comercializadas?

Anônimo disse...

Oi Marcelo, enviei um e-mail para você, se possível dê uma olhadinha depois.

Abraços

Lígia Fabri

Marcelo Hirosse disse...

Não sei dizer se esse é o primeiro concurso de nível médio do MF. Normalmente provas passadas são encontradas nos sites das bancas examinadoras do concurso e são gratuitas.

Lígia, já respondi ao seu e-mail.

Abraços