sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Bibliografia

Primeiramente gostaria de dizer que não acredito que exista uma bibliografia padrão que garanta a aprovação em um concurso. Utilizei materiais diversos ao longo de minha vida de concurseiro.

Quando estudei para o concurso do Bacen/2005, prova elaborada pela FCC, utilizei basicamente a apostila da Vestcon, as apostilas entregues em sala de aula e as anotações do caderno. Faltando algumas semanas para prova, resolvi comprar o livro "Gramática Aplicada ao Texto - Fernando Moura" para estudar português, e dois livros de exercícios de direito (constitucional e administrativo) não muito bons.

Para o concurso do STJ/2008, prova elaborada pelo CESPE, resolvi investir um pouco mais e utilizei os seguintes materiais, além da apostila da Oblivros:
- Português (teoria e exercícios): Apostilas entregues pelo Prof. Pacco, que acredito que hoje façam parte do livro "Novíssima Gramática Aplicada ao Texto - Marcos Pacco", e o Livro que já possuía do Fernando Moura;
- Atualidades (teoria): Anotações do Caderno - prof. Paulinho;
- Informática (teoria): Anotações do Caderno - prof. Wagner Bugs e Material do Prof. André Alencar;
- Direito Constitucional (teoria): Livro Direito Constitucional Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente de Paulo;
- Direito Constitucional (exercícios): Livro Direito Constitucional - Questões do CESPE com gabarito comentado - Gustavo Barchet;
- Direito Administrativo (teoria): Livro Direito Administrativo Descomplicado - Marcelo Alexandrino e Vicente de Paulo;
- Direito Administrativo (exercícios): Livro Direito Administrativo - Questões do CESPE com gabarito comentado - Gustavo Barchet;
- AFO (teoria e exercícios): Material do Ponto dos Concursos e Apostilas entregues em sala do Prof. D'ávila;
- Administração Pública (teoria e exercícios): Material do Ponto dos Concursos - Rafael Encinas;
- Gestão de Pessoas (teoria e exercícios): Material do Ponto dos Concursos - Flávio e Marcela.

Logo após o concurso do STJ, estudei por um tempo para o concurso da Receita Federal, concurso previsto para 2009 e prova elaborada pela ESAF, e utilizei os materiais a seguir:
- Matemática Financeira (teoria e exercícios): Anotações do Caderno - prof. Roberto Vasconcelos;
- Estatística (teoria e exercícios): Apostilas entregues pelo prof. Manoel Amaurício;
- Contabilidade Geral (teoria): Livro Contabilidade Básica - Ricardo Ferreira;
- Direito Previdenciário (teoria): Livro Curso de Direito Previdenciário - Fábio Zambitte;
- Finanças Públicas (teoria): Finanças Públicas - Carlos André Silva Támez / José Jayme Moraes Júnior.

Citei os materiais que já utilizei e sei que são bons. Confesso que não fiz muitos exercícios, priorizei a parte teórica. Esteja sempre focado na banca examinadora de seu concurso. Priorize fazer exercícios de provas passadas. Para concursos com matérias muito específicas, sugiro a aquisição de apostilas, pois é complicado encontrar livros.

27 comentários:

Fernando disse...

Blog bem bacana. Parabéns pela iniciativa.

Anônimo disse...

Marcelo,
Primeiramento gostaria de agradecer pela resposta... Mas a minha duvida não foi esclarecida, existe so um cargo para TEc, isso eu entendi, mas como existem duas areas... Adm e segurança, a organizadora entao poderia fazer duas provas diferentes? assim como são diferentes as areas de Analistas... Pq no ultimo concurso isso não fica claro uma vez que nas materias esfecificas só cairam para segurança...

Se souber...
Obrigada,
Carolina

Alexandre Braga disse...

Amigo seria possível você disponibilizar o material de Administração Pública do professor Rafael Encinas. Eu tenho apenas um módulo e esse curso não está mais disponível.
Meu e-mail é:
alexandrealmeidabr@yahoo.com
Deus abençoe

Marcelo Hirosse disse...

Obrigado, Fernando!

Carolina, eu acredito que a organizadora possa fazer duas provas diferentes, sim! Também porque a proposta é justamente nomear técnicos para o departamento de segurança e técnicos administrativos no geral. Mas não posso garantir nada. Vale lembrar que estou tentando conseguir informações do RH do STJ e que elas nunca são precisas. Ocorre o mesmo com o Bacen. Sugeriria, portanto, que estudasse as matérias básicas e deixasse p estudar as específicas qdo sair o edital. Pode ter certeza de que dará tempo!

Alexandre, infelizmente não posso disponibilizar materiais protegidos por direitos autorais. Na medida do possível vou disponibilizar materiais elaborados por mim, como resumos, anotações, dentre outros.

Abraços

Anônimo disse...

Caro Marcelo, também já estou me preparando para o BACEN, e sinto uma certa dificuldade com a matéria de raciocínio lógico. Vc acha que aulas particulares sanariam minhas dúvidas?
Um grande abraço e obrigada pela atenção.

Marcelo Hirosse disse...

Rosângela, você está estudando para o concurso de nível médio ou superior? Já estudou raciocínio lógico? Um bom livro já ajudaria muito. Com relação às aulas particulares, poderiam resolver, sim. É claro que depende do professor, da didática e do conhecimento do assunto que ele tem. Não basta saber raciocínio lógico, se não souber aplicar o conhecimento aos concursos públicos. Você me fez lembrar da época em que dava aulas particulares e também lecionava. Deu vontade de voltar a fazer isso. rs Na verdade é um de meus planos futuros.
Abraços

Anônimo disse...

Marelo, vc acredita que eu, sendo licenciado em Matemática, poderia me darai melhor se focasse em Analista do BC, assim como vc? É q parece que pra gente que já se dá bem em matemática, Raciocínio Lógico, infomática, os outros conteúdos parecem mais brandos...kkkk

Mas, no sério. Quando vc prestou o concurso do BC não fez pra Analista pq ainda não era formado, é isso?

E que conselho vc me dá? Devo dedicar-me exlusivamente à Analista ou não?

Vc fala várias vezes em focar o concurso. Isso, muitas outras pessoas tbem já me disseram. Agora, por exemplo, estão programados para nosso estado, ainda para esse semestre dois conc de Tribunais (TRT, TRE). Vc acredita que dedeicar-se a esses conc em detrimento do BC, mesmo que nesse momento, seria errado?

VC não ficaria preocupado de tipo o "bonde está passando"?

Abraço

Roger

Anônimo disse...

Marcelo, estou estudando as matérias do núcleo comum para o Bacem, pois, vou tentar para nível médio e superior. Já estudei um pouco de raciocínio lógico, mas, sinto muita dificuldade em identificar se o problema envolve a aplicação de uma fórmula específica ou se apenas uma regra de três simples ajuda.
Mas, é bom saber que está entre os seus planos futuros voltar a dar aulas particulares. Quem sabe, se acontecer ainda esse ano, poderemos nos candidatar? rsrsrsr
Obrigada pela atenção e paciência com a nossa causa. Bom Dia!

Marcelo Hirosse disse...

Roger, também pensava, como você, que a formação em uma área de exatas poderia ajudar nos concursos públicos. Mas como disse no texto "Bacen - preparação, concurso e ambiente do trabalho", enfrentei o concurso de técnico do Bacen que havia apenas raciocínio lógico. No fim o que faz a diferença é saber português e direito. Quando fiz o concurso do Bacen, ainda faltava um ano para me formar. Focar é escolher UMA prova de algum concurso, por exemplo, prova de Analista do Bacen. Sua meta será estudar tudo para essa prova. No caminho aparecerão outros concursos e você vai fazendo todos. Pode ser que no meio do percurso, você seja aprovado em algum. Se você ficar preocupado com o tempo, irá se pressionar e estará prejudicando seu rendimento. Dê tempo ao tempo.

Rosângela, esse tipo de dúvida realmente é complicado. O ideal é observar a resolução de alguns exercícios para posteriormente tentar sozinha. Pois é, estou pensando seriamente em voltar a dar aulas. Quando passei no concurso do Bacen, essa era minha profissão. Caso decida por voltar a ser professor, divulgarei por aqui. :)

Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, gostaria de uma opinião sua...
Já estudo há algum tempo para concursos, principalmente para o de auditor da Receita, mas estou pensando em estudar também para o próximo concurso para analista do BACEN. O que você acha de eu basear os estudos pelas apostilas da Vescon (ou Pro-concursos), complementando com algum outro livro? Você teria alguma dica sobre as provas discursivas?
Abraço,

Francisco

P.S.: Parabéns Marcelo! Muito bom o teu blog!

Marcelo Hirosse disse...

Francisco, acredito que para concursos de analista é necessária a utilização de livros. A apostila deveria ser usada apenas como material complementar. Sobre a prova discursiva, sugiro que leia o texto "Redação do concurso do STJ/2008". Lá há algumas dicas. Obrigado pelos parabéns.
Abraços

PPA Cidadão disse...

Amigo seria possível você disponibilizar o material de Administração Pública do professor Rafael Encinas. Eu tenho apenas um módulo e esse curso não está mais disponível.
Meu e-mail é: urses.fdm@gmail.com

Marcelo Hirosse disse...

Tavola, estou disponibilizando no blog, aos poucos, o material que possuo, que são resumos que utilizei.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo,
A Vestcom não oferece ainda apostilas para as específicas. Também não consegui achar na internet o referido material. Você teria alguma dica a respeito?

Velôso

Marcelo Hirosse disse...

Velôso, você se refere à parte específica do concurso do Bacen? Caso seja, é realmente difícil encontrar material. Eu estudei por apostilas entregues em sala pelos professores do cursinho que fiz.
Abraços

Unknown disse...

Oi, Marcelo!

Olha eu aqui de novo! Só gostaria de lhe pedir que esclarecesse um ponto sobre a bibliografia que você postou aqui...

Você mencinou que para o cocurso de técnico do Bacen você usou dois livros de exercícios de direito que não achou muito bons.

Aí, para o oncurso do STJ, você listou na bibliografia utilizada os livros de direito administrativo e constitucional com gabaritos comentados de questões do CESPE, da autoria de Gustavo Barchet. Esses dois livros de exercícios você recomenda, ou são os mesmos que usou no concurso para técnico?

Muito obrigada pela sua paciência e pelo seu tempo, mais uma vez!

Um abraço,

Nicole

Marcelo Hirosse disse...

Nicole, os livros do Barchet estão recomendadíssimos. Infelizmente ou felizmente nem tive muito tempo para usá-los. Estou inclusive tentando vendê-los, pois não terão muita utilidade na minha atual fase.
Abraços

Unknown disse...

Oi, Marcelo!
Muito obrigada pelo esclarecimento. Estou tentando montar uma bibliografia e enlouquecendo...
Puxa vida, compraria os seus de exercícios comentados se estivesse aí em Brasília. No momento tenho ido à livraria Saraiva (vendem livros em várias parcelas sem juros) para folhear os livros e tentar decidir quais são os mais apropriados para a minha falta de conhecimento em tantas áreas...
Mas vamos que vamos,não é?
Um abraço,
Nicole

Marcelo Hirosse disse...

Nicole, é importante mesmo folhear antes de comprar. Nem sempre o livro que é bom para um o é para outro.
Abraços

Joker disse...

Marcelo
Como acredito a maioria estou tendo muita dificuldade em encontrar os livros adequados para estudar para o concurso do Banco Central, técnico.
Minha maior dificuldade, está em encontrar o melhor livro para estudar GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS.. Será que alguém tem alguma dica ??

Marcelo Hirosse disse...

Joker, infelizmente não conheço livros sobre esse assunto. Lembro que já estudei utilizando material do site do Ponto dos Concursos.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo, estou me preparando para o concurso do MPOG (APO) e estou com muita dificuldade na matéria TEORIA POLÍTICA APLICADA. Encontrei algumas vídeo-aulas de Ciência Política. Será que é um bom começo? Pode me ajudar?

Grato.

Elton Red

Marcelo Hirosse disse...

Elton, infelizmente não tenho conhecimento de bibliografia nessa área. Cuidado com a origem dos materiais que você utiliza para seu estudo.
Abraços

Anônimo disse...

As aulas são do cientista político Octaciano Nogueira.

Obrigado.
Elton Red

Marcelo Hirosse disse...

Elton, como não tenho conhecimento na área, também não conheço os grandes nomes.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo,

Uma pessoa formada e pós-graduada que trabalha, no caso então concilia trabalho e estudos, qual tempo em anos para ser aprovado no exame do BACEN analista?
Acredito que a performance varia de pessoa para pessoa, mas existe uma média de tempo.

Outra dúvida, voce tem email? é possivel esclarecer duvidas atraves dele?

Grata,

Marcelo Hirosse disse...

Desculpe-me pela demora em respondê-la, fiquei impossibilitado de entrar no blog por um tempo. Bem, acredito que não haja um número exato de meses para garantir a aprovação em um concurso público. Tudo depende do que chamo "tripé da aprovação": foco, planejamento e determinação. Utilize o blog como nosso canal de comunicação.
Abraços