quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Redação Oficial - Principais Comunicações Oficiais

Alvará
É o instrumento da licença ou da autorização para o exercício de um direito, para a prática de um ato, ou para a realização de uma atividade dependente do policiamento administrativo.

Apostila
Texto para a retificação, ratificação ou rerratificação de dados relativos ao servidor.

Ata
Resumo de reunião ou assembléias em geral.

Atestado
É a comprovação de um fato ou situação de que tem conhecimento em razão do cargo que ocupa;
É geralmente passageiro.

Aviso
É o ofício entre Ministros de Estado, ou secretários de Estado, ou secretários de governos estaduais ou atos em geral emanados por essas autoridades sobre assuntos afetos a seus órgãos.

Certidão
Documento para comprovação de fato ou situação que conste dos arquivos do serviço público.

Circular
Texto direcionado a vários servidores para determinações de cunho geral, esclarecimentos de leis, decretos ou regulamentos.

Despacho
Determinações diretas do serviço em especial para o trâmite de documentos.

Edital
Texto para a abertura de processo seletivo – concurso público – ou licitações em geral, contém aviso, determinação ou citação.

Exposição de motivos
Texto dirigido ao Presidente da República para informá-lo de determinado assunto, propor alguma medida ou submeter a sua consideração projeto de ato normativo;
É enviado pelo alto escalão do governo.




Memorando
Comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão para tratar de assuntos gerais da administração. É a comunicação interna;
Destinatário: mencionado pelo cargo que ocupa;
Não pode conter endereçamento (comunicação interna);
Local pode ser omitido.




Ofício
É comunicação utilizada entre unidades administrativas de órgãos diferentes, comunicação externa; porém, magistrados em geral, que são Agentes Políticos, produzem, como regra, ofícios, mesmo se dirigidos a magistrados do mesmo tribunal;
Quem pode oficiar: órgãos públicos em geral ou empresas particulares, quando dirigidos a órgãos públicos;
Quem pode ser oficiado: órgãos públicos em geral, empresas particulares ou os particulares.

Parecer
Texto técnico-científico sobre assunto posto à observação do analista;
Objetivo principal: fornecer subsídios para a tomada de decisões.

Portaria
Ato expedido por Ministros, Secretários ou dirigentes de órgãos e entidades da Administração Pública com o fito de instruir os servidores sobre procedimentos da Administração Pública, dar delegações, disciplinar matérias de leis e, até, para instaurar inquéritos, processos, termos circunstanciados, entre outros.

Relatório
Texto produzido a partir de um trabalho executado e que não seja de natureza técnico-científica.




Requerimento
Expediente oficial em que o signatário do documento solicita a autoridade algo que julga ter direito;
Convém que se faça o requerimento em terceira pessoa.

Correio eletrônico
Texto que preza pela celeridade e serve geralmente para encaminhar outros documentos. Se possuir Certificação Digital, valerá como documento oficial impresso.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola Marcelo,
Estou estudando para o concurso do Bacen desde inicio de janeiro, venho estudando as materias basicas, cobradas em quase todos os concursos, minha pretensão seria par ao cargo de nivel medio. Pelo ultimo edital a materia especifica foi sobre segurança. Acredito que só há um cargo do nivel medio e a prova seria mesma para adm e segurança.... Vc teria o material de egurança estudado no ultimo concurso? Indicaria algum material? Livro?
Obrigada.Carolina

Marcelo Hirosse disse...

Carolina,
Se vc está estudando desde de janeiro, quando sair a prova estará muito bem preparada. :) Realmente há apenas UM cargo de técnico e UM cargo de analista. As pessoas estão confundindo cargo com área. Eu disse que aparentemente vão haver 2 áreas para técnico e 6 áreas para analista, devido ao problema da falta de motivação da galera no departamento de segurança. Pretendo dar algumas dicas de bibliografia em alguma próxima postagem.
Abraços

Anônimo disse...

Marcelo,

No fórum do CW, (link do BC, área 5) há uma galera legal, colegas seus. Eles falam sobre o dia-a-dia do BC e da luta quee stão travando pra sair da segurnaça.

É claro que pra quem gosta de ficr em casa à noite, todo final de semana com família, etc., essa área parece não ser muito boa. Nõ foi o seu caso. Que conseguiu ir para a parte administrtiva.

VC acredita que se sair mesmo esses cargos de técnico de segurança (ais eles poderiam sim nvestir em mais conhecimentos da area, como porte de arma e CNH) e o de Analista, esse pessoal ganharia mais?

É claro qe trabalhar no BC ganhando 5 mil por mês é bem melhor que na PRF, mesmo ganhando 8 mil, pelo menos eu penso assim, pois vc não faz patrulha ostensiva, já que o BC tem a segurança específica e os técnicos controlam o dtpo, né isso?

O que vc me diz sobre essa possibiliadade do cargo sair e se sair junto com o o técnico adm, será que o pessoal que tá ai hj terá preferência para se transferir (pelo menos é o que alguns colegas desesperados seus pensam)?

Roger

Marcelo Hirosse disse...

Roger, já passei por esse link do BC. Ganhar mais, acredito que o pessoal da segurança não vá. É possível haver diferenciação na carga horária diária de trabalho para os técnicos que trabalham com escala. Talvez consigam ganhar a mesma coisa, trabalhando 6h/dia. Na segurança existem pessoas que trabalham mais com a parte operacional e outras com a parte administrativa. Não é muito bem como você falou. A questão da transferência também é um pouco complicada. Muita gente já tentou, mas não conseguiu.
Abraços