quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Quando serei nomeado?

O nível dos concursos está cada vez mais elevado. Provas mais bem elaboradas e concorrência maior e mais qualificada. Costumamos ter metas como: estudar tais conteúdos, ficar entre os primeiros x lugares, mas parece que isso não é mais o suficiente.

Fiz a prova de Analista Judiciário - Área Administrativa do STJ com o objetivo de estar classificado entre os 120 primeiros lugares, pois esse era o número de redações que seriam corrigidas. Com base no número de convocações do último concurso (72), pensei que minha chance de ser convocado seria muito boa, já que alguns provavelmente reprovariam na redação que teve como nota de corte 6,00 pontos.

Consegui atingir minha meta. Fiquei entre os 120 primeiros, mais especificamente no 5º lugar. E o que é estar em 5º lugar? Até então sempre imaginei que estar entre os 20 primeiros fosse algo muito bom e que já garantisse a nomeação na primeira leva de aprovados. Porém minha visão mudou.

Tudo começou com o edital do concurso: "Concurso Público para Formação de Cadastro Reserva". Muita gente já desistiu aí, pelo fato de ser um cadastro reserva. E por que o STJ fez um concurso assim? Pois já virou jurisprudência desse tribunal que os aprovados em vagas definidas por edital de concurso tenham direito adquirido à nomeação. Fica, portanto, mais fácil não determinar vagas. Como se não bastasse, foi feita a primeira leva de nomeações com posse prevista para o dia 2 de fevereiro. E quantos chamaram? Apenas 3 (três) analistas da área administrativa. Parece absurdo, mas foi justamente o que aconteceu. Já liguei para o setor de provimento e vacância, procurei me informar sobre o que havia acontecido e se havia alguma previsão para a próxima leva de nomeações. E a resposta que obtive foi: "Não há como saber, tudo depende das vacâncias que acontecem de forma não prevista".

Dia 28 de janeiro foi publicada no DOU uma aposentadoria de um analista da área administrativa. Dia 30 de janeiro, mais duas. As vagas surgiram e teoricamente estou dentro. Digo teoricamente, porque isso ainda não é o suficiente para afirmar nada, já que está se tornando costumeira a transformação de cargos. Recentemente, dia 26 de dezembro de 2008, foram nomeados analistas para a área de arquivologia e biblioteconomia, cargos que eram da área administrativa e foram transformados para essas áreas específicas. Procurei saber se eles também pretendiam transformar esses novos cargos e parece que um deles será convertido para a área de contabilidade.

O que gera tamanha ansiedade é viver de incertezas. O pessoal do RH do STJ é bastante simpático quando consultado, mas não dá informações precisas. Seria muito mais fácil ter uma data, mesmo que distante. Pelo menos assim, eu poderia me planejar e me preparar para tomar posse naquele momento. Atualmente eles estão muito ocupados com as recentes nomeações e estou evitando criar esperanças de ser em breve convocado. O jeito é esperar e deixar as coisas acontecerem do jeito que tiver de ser. Hoje posso afirmar: Para ter certeza de que você será realmente nomeado, esteja no primeiro lugar!

16 comentários:

Unknown disse...

Realmente, essa espera deve ser complicada....o lance é sempre estudar para ser o 1º, não tem jeito!!

abs,

YWR

Marcelo Hirosse disse...

E põe complicada nisso... :(
Abraços

Anônimo disse...

Poxa que ansiedade! Imagino como se sente!!! Mas conseguirá!!

Marcelo Hirosse disse...

Grazi, não tenho dúvidas de que serei nomeado. Mas a falta de uma data, essa espera sem previsões, é o que gera essa ansiedade tremenda. Mesmo assim estou confiante de que em breve estarei lá.
Abraços

Jazzy disse...

Marcelo,

Entendo perfeitamente sua ansiedade.
Estou passando por uma situação bem parecida.
Passei no concurso da caixa econômica e estou aguardando minha convocação, sendo que o mesmo é "formação de cadastro de reserva".
Passei em 66º pro polo taguatinga. Atualmente ja chamaram 30 pessoas.
Mas ai fica a angustia, pois sem previsões, sem datas, nada. Só a espera de uma vaga =(. Tambem tenho certeza da minha convocação mas o problema é QUANDO!

Agora estou voltando a estudar, procurando me focar em algum concurso, porque essa espera mata qualquer um

Marcelo Hirosse disse...

Jazzy, você realmente deve entender como me sinto, afinal sua situação é a mesma que a minha. A única diferença é que dei uma pausa nos estudos. Estou dia após dia aguardando ansiosamente minha nomeação. Boa sorte para nós.
Abraços

Anônimo disse...

Olá Marcelo, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo blog, pela iniciativa e pela energia e motivação que vc transmite.
Bom, estou tb nessa jornada de concursos desde o meio do ano passado, quando me formei. Faço sempre as provas na area de TI e, recentemente, fiquei em duvida se nao seria a hora de fazer concursos em outras areas, por exemplo gestor gov gdf, AFRF aduaneira, enfim passar a fazer as provas para a area fim...
Acabei decidindo por manter o foco somente na area de TI, por diversos motivos, principalmente, pelo receio de acabar nao gostando da rotina de trabalho e tambem pq me assusta competir com todo mundo.
Qdo entrei no blog logo vi que vc e formado em redes la na unb e, no entanto, parece nao se interessar pelos concursos na area de TI. Gostaria de saber quais sao os motivos e se vc pretende fazer concursos na area de tecnologia???
Nao te aflige a possibilidade de virar um burocrata e acabar perdendo a empregabilidade como engenheiro na area privada?
O concurso do bacen 2009 por exemplo deve oferecer um bom numero de vagas pra redes e desenvolvimento...

Forte abraço!

Anônimo disse...

Eu tb tenho a mesma dúvida Hirosse. Sou serv. Público federal, e acabei de me formar em Sistema de Informação. Quero visar concursos na área de TI. O que o levou a não optar pela sua área de formação? Ah, sou agente da PRF á mais de 5 anos.

Marcelo Hirosse disse...

Obrigado pelos parabéns! Realmente não me interesso pelos concursos da área de TI e isso será tema de uma das minhas próximas postagens: "Desabafo - Ufa, formei e meu diploma não usei!". Lá devo responder às perguntas de vocês. Peço que aguardem.
Abraços.

Anônimo disse...

Ei, Marcelo....dá um tempo cara....vai curtir o carnaval ou um retiro..desenana. Tua vaga tá garantida, então vc deve descansar e aproveitar ao máxmo estes dias de "saudosidade" do BACEN e deixar a sua vaga pra gente, ok?

Eu já passei por isso...e olha que tenho mais eperiência que vc..afinal, fui o 38 na CEF e 5 no BASA, mas levarão meses e meses pra ser convocado..por isso meu amigo, bote féque vc vai estr lá antes do meu aniversário (16/03). Se vc não se incomodar, eu e minnha casa estaremos orando por vc, ok? Abraço.

Roger

Marcelo Hirosse disse...

Roger, estou realmente pensando nisto: em aproveitar meus últimos dias no Bacen e relaxar. Acho que antes de nosso aniversário, eu ainda não estarei lá, mas até o fim de março, eu acredito que sim. Faço aniversário um dia antes do seu, dia 15 de março. Receberei como presente a posse no STJ e em breve você receberá o seu também. Fico muito agradecido por suas orações, elas irão se unir às minhas.
Abraços

Anônimo disse...

De certa forma estou esperando também, mas sem a certeza.

Todos dizem que serei chamado pra atendente dos correios, concurso para o qual fiquei em 10º sem estudar e até mês passado, tinham 3 pessoas na minha frente.

Eu teria certeza que seria chamado se o concurso fosse válido por um ano e prorrogado para dois, porém, ele só é válido para 6 meses e já foi prorrogado pra mais 6. Acaba a validade em julho, mais ou menos.

Estou ansioso, porque entrando numa estatal, mesmo que seja de salário "inferior", poderei "investir" mais nos estudos, ter mais tranquilidade, etc.


Espero estar trabalhando em breve, e a ansiedade é grande, apesar de eu não contar com o ovo no cu galinha e estar comendo as matérias.


Abraços.

Marcelo Hirosse disse...

Marcelo, sugiro que não fique esperando pelos Correios. Comece desde já a se preparar e procure garantir um grande concurso logo, como você mesmo citou. Foque em um, observe o edital passado e planeje-se.
Abraços

Anônimo disse...

Olá, Marcelo!!!
Hoje tive tempo de dar uma olhada no seu blog, e realmente sua história é bacana. E você parece ser uma pessoa bem determinada. Aliás se expressa muito bem.
Quanto ao concurso do STJ não terá problemas!!!
Logo, logo será chamado!!!!
E agora é só curtir, você já estudou muito....
Confie sempre nas coisas boas, pois elas sempre aparecem...
Um forte abraço pra te!!!
Anna Paula S. Almeida

Anônimo disse...

Olá Marcelo!
Parabéns pelas conquistas e pelo blog!Parabéns mesmo!
Eu gostaria de perguntar qual das duas carreiras você considera mais vantajosa: STJ ou Banco Central?
Forte abraço.
Tak

Marcelo Hirosse disse...

Anna Paula, estou tentando fazer justamente isso que você me falou: procurando deixar as coisas acontecerem. Deus te ouça, espero ser realmente chamado em breve.

Tak, obrigado pelos parabéns. Hoje a carreira do Bacen é melhor, pois os salários são bem maiores. Se o novo plano de carreira do STJ for aprovado, os salários dos analistas vão ser praticamente os mesmos e o de técnico no STJ vai ser 60% maior. Sem contar que no STJ a carga horária é de 6h/dia.

Abraços